Mediado por Leandro Luize, editor-chefe do Canal Panorama Farmacêutico, o painel contou com a presença de Jair Beloube, conselheiro e head de expansão da Drogaria Total, e Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma.
Ambos os profissionais trouxeram importantes informações sobre como o setor vem se transformando, o que é necessário para obter sucesso, os desafios de quem empreende na área e também as experiências que norteiam o futuro das farmácias, em comparação ao que já existe no exterior.
Beloube trouxe o case da Drogaria Total, grupo focado principalmente no estado de São Paulo, com seus pilares, em comprar bem, vender mais, aprender sempre, superar metas e acima de tudo, administrar com eficiência. De acordo com o especialista, uma gestão de qualidade, aliada com as ferramentas certas, são determinantes para um negócio de sucesso.
O head de expansão deixou claro que não é necessário fazer coisas mirabolantes, mas sim executar o “arroz com feijão” bem feito. Cuidar da fachada, ter uma boa localização, pensar no layout interno de forma eficiente e ter um mix de produtos com muitas variedades é de suma importância.
Com a pandemia, a população abriu os seus olhos para a prevenção e quem soube explorar essa oportunidade, hoje conta os frutos e lucros. No caso da Drogaria Total, o planograma (representação gráfica que orienta o posicionamento dos produtos no PDV, gôndola e prateleiras), feito de forma cuidadosa e o foco em suplementos garantiu um crescimento de 33% na quantidade de produtos vendidos.
Já Sérgio Mena Barreto, CEO da Abrafarma, falou sobre o forte papel da entidade que tem representação nacional focada no bem-estar e na saúde dos brasileiros, além do seu papel político em não só cobrar por leis, mas por atuar diretamente na criação delas e pensar nas farmácias como um todo.
No que diz respeito ao acesso à saúde, Barreto destacou o quanto a farmácia tem um papel fundamental, pois hoje, existem 2,4 vezes mais estabelecimentos do que UBS distribuídas em território nacional. Enquanto 1 UBS atende 5.388 habitantes, 1 farmácia atende 2.211.
Para ele, a farmácia deve ser um Hub de Resolutividade, onde é possível identificar riscos com o uso de testes laboratoriais rápidos, alertando o usuário para o atendimento médico. Ser um canal de prevenção e imunização de crianças, além de oferecer um espaço de monitoramento e aconselhamento para aumentar a adesão de tratamentos.
O CEO defende a ideia do “Pharmacy First”, ou seja, o conceito vindo do Reino Unido que permite às farmácias possam dar atendimento a enfermidades comuns, seguindo percursos clínicos definidos. Segundo ele, isso não só deixa de sobrecarregar o sistema, como também abre oportunidades de oferecer diversos tipos de serviços que completam a experiência e bem-estar do cliente. Ele trouxe exemplos de farmácias internacionais como a Boots, que oferece serviços de fisioterapia, osteopatia e nutricionista, e da CVS que presta serviços de imunização e de médico 24 horas para atendimento no local.
Se você é profissional da saúde, venha conferir conteúdos como esse pessoalmente.
Ainda tem muita programação pela frente!
Acesse agora a nossa programação e marque na agenda os conteúdos que mais te agradam.
Confira a lista completa de expositores em:
BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA
Faça agora seu credenciamento nos sites: www.biobrazilfair.com.br ou https://naturaltech.com.br/