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Publicado em:
13
3/2018

Como maximizar as vendas no Dia do Consumidor

Especialista dá dicas para atrair os clientes para a loja e alerta que coerência nas ofertas a preparação dos estabelecimentos precisam ser uma rotina.



Metatags: Dia do Consumidor, Consumo, Varejo, Lojas, Dicas

Comemorado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor vem sendo considerado pelo varejo como a “Black Friday do primeiro trimestre”. Pesquisa do Google reproduzida pelo Sindilojas de Porto Alegre aponta que 32% dos entrevistados pretendem consumir pelo e-commerce e 31%, em lojas físicas.

Para Claudio D’Avila, consultor da entidade, essa pode ser mais uma oportunidade de vendas para os lojistas, mas é preciso estar atendendo às tendências para atrair os consumidores para dentro do estabelecimento. O especialista preparou sete dicas para colocar em prática antes do Dia do Consumidor. Confira:

1. Monte a melhor e mais atrativa vitrine com produtos perfeitamente ambientados;

2. Faça com que a vitrine proponha claramente a venda de produtos complementares – itens de época, de interesse (margem ou conceito) ou lançamentos;

3. Valorize a exposição de seus produtos – muitas vezes menos é mais, a organização é fundamental, respeitando a proposta de valor da sua loja;

4. Defina a campanha previamente. Treine sua equipe de vendedores, use técnicas de argumentação, promova premiações e cotas, privilegiando sempre a venda adicional;

5. Use um material de ponto de venda que tenha relação com a data. É necessário pensar o material de visual merchandising de forma vendedora;

6. Facilite a circulação e a disposição dos produtos para o cliente. A circulação dentro da loja deve ser racionalizada pensando a oferta dos produtos de maior para menor valor agregado (gestão de categoria de produto);

7. Pense no modelo de autosserviço mesmo que a sua loja trabalhe no modelo de venda assistida, pois isto facilitará que seu cliente se sinta confortável e atendido.

D’Avila alerta que ações deste tipo devem ser realizadas não só em datas importantes, mas sim pensando na fidelização ao cliente. A coerência nas ofertas de produtos e a preparação dos estabelecimentos precisam ser rotina.

Fonte: Sindilojas Porto Alegre e Ablac


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