Notícias


Publicado em:
4
12/2018

Agricultura familiar brasileira mostra sua força em evento no México

Entre as ações bem-sucedidas está a Compra com Doação Simultânea, em que a produção vendida à Conab é depois doada a grupos em situação de insegurança alimentar.



Metatags: Bio Brazil Fair, Agricultura Familiar, Segurança Alimentar, Conab, México
FreeImages

As ações voltadas para o combate à situação de insegurança alimentar e o fortalecimento da agricultura familiar, executadas pelo Brasil, foram apresentadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) durante o Fórum de Agricultura Sustentável, Nacional e Global em novembro, na Cidade do México.

O gerente de Programação Operacional da Agricultura Familiar da Companhia, Tiago Horta, mostrou a experiência brasileira na execução de ferramentas de compras públicas, como forma de apoio à comercialização da produção da agricultura familiar, com destaque ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Na ocasião, foram apresentadas as modalidades existentes no programa: Compra com Doação Simultânea, Compra Direta e Formação de Estoques.  Confira a diferença de cada uma:

Compra com Doação Simultânea – é a mais acessada e possibilita aos agricultores familiares, por meio de cooperativas e associações, venderem seus produtos à Companhia.

A produção é doada a grupos populacionais em situação de insegurança alimentar e nutricional, sendo destinada ao abastecimento da rede socioassistencial e de equipamentos públicos, como restaurantes populares e cozinhas comunitárias.

Compra Direta -  são adquiridos produtos da agricultura familiar pelo governo federal com o objetivo de sustentar preços.

Formação de estoque -  apoia financeiramente a constituição de estoques de alimentos por organizações da agricultura familiar.

Aquisição de Sementes - compra sementes, mudas e outros materiais propagativos para a alimentação humana ou animal para destinar a pequenos produtores.

Fonte: Primeira Página, com informações da Agroecologia


Últimas notícias

Fraudes no e-commerce brasileiro caíram 27,3% em 2018

Konduto analisou 120 milhões de transações que aconteceram entre 1 de janeiro e 31 de dezembro do ano passado.
Leia Mais

Encontro do setor de Feiras e Eventos promove Transformação no setor

ESFE reúne as principais marcas do setor M.I.C.E do Brasil no Jockey Club São Paulo. Francal Feiras é uma das apoiadoras do evento.
Leia Mais

ONU premia estado indiano que se tornou 100% orgânico

Sikkim está localizado nas montanhas do Himalaia e foi reconhecido com o Prêmio de Ouro por Políticas Futuras da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
Leia Mais