Geração prateada – a indústria de alimentos e os 50+

O mercado de alimentos, bebidas e suplementos voltado para a longevidade ainda é pouco explorado no Brasil. Suplementos nutricionais, categoria em expansão, quando posicionados como SÊNIOR nem sempre caem no “gosto” dos 50+. 

Por que isso acontece? E como podemos explorar os ingredientes da longevidade na dieta e na suplementação de consumidores ávidos por saúde?? 

A princípio, se tem uma obsessão tão antiga quanto a humanidade, com certeza é o desejo da imortalidade. Este fascínio nos levou à busca por elixir e fórmulas mágicas ao longo dos anos, e encontra consolo hoje nos produtos, aparelhos e tratamentos que prometem uma vida mais longa, com qualidade, saúde, e preservação da juventude.  

Quais seriam então, no setor de alimentos e suplementos, os ingredientes que os cientistas nos propõem para entregar o benefício da longevidade? 

Oportunidade para o mercado de alimentos, bebidas e suplementos 

Segundo o IBGE, em 2043, um quarto da população deverá ter mais de 60 anos, enquanto apenas 16,3% serão de jovens de até 14 anos.  

Em outras palavras, está lançada a oportunidade para inovar em produtos com ingredientes que atendam às necessidades biológicas de cada fase da vida. 

Assim como, a comunicação com este público, entendendo dores e desejos, que provavelmente não são enquadrados em 50+. Mas sim a promessa de um benefício desejado: imunidade, proteção, jovialidade, energia, beleza, cognição, massa muscular, gerenciamento do peso, libido, redução do risco para doenças cardiovasculares, etc. 

Confira os ingredientes mais clássicos e difundidos cientificamente e o porquê contribuem para a longevidade: 

  • Probióticos: em sachês ou já adicionados a multivitamínicos fortalece a barreira intestinal. E novos estudos já associam com a cognição.  
  • Proteínas: devido à perda de massa muscular mais expressiva após os 50 anos, e o risco da sarcopenia com o avançar da idade, proteínas ganham papel interessante como suplemento, uma vez que a dieta proteica à base de carnes reduz a disponibilidade de pró-oxidantes como o ferro. 
  • A vitamina C e Vitamina E, clássicos antioxidantes, reduzem os danos oxidativos causados pelos radicais livres que levam à disfunção celular e ao aparecimento de doenças cardíacas e diabetes, por exemplo. Em segundo lugar, a vitamina C também contribui para produção de colágeno na pele.  
  • Vitamina A: suas propriedades protetoras, antioxidantes e antinflamatórias, aumentam a imunidade, benefício em alta neste período pandêmico. 
  • Selênio: o famoso nutriente que tornou a castanha do pará famosa, é imprescindível nesta luta contra os radicais livres.  
  • Zinco: não pode faltar quando o benefício é imunidade.  
  • Vitamina D: Auxilia na absorção de cálcio no corpo, na manutenção da densidade óssea; e pode prevenir a osteoporose 
  • O próprio Cálcio em si que ajuda a manter os ossos fortes e saudáveis 
  • Magnésio: além de ajudar o coração a se manter saudável, fortalece o sistema imunológico e os ossos, e entra no ciclo de produção dos neurotransmissores do bem-estar.  
  • As fibras:  melhoram a digestão e reduzem o risco de doenças cardíacas.  
  • Ferro:  que apesar de em excesso ser oxidativo, em algumas situações críticas é necessário suplementar. Ele produz hemoglobina, que transporta oxigênio no sangue dos pulmões para o resto do corpo e sua ausência pode levar à um sintoma de cansaço.  
  • Potássio: esse mineral contribui para a regulação da pressão arterial e alguns associam sua atuação na redução de chances de ter pedras nos rins.  

Contudo, não é à toa que o aumento da LIBIDO tem sido um atributo difundido pelos especialistas e na comunicação com experts, uma vez que o claim não se faz possível. Nesse sentido, o  Tribulus terrestres e a Maca peruana tem sido aplicado em novos lançamentos. 

  • Colágeno: além da função explorada pela pele junto com a vitamina C, o colágeno tem sido aplicado pela sua ação direcionada à mobilidade. A marca Danone Nutricia tem explorado bastante esta aplicação como ingrediente. E a empresa SANOFI tem os suplementos MOBILITY com foco nas articulações. 
  • Coenzima Q10: apesar de produzida em nosso organismo, pode ter a produção reduzida com a idade. Também chamada de ubiquinona tem função antioxidante na célula e no suporte energético, sua ausência pode ser um dos fatores do cansaço. 

Os ingredientes não param por aí. Há muito a ser explorado. Sabemos que as restrições são enormes, apesar do marco regulatório de 2020 já dar indícios de abertura para o setor, com a nova regulamentação da ANVISA

Assim como, suplementos com whey protein, colágeno, peptídeos de alta digestibilidade migram das prateleiras de “body builders” para farmácias e supermercados. Veja em cases.  

8 Cases de mercado direcionados a longevidade 

Confira alguns cases em que o mercado já está explorando estes ingredientes com um foco mais direcionado ao benefício da anti-idade, do antioxidante, etc.  do que da idade do público em si:  

Golden Maca – Extrato de Maca Peruana em Pó Dourada Gelatinizada 

Fortfit Pro – Suplemento alimentar com um peptídeo bioativo de colágeno, versão em pó e bebida láctea – foco em sarcopenia. 

Vitasay 50+ – Suplemento alimentar vitamínico com Vitamina E, Selênio e Zinco. A Vitamina C. 

Collagen Skin – Peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado para nutrição da pele. 

Mobility– Suplementos de colágeno da Sanofi para articulações 

Menoprevin– Proteico de soja não transgênica, maca peruana e fibra prebiótica para o bem-estar das mulheres. 

Tak 360 La Mobilitá – Suplemento alimentar com 3 ativos: Colágeno tipo II, combinado com Ácido Hialurônico e Magnésio, que auxiliam na manutenção das articulações. 

CoQ10 + Complexo B – Vitamine-se – Suplemento alimentar antioxidante, desempenha papel importante contra os radicais livres, que em excesso, provocam envelhecimento. 

Sobre o BHB: 

Uma plataforma de conteúdos, tendencias e notícias no setor de alimentos, bebidas e suplementos. Radar de lançamento de produtos, podcasts com profissionais em destaque do setor e webinar de diferentes temas, focados no desenvolvimento de marcas mais saudáveis (Building Healthier Brands)  

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