Notícias


Publicado em:
6
2/2019

Empresa de Botucatu produz embalagens biodegradáveis feitas de mandioca

A produção chega a 20 mil bioembalagens por mês. A textura é de um isopor, o gosto lembra um biscoito de polvilho e se decompõe em semanas em contato com o solo.



Metatags: Bio Brazil Fair, Sustentabilidade, Compostagem, Adubo Orgânico, Bioembalagem, Mandioca, Botucatu, Cerat
Divulgação

O pesquisador Dr. Humberto Pupo, por meio de sua empresa residente na Incubadora de Botucatu, desenvolveu uma embalagem feita a partir de fécula da mandioca, água e outros resíduos naturais, como a cana e o bambu.

Quando essa mistura é aquecida, o resultado são bandejas e pratos biodegradáveis, que levam semanas para se decompor em contato com o solo, e se colocadas em contato com a água corrente, chegam a dissolver em questão de minutos.

Por mês, são produzidas 20 mil bioembalagens, que possuem textura de isopor e o seu gosto lembra um biscoito de polvilho. Como a fécula de mandioca é uma fonte natural renovável, o produto pode servir também como compostagem e ração animal.

A tecnologia foi desenvolvida há cerca de 20 anos, dentro do Centro de Raízes e Amidos Tropicais da Unesp Botucatu. Mas, apenas há alguns anos obteve as autorizações necessárias para ser comercializada.

“Produzir uma bioembalagem como a nossa logicamente custa pouco mais caro que uma embalagem de isopor ou plástico convencional. Questão de centavos. Mas claro que é possível ser mais competitivo. Tudo depende da demanda e incentivos neste tipo de tecnologia. Mas estamos confiantes neste mercado”, garante Pupo.

Fonte: Primeira Página com informações do site Leia Notícias/ 4 Toques.


Últimas notícias

Fraudes no e-commerce brasileiro caíram 27,3% em 2018

Konduto analisou 120 milhões de transações que aconteceram entre 1 de janeiro e 31 de dezembro do ano passado.
Leia Mais

Encontro do setor de Feiras e Eventos promove Transformação no setor

ESFE reúne as principais marcas do setor M.I.C.E do Brasil no Jockey Club São Paulo. Francal Feiras é uma das apoiadoras do evento.
Leia Mais

ONU premia estado indiano que se tornou 100% orgânico

Sikkim está localizado nas montanhas do Himalaia e foi reconhecido com o Prêmio de Ouro por Políticas Futuras da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
Leia Mais