Notícias


Publicado em:
24
10/2018

Startup ajuda a democratizar acesso a alimentos orgânicos

Negócio de impacto social quer gerar benefícios e renda ao encurtar o caminho entre produtores e consumidores.



Metatags: Startup, Nutriens, Parceria, Alimentação Saudável, Produtos Orgânicos

Com grande potencial de produção e consumo, legumes, frutas e verduras orgânicos têm no preço mais alto uma das barreiras para o acesso das classes C, D e E a esses produtos.

Diante disso, a startup de impacto social Nutriens, recém-lançada no mercado, tem como foco a democratização da comida orgânica por meio de um projeto que procura gerar vantagens para todos os envolvidos: produtores familiares, empreendedores que complementam renda vendendo cestas com mix de frutas e verduras orgânicas, e consumidores, que recebem os alimentos semanalmente em casa a preço de produtos convencionais.

A Nutriens tem como meta chegar ao final de dois anos com 25 mil assinantes na Região Metropolitana de São Paulo, 800 empreendedores de comunidades e cerca de 100 fornecedores com selo de certificação orgânica. Cofundadora da empresa, Natalia Castan, explica que a logística terceirizada permite que entre a chegada dos produtos no centro de distribuição (localizado no bairro da Lapa, na capital paulista) até a entrega ao consumidor final, o prazo não ultrapasse dois dias. “Ao sair do centro de distribuição, as motos não levam mais de duas horas para a entrega final na capital paulista”, diz.

Para praticar preços das cestas abaixo do cobrado no mercado pelos produtos orgânicos, e ainda remunerar os vendedores com 30% desse valor, o projeto precisou fazer várias parcerias engajadas no propósito da democratização da alimentação saudável, entre elas, a CooperApas (Cooperativa Agroecológica dos Produtores Rurais de Parelheiros) sob a presidência de Valéria Macoratti.

“Vimos na Nutriens a possibilidade de expandir nosso propósito, que é modificar a realidade do produtor de orgânicos com a venda a preços acessíveis e disseminar assim nossa paixão e estilo de vida, colocando nossos produtos na mesa do consumidor”, diz Valeria.

A empresa tem parceiros também em comunidades paulistanas, como a Agência Solano Trindade, que fomenta produção, consumo e comercialização de serviços, produtos e conhecimentos culturais em Campo Limpo e Capão Redondo.

Os preços das cestas praticados pela Nutriens são: R$ 71,28, de 12 a 14 itens; R$ 109,12, de 17 a 19 itens; e R$ 156,23, de 25 a 27 itens. As entregas são semanais e os valores já incluem a entrega.

Fonte: Primeira Página, com matéria do jornal DCI


Últimas notícias

ONG cria projeto de hortas orgânicas

É Com Amor conta com 300 participantes, que já plantaram 23 hortas orgânicas em praças, escolas e centros de atendimento social.
Leia Mais

Dicas para obter sucesso no comércio online na Black Friday

É importante entender que o consumidor busca uma experiência personalizada, que abrange conteúdo e interações nos canais de comunicação do varejo.
Leia Mais

Cultivo de algodão agroecológico volta a ser incentivado no semiárido brasileiro

ONG Diaconia e Instituto C&A trabalham em conjunto com organizações locais para o desenvolvimento da produção
Leia Mais