Mercado

Entenda os diferentes tipos de vinho

Os vinhos são divididos em: convencionais, naturais, biodinâmicos e orgânicos. Entenda sobre cada um deles.

 

  1. Convencionais

São os vinhos que dominam as prateleiras dos mercados e empórios. Eles são elaborados a partir de uvas que usam métodos convencionais de agricultura e vinificados também na maneira convencional, baseada em técnicas enológicas e insumos.

  1. Naturais

Os vinhos naturais são feitos com uvas de agricultura orgânica ou biodinâmica, que passam por vinificação natural. Não existe certificação ou definição conclusiva, mas a expressão tende a englobar vinhos que evitam aditivos enológicos. Alguns permitem o uso moderado de dióxido de enxofre.

  1. Biodinâmicos

Eles são feitos com uvas provenientes da agricultura biodinâmica e que passam por vinificação nos preceitos biodinâmicos. Passam por certificadoras. Na agricultura biodinâmica, além do cultivo orgânico, existe a busca pela integração e o equilíbrio dos reinos vegetal, animal e mineral nas atividades da propriedade.

  1. Orgânicos

Para um vinho ser considerado orgânico, não são só as uvas que precisam vir da agricultura orgânica: a vinificação também envolve processos específicos, regulados por certificadoras.

 

Leia também: Lei pode fortalecer venda de alimentos orgânicos em MT

 

Leia também: 4 atitudes para reduzir a produção de carbono

 

 

Fonte: Primeira Página com informações do Guia da Folha.

 

 

Redes Sociais