Expositores

CABRUCA investe no plantio de cacau sob a sombra de árvores da Mata Atlântica

CABRUCA investe no plantio de cacau sob a sombra de árvores da Mata Atlântica

A Cooperativa desenvolve um trabalho baseado no sistema agroflorestal em parceria com os produtores orgânicos do Sul da Bahia.

 

A Cooperativa dos Produtores Orgânicos do Sul da Bahia, CABRUCA, estará presente na Bio Brazil Fair apresentando o seu cacau orgânico, produzido no sistema agroflorestal de plantio feito sob a sombra de árvores nativas da Mata Atlântica. O método contribui não só para a conservação da biodiversidade da região, como também com a saúde e bem-estar dos consumidores.

“Estudos científicos comprovam que as Cabrucas funcionam como corredores ecológicos para fauna e flora nativas, proporcionando caminhos seguros para muitas espécies se deslocarem entre os remanescentes florestais da Mata Atlântica do sul da Bahia”, diz o sócio da Cooperativa, Roland Muller.

O cacau é comercializado na forma de amêndoas secas, que passam pelo sistema de controle interno de qualidade, o que permite a rastreabilidade de cada lote, desde a saída da fazenda até a chegada ao consumidor.

“Todo cacau é avaliado e classificado antes da comercialização e os padrões de qualidade alcançados são do mais alto nível. A maior parte da produção fornecida pela CABRUCA é vendida diretamente para a indústria chocolateira nacional e internacional. Uma pequena parte é transformada em matéria-prima direcionada para a indústria cosmética”, revela Muller.

O valor agregado na fábrica própria de chocolate "Tree to Bar" da CABRUCA, retorna diretamente para o cooperado na forma de um preço elevado para o seu        produto principal: o cacau.

De acordo com Muller, muitas propriedades cultivam outros itens além do cacau, como cupuaçu, açaí, pupunha, banana, flores tropicais e especiarias (baunilha, pimenta-do-reino, guaraná, urucum e outros).

“A agregação de valor à produção rural por meio do manejo orgânico certificado em sistemas agroflorestais (cabrucas) diversifica nossa área de atuação e aumenta a sustentabilidade da produção rural”, finaliza o executivo.

 

Leia também: A Rosmarin fabrica produtos de limpeza ecológicos e biológicos.

Leia também: Ecoponto Castanho é o novo contentor de reciclagem em Portugal

 

Fonte: Primeira Página, com informações da CABRUCA.

Redes Sociais