Notícias


Publicado em:
11
10/2018

Prefeitura de São Paulo comemora a Semana Municipal da Alimentação

Prefeito Bruno Covas assinará decretos de Combate ao Desperdício de Alimentos e criação do Observatório da Gastronomia



Metatags: TAGS: Semana

Entre os dias 14 e 19 de outubro, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de São Paulo realiza a Semana Municipal da Alimentação, que terá atividades em diversos pontos da capital voltados a ampliar a consciência da população para uma alimentação saudável.

No dia 16 de outubro, quando é comemorado o Dia Mundial da Alimentação, o prefeito Bruno Covas assina dois decretos em evento, às 19, na Praça das Artes. O primeiro será voltado a ações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico no Combate ao Desperdício de Alimentos em equipamentos da prefeitura como mercados, sacolões e feiras livres.

O segundo decreto cria o Observatório da Gastronomia da Cidade de São Paulo. Esse setor, criado dentro da pasta de Desenvolvimento Econômico da prefeitura, será um espaço de articulação entre os setores público e privado direcionado ao fortalecimento da cadeia da alimentação e da gastronomia no munícipio. O evento contará com grandes nomes da gastronomia paulistana.

“Além das atividades para a população, a Prefeitura de São Paulo está desenvolvendo ações que irão impactar toda a cadeia produtiva da alimentação, o comércio de alimentos, a cultura do desperdício e a coleta de resíduos orgânicos”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico, Aline Cardoso.

Durante a tarde do dia 16, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico realiza na Praça das Artes o 1º Simpósio Municipal de Combate ao Desperdício e Segurança Alimentar. O Simpósio contará com especialistas e autoridades de diversas áreas, que apresentarão iniciativas e desafios dos setores público, privado e sociedade civil no combate ao desperdício, debatendo os temas de sustentabilidade, vigilância sanitária e empreendedorismo.

Orgânicos

As atividades da Semana Municipal da Alimentação voltadas à população começam no domingo, dia 14, na região da Avenida Paulista, onde acontece a Feira de Produtos Orgânicos e Agroecológicos, dentro do Parque Mario Covas. Produtores de Parelheiros estarão no local oferecendo os melhores produtos da agricultura urbana e familiar como frutas, verduras, hortaliças e Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs).

A feira começa às 9h e termina às 14h, ou enquanto durar o estoque de produtos à venda. Às 11h, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Aline Cardoso, visitará a feira, onde também estará acontecendo de hora em hora Oficinas de Vasinhos para crianças. Os jovens receberão dicas de plantio e cultivo de mudas, além de aprender a fazer um jardim suspenso utilizando apenas garrafas PET.

Na segunda-feira, 15 de outubro, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico lança às 12h, no Mercado Kinjo Yamato, no centro da cidade, o Programa de Combate ao Desperdício de Alimentos. O projeto visa arrecadar alimentos em boas condições para o consumo, mas que seriam descartados por não terem valor comercial, e doar para pessoas em situação de insegurança alimentar.

Na mesma data, a secretária, Aline Cardoso e o presidente da Amlurb - Autoridade Municipal de Limpeza Urbana, Edson de Lima Filho, lançam o Mercado Sustentável, projeto piloto de Coleta Seletiva e Resíduos Orgânicos. A ação, que também será desenvolvida no Mercado Kinjo Yamato, tem o objetivo de fazer o manejo adequado dos resíduos sólidos nos mercados municipais, visando a redução do envio dos mesmos ao aterro sanitário.

Já nos dias 15, 17, 18 e 19 de outubro, os Cresans - Centros de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional do Butantã e da Vila Maria, oferecem diversas oficinas voltadas para crianças, adultos e idosos. As atividades de uma a duas horas de duração são variadas passando por como cuidar de hortas, educação alimentar e atividade corporal. A programação completa está abaixo.

Na quarta-feira,17 de outubro, acontece a feira noturna de produtos orgânicos no bairro da Saúde. A feira acontecerá todas as quartas-feiras dos meses de outubro e novembro, atendendo o público das 17h às 21h. O objetivo é trazer para a população local uma opção saudável de produtos livres de agrotóxicos e conservantes, colhidos e entregues pelos produtores.

No dia 18 de outubro, quinta-feira, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a ONG Banco de Alimentos, realiza no Cresan Vila Maria a capacitação de Aproveitamento Integral de Alimentos para 80 merendeiras da rede pública de ensino. A oficina ocorre das 10h às 12h, e irá ensinar as cozinheiras a preparar uma refeição saudável com insumos que normalmente são descartados.

Fonte: Secretaria de Comunicação PMSP


Últimas notícias

Expansão de itens orgânicos alavanca economia solidária

No Instituto Chão, que vende estes produtos em São Paulo, crescimento no último ano foi de cerca de 25%.
Leia Mais

Conab abre inscrições para formação de estoques por meio de agricultura familiar

Cooperativas e associações interessadas devem entregar propostas até o dia 5 de novembro.
Leia Mais

Edital convoca soluções inovadoras para o algodão orgânico

Plataforma disponibilizará R$ 400 mil para projetos que resolvam desafios da agricultura familiar
Leia Mais