Mercado

Governo quer aumentar consumo de alimentos orgânicos em escolas

Governo quer aumentar consumo de alimentos orgânicos em escolas

A ministra Tereza Cristina adiantou que deverá criar uma política pública de orgânicos para incentivar essas culturas no interior do País.

 

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, afirmou que vai estimular a produção de alimentos orgânicos nos municípios, para serem destinados às escolas dentro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Para isto, serão incentivadas as hortas comunitárias e até caseiras. “Queremos levar alimentos cada vez mais sadios às nossas crianças”, garantiu a ministra.

Tereza Cristina lembrou que o PNAE é um grande instrumento de desenvolvimento pois faz circular dinheiro na economia dos municípios. Por isso, os prefeitos precisam usar os 30% previstos em lei, que são repassados pelo PNAE às prefeituras, para compra direta de produtos da agricultura familiar. “Hoje, a utilização dos recursos não chega a 20%”, disse a ministra. Ela tem planos para expansão da agricultura orgânica no país, com o Ministério criando normas para facilitar o registro dos produtos fitossanitários aprovados para uso na agricultura orgânica (no controle de pragas e doenças).

Na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, onde compareceu na última terça-feira, dia 9, a ministra já adiantou que deverá criar uma política pública de orgânicos para incentivar essas culturas no interior do país e que estuda a inclusão de hortaliças e frutas saudáveis no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

 

Leia também: Capim vira matéria-prima para fabricação de canudos biodegradáveis

Leia também: Ecoponto Castanho é o novo contentor de reciclagem em Portugal

 

Fonte: Primeira Página, com informações do site Canal Rural.

 

Redes Sociais