NewsletterInstagram Facebook

Publicado em:
17
11/2017

Café orgânico é gostoso e faz bem

Consumida com moderação a qualquer hora do dia, bebida pode prevenir diversas doenças.

O famoso cafezinho está presente na vida de grande parte da população brasileira. A bebida vai bem a qualquer hora do dia, seja pela manhã, após as refeições ou até mesmo no meio de encontros sociais e profissionais. Para quem aprecia um bom café, saiba que a versão orgânica oferece uma série de benefícios para a saúde, mas deve ser consumido moderadamente. Confira.

1. No lugar do uso de fertilizantes químicos, o cultivo do café orgânico usa adubos verdes e fortalezas no desenvolvimento do plantio, que protege o produto de doenças e pragas.

2. A agricultura orgânica se baseia no cuidado desde o plantio até o consumidor final.

3. Além de ser um produto sustentável, o café orgânico evita problemas de saúde causados pela ingestão de substâncias químicas. De acordo com a Embrapa, o cultivo segue regras próprias do sistema orgânico de produção.

4. A cafeína ativa mecanismos no cérebro que contribuem para o crescimento de neurônios e ativam células-tronco que se convertem em novos neurônios. O café orgânico possui alto grau de cafeína, mas seu consumo deve ser moderado.

5. Com base em dados da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição dos Estados Unidos (NHANES), análises demonstraram que o café tem efeitos positivos no tratamento e na prevenção de doenças como a diabetes, o Alzheimer e o Parkinson. De acordo com as pesquisas, pessoas que consomem até três xícaras de café por dia possuem um risco até 50% menor de sofrer deteriorações cognitivas.

6. Estudo do Instituto Nacional do Câncer de Bethesda (Maryland, Estados Unidos) publicado na revista Hepatology, revelou que os compostos do café também têm efeitos positivos para o fígado. O consumo moderado reduz significativamente o acúmulo de tecidos conectivos (fibrose) no órgão de pacientes que sofrem de fígado gorduroso não alcoólico. O estudo determinou que a cafeína do café pode reduzir a fibrose, assim como nas pessoas com doença hepática crônica.

7. Investigações determinaram que o café pode prevenir e proteger contra a diabetes e alguns tipos de câncer relacionados à obesidade, o estrogênio e a insulina, como o câncer do endométrio.

8. Por seu alto teor de antioxidantes, o café está relacionado à prevenção também do câncer de bexiga e de fígado. Além disso, reduz os riscos da cirrose hepática, diminui o risco de ter doenças cardíacas, devido a seu alto conteúdo de flavonoides.

9. O consumo de café estimula a secreção gástrica, ativa a produção da bile e a contração da vesícula biliar, melhorando significativamente a digestão.

Fonte: Primeira Página, com site Thiago Orgânico, Conquista Sua Vida