Comércio Digital

Loja física x loja virtual: onde pesquisar e onde comprar?

Estudo revela os hábitos de compra dos consumidores brasileiros.

 

A fim de investigar o perfil dos consumidores digitais brasileiros, o CNDL e o SPC Brasil fizeram uma pesquisa com as nossas 27 capitais. Surpreendendo ou não, o resultado da pesquisa indicou que 97% dos internautas buscam informações na Internet antes de comprar em lojas físicas.

A pesquisa ouviu 904 consumidores em um primeiro levantamento para identificar o percentual de pessoas que compraram pela Internet nos últimos 12 meses. Em seguida, continuaram a responder o questionário 800 consumidores que fizeram alguma compra ao longo deste período.

A liderança da pesquisa pode ser explicada pela opinião dos consumidores quanto à experiência de compra: metade (51%) acredita que as lojas físicas oferecem melhor demonstração do produto.

Outra categoria em que as lojas físicas levaram a melhor foi a facilidade para negociação de preços (56%) e também para trocas (62%).

Mas o estudo não parou por aí. Descobriu também que 84% dos entrevistados fazem o caminho inverso: eles pesquisam primeiro em lojas físicas, depois finalizam as compras on-line.

Os sites e aplicativos de lojas conquistaram o coração dos compradores, sobretudo, por oferecerem melhores preços (74%), maior flexibilidade nos horários de compra (72%) e maior comodidade (69%).

Segundo os entrevistados, 62% dos vendedores de lojas físicas não foram capazes de cobrir a oferta das lojas on-line, sendo que 37% tentaram oferecer outros benefícios e 25% não mudaram a oferta de jeito nenhum.

Ainda assim, 23% cobriram a oferta, sendo que 13% ofereceram o mesmo desconto e 9% um desconto ainda maior.

A pesquisa na íntegra pode ser conferida aqui.

 

Leia também: E-commerce mantém crescimento e fatura R$ 26,4 bilhões no primeiro semestre de 2019

Leia também: Experiências digitais no varejo aumentam de 4% a 8% a receita das marcas

 

Fonte: Primeira Página 

Redes Sociais