Notícias


Publicado em:
24
10/2018

Startup ajuda a democratizar acesso a alimentos orgânicos

Negócio de impacto social quer gerar benefícios e renda ao encurtar o caminho entre produtores e consumidores.



Metatags: Startup, Nutriens, Parceria, Alimentação Saudável, Produtos Orgânicos

Com grande potencial de produção e consumo, legumes, frutas e verduras orgânicos têm no preço mais alto uma das barreiras para o acesso das classes C, D e E a esses produtos.

Diante disso, a startup de impacto social Nutriens, recém-lançada no mercado, tem como foco a democratização da comida orgânica por meio de um projeto que procura gerar vantagens para todos os envolvidos: produtores familiares, empreendedores que complementam renda vendendo cestas com mix de frutas e verduras orgânicas, e consumidores, que recebem os alimentos semanalmente em casa a preço de produtos convencionais.

A Nutriens tem como meta chegar ao final de dois anos com 25 mil assinantes na Região Metropolitana de São Paulo, 800 empreendedores de comunidades e cerca de 100 fornecedores com selo de certificação orgânica. Cofundadora da empresa, Natalia Castan, explica que a logística terceirizada permite que entre a chegada dos produtos no centro de distribuição (localizado no bairro da Lapa, na capital paulista) até a entrega ao consumidor final, o prazo não ultrapasse dois dias. “Ao sair do centro de distribuição, as motos não levam mais de duas horas para a entrega final na capital paulista”, diz.

Para praticar preços das cestas abaixo do cobrado no mercado pelos produtos orgânicos, e ainda remunerar os vendedores com 30% desse valor, o projeto precisou fazer várias parcerias engajadas no propósito da democratização da alimentação saudável, entre elas, a CooperApas (Cooperativa Agroecológica dos Produtores Rurais de Parelheiros) sob a presidência de Valéria Macoratti.

“Vimos na Nutriens a possibilidade de expandir nosso propósito, que é modificar a realidade do produtor de orgânicos com a venda a preços acessíveis e disseminar assim nossa paixão e estilo de vida, colocando nossos produtos na mesa do consumidor”, diz Valeria.

A empresa tem parceiros também em comunidades paulistanas, como a Agência Solano Trindade, que fomenta produção, consumo e comercialização de serviços, produtos e conhecimentos culturais em Campo Limpo e Capão Redondo.

Os preços das cestas praticados pela Nutriens são: R$ 71,28, de 12 a 14 itens; R$ 109,12, de 17 a 19 itens; e R$ 156,23, de 25 a 27 itens. As entregas são semanais e os valores já incluem a entrega.

Fonte: Primeira Página, com matéria do jornal DCI


Últimas notícias

PMEs brasileiras estão de olho na indústria 4.0

Pesquisa aponta que 38% das pequenas e médias empresas enxergam nas tecnologias o caminho para melhores produtos e serviços.
Leia Mais

Aumenta a previsão de crescimento da economia em 2019

Dados estão no Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central.
Leia Mais

Produtor de Curitiba investe no cultivo de cebola orgânica

Agricultor de Quatro Barras afirma que o preço é equivalente ao de outras culturas e que recebe 30% a mais pelo fato de ser orgânica.
Leia Mais