Notícias


Publicado em:
8
2/2019

5 dicas para fazer adubo com o lixo orgânico

O processo de compostagem não só reduz a quantidade de lixo em casa e aterros, como também enriquece o solo com um material rico em nutrientes.



Metatags:
Divulgação.

O site Catraca Livre listou cinco pontos para que você possa aproveitar o seu lixo orgânico de maneira eficiente.

1. Escolha um recipiente
Escolha um espaço ao ar livre e um recipiente para depositar seu composto. Pode ser uma lata de lixo grande ou um balde de plástico, por exemplo. Faça furos no fundo do recipiente para que o chorume (material orgânico em decomposição) possa passar.

Embaixo da composteira deve haver outro recipiente para armazenar o chorume. Pode ser uma bacia mais rasa, só não pode ficar em contato direto com a composteira para que o chorume tenha espaço para escorrer.

2. Recolha o lixo da sua casa
Recolha o lixo da sua cozinha e jardim e misture os materiais. É necessário ter duas vezes mais resíduos marrons (serragem, folhas secas, papelão e folhas de jornal) do que verdes (frutas, vegetais, grama, borra de café). Os elementos marrons são ricos em carbono, enquanto que os verdes contribuem com nitrogênio. Seu composto também precisa de oxigênio e umidade. Caso o material fique muito seco, pode acrescentar um pouco de água.

3. Distribua o material na composteira
Para acelerar o processo de decomposição, distribua o material em camadas: uma de nitrogênio (material úmido) para três camadas de carbono (material seco, como folhas, papelão e serragem).

4. Aguarde
Seu composto estará pronto quando tiver aspecto e cheiro de terra. Ele não é um substituto para o solo, mas age como um fertilizante natural.

5. O que pode e o que não pode
Não coloque na composteira: produtos de origem animal; gorduras; óleos; resíduos de animais de estimação; comida temperada; cinzas e bitucas de cigarro; vegetais doentes.

O que pode ir para a composteira: restos e cascas de frutas; legumes e verduras; raízes e capim seco; folhas secas e restos de podas; serragem de madeira; papel de jornal; papelão; saquinho de chá; pó de café com coador de papel; grama seca.

Fonte: Primeira Página, com informações do site Catraca Livre.


Últimas notícias

Fraudes no e-commerce brasileiro caíram 27,3% em 2018

Konduto analisou 120 milhões de transações que aconteceram entre 1 de janeiro e 31 de dezembro do ano passado.
Leia Mais

Encontro do setor de Feiras e Eventos promove Transformação no setor

ESFE reúne as principais marcas do setor M.I.C.E do Brasil no Jockey Club São Paulo. Francal Feiras é uma das apoiadoras do evento.
Leia Mais

ONU premia estado indiano que se tornou 100% orgânico

Sikkim está localizado nas montanhas do Himalaia e foi reconhecido com o Prêmio de Ouro por Políticas Futuras da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
Leia Mais