Varejo

6 dicas para elaborar uma vitrine e exposição interna que atraem clientes

6 dicas para elaborar uma vitrine e exposição interna que atraem clientes

De acordo com pesquisa do Sebrae, 80% das decisões de compra acontecem por conta de uma vitrine bem montada.

 

O visual da vitrine e a exposição interna da loja são fatores que podem despertar interesse do consumidor e os principais responsáveis pela primeira impressão que o cliente tem dos produtos. De acordo com Raquel de Araújo, especialista em Visual Merchandising, “é fundamental conhecer o consumidor da loja para aplicar estratégias de vitrinismo e visual merchandising. A iluminação, a distribuição dos produtos e até a música dentro do estabelecimento pode influenciar na decisão de compra”, conta.

A profissional compartilhou algumas dicas que podem ser aplicadas nas vitrines comerciais. Confira quais são elas:

 

1- Tenha um planejamento

Pensar em temas e datas comemorativas ao longo do ano são boas oportunidades para a loja se comunicar com vários públicos. As vitrines que contam histórias e possuem um tema definido com os produtos expostos chamam mais a atenção do consumidor.

 

2- Conheça o seu espaço

Mesmo em uma loja pequena ou grande demais, é possível ter soluções criativas. Conhecer o espaço e lembrar-se de que “menos é mais” é muito importante. Não deixe a vitrine 100% preenchida - espaços para respiro é uma solução.

 

3- Atenção para a iluminação

A luz pode ser a melhor amiga da loja, se bem utilizada. Dar destaque a um produto em promoção é uma ótima alternativa para chamar a atenção de quem está passando em frente à loja e para quem caminha por ela.

 

4- Mude constantemente

A rotatividade dos produtos é muito importante, pois garante que eles continuarão despertando o interesse de quem passa. Lembre-se de que os consumidores gostam das novidades.

 

5- Padronize as cores

Usar tons de cores que combinam umas com as outras é uma dica para chamar mais atenção do público. Cores neutras como bege, branco e marinho são as mais indicadas para vitrines masculinas, assim como o vermelho é indicado para liquidações e cores vibrantes para o verão.

 

6- Cinco sentidos

Utilize técnicas de sinestesia. Atrair os cinco sentidos do corpo humano – tato, olfato, audição, visão e paladar, é uma alternativa eficaz para fidelizar os clientes. Oferecer uma água, um espaço confortável, colocar a música certa e ainda ter um aroma personalizado da loja são diferenciais inesquecíveis.

 

Leia também: Efeito-calendário faz vendas crescerem 3,7% em abril em SP

Leia também: Estudo indica que promoções são relevantes para o crescimento das marcas

 

Fonte: Primeira Página.

Redes Sociais