Notícias


Publicado em:
11
12/2018

Minhocário do Jardim Botânico produzirá adubo

Programa foi contemplado com R$ 1 milhão por meio de edital do governo Federal. O chorume poderá ser usado como adubo líquido para ser borrifado nas plantas.



Metatags: BioBrazil, Orgânicos, Minhocário, Minhoca, Adubo, Seserp, Segov, Jardim Botânico, Seduc, Siedi, Chorume, Água, Plantas, jardinagem, Horta, Compostagem
Freeimages

O Jardim Botânico Chico Mendes, em Santos, acaba de produzir o primeiro adubo orgânico a partir do minhocário (sistema que utiliza minhocas para transformar resíduos orgânicos em adubo) do Programa Composta Santos.

A iniciativa inclui as secretarias de Serviços Públicos (Seserp), de Governo (Segov), Educação (Seduc) e a Secretaria de Infraestrutura de Edificações (Siedi) e foi contemplado com R$ 1 milhão por meio de edital do Fundo Nacional de Meio Ambiente, do Governo Federal, com recursos do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal.

Ao todo foram produzidos três quilos de composto e dez litros de chorume, que após a diluição em água renderá um total de 100 litros e poderá ser usado como uma espécie de adubo líquido para ser borrifado nas plantas.

No Jardim Botânico, o chorume será utilizado pelos alunos dos cursos de jardinagem e horta ecológica. Os três primeiros quilos de adubo orgânico serão aplicados nas plantas do parque.

Sob responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), o Composta Santos visa a construção de uma área para a compostagem (processo que transforma resíduos orgânicos em adubo) diária de 10 toneladas de resíduos oriundos das feiras livres e poda.

Fonte: Primeira Página com informações do Jornal Diário do Litoral.


Últimas notícias

PMEs brasileiras estão de olho na indústria 4.0

Pesquisa aponta que 38% das pequenas e médias empresas enxergam nas tecnologias o caminho para melhores produtos e serviços.
Leia Mais

Aumenta a previsão de crescimento da economia em 2019

Dados estão no Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central.
Leia Mais

Produtor de Curitiba investe no cultivo de cebola orgânica

Agricultor de Quatro Barras afirma que o preço é equivalente ao de outras culturas e que recebe 30% a mais pelo fato de ser orgânica.
Leia Mais