Notícias


Publicado em:
7
11/2018

Encontro em Foz do Iguaçu aborda benefícios da agroecologia para o produtor rural

Vantagens e desafios do setor, que tem potencial para crescer 30% ao ano no Brasil, serão discutidos até dia 9 de novembro.



Metatags: Itaipu Binacional, Agroecologia, Foz do Iguaçu, Orgânicos, Seminário

A produção agroecológica, sem o uso de agrotóxicos e utilizando de forma sustentável a água e o solo, tem potencial para crescer cerca de 30% ao ano no Brasil, mas ainda enfrenta desafios. Entre eles, a resistência dos próprios produtores à dispensa do uso de pesticidas, a necessidade de ampliar o escoamento e a disponibilidade ao consumidor.

Para tratar sobre esses e outros assuntos relacionados ao tema, cerca de 500 pessoas participam até dia 9 de novembro do 3º Paraná Agroecológico, no Cineteatro dos Barrageiros, nas dependências da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR).

O evento, realizado pela primeira vez em Foz do Iguaçu, discute a potencialidade da agroecologia como fonte de renda e os entraves a este tipo produção, que pode ser uma alternativa viável de renda ao agricultor. O encontro reúne produtores, empresários, estudantes e técnicos do setor. O debate sobre a agroecologia está presente em dezenas de palestras, oficinas temáticas, mesas-redondas, apresentações de trabalhos e rodas de diálogo.

Segundo Ronaldo Juliano Pavlak, do Programa Desenvolvimento Rural Sustentável da Itaipu, o objetivo do evento é estreitar o vínculo entre produtor e consumidor, mostrando os benefícios da agroecologia: segurança alimentar, ambiental, econômica e qualidade de vida.

Na região Oeste do Paraná, a Itaipu tem atuado para ampliar a comercialização dos produtos agroecológicos, com o estímulo à venda em feiras, galpões, entre outros. Um exemplo é a construção do Mercado Municipal de Foz do Iguaçu, espaço que terá uma área destinada às vendas de produtos orgânicos e agroecológicos. Em setembro, a Itaipu assinou a ordem de serviço para a segunda fase das obras do mercado.

O Paraná Agroecológico é um evento promovido por 23 instituições ligadas à agricultura e ao meio ambiente. Por ser tão ampla, a programação foi dividida em cinco eixos – pesquisa, organização dos agricultores e consumidores, formação e capacitação, comercialização e legislação.

Fonte: Primeira Página, com informações da Itaipu Binacional - Fotos: Adenésio Zanella/Itaipu Binacional


Últimas notícias

PMEs brasileiras estão de olho na indústria 4.0

Pesquisa aponta que 38% das pequenas e médias empresas enxergam nas tecnologias o caminho para melhores produtos e serviços.
Leia Mais

Aumenta a previsão de crescimento da economia em 2019

Dados estão no Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central.
Leia Mais

Produtor de Curitiba investe no cultivo de cebola orgânica

Agricultor de Quatro Barras afirma que o preço é equivalente ao de outras culturas e que recebe 30% a mais pelo fato de ser orgânica.
Leia Mais