SAMPA + RURAL: Prefeitura de São Paulo no fortalecimento da agricultura urbana familiar

Como parte da programação matinal do segundo dia de conteúdos, a Arena Conhecimento recebeu Armando Junior, Secretário-Adjunto da SMDET – Sec. de Des. Econômico e Trabalho do Município de São Paulo, que apresentou o Sampa+rural, programa que reúne iniciativas de agricultura, turismo e alimentação saudável em um só lugar para fomentar a agricultura agroecologia na cidade de São Paulo.

Apesar de muita gente achar que São Paulo não tem área verde, o secretário explicou que 52% do município é coberto por áreas verdes, e que 28% do território é formado por agricultura. Área, que segundo ele tem muito potencial.

Para apresentar o programa, Junior trouxe as iniciativas que fazem parte do Sampa+rural. Como os 5 selos Sampa+rural que buscam visibilizar, valorizar e reconhecer cada um que promove uma cidade mais sustentável, mais saudável e mais solidária, fortalecer redes e facilitar que mais conexões aconteçam. Há também o Atendimento ao Agricultor, com 29 técnicos de campo que oferecem atendimento personalizado em todos os cantos da cidade. Outra iniciativa é o Programa Patrulha Agroecológica, que fornece o uso rotativo e gratuito de serviços de mecanização agrícola (tratores, tobatas, caminhões etc), e já realizou mais de 600 atendimentos em 117 unidades produtivas. A Unidade Demonstrativa de Bioinsumos oferece gratuitamente cerca de 480 litros de tecnologias naturais para os agricultores paulistanos e o programa de Conservação e Recuperação do Solo auxilia com insumos, análises, oficinas e apoia nas ações de circularidade de resíduos e compostagem.

Entre tantas iniciativas, vale destacar as ações de inclusão produtiva, como o Programa Operação Trabalho – POT Agricultura, voltado à população em vulnerabilidade social, visando estimulá-la à busca de ocupação, bem como a sua reinserção no mercado de trabalho. O POT realiza a formação de agentes de produção agroecológica e oferece qualificação profissional remunerada com atividades de agricultura urbana e periurbana, capacitação teórica e prática em agroecologia, boas práticas de cultivo, manejo do solo, preparação de mudas, poda e manejo de árvores frutíferas, produção e aplicação de bioinsumos, comercialização de produtos agroalimentares, entre outros. Atualmente são 900 vagas, com auxílio mensal de R$1482,60. E por fim, outro destaque dentro da inclusão produtiva é o Mães Guardiãs da Alimentação, iniciativa que conta com 2 mil vagas destinadas a mães e mulheres da comunidade escolar que atuam nas hortas da rede municipal de ensino. Além do auxílio mensal de R$1482,60 as mulheres recebem capacitação de mão de obra em agroecologia.

Quer saber mais sobre esse universo? A BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e NATURALTECH 2024 começou!
De hoje até 15 de junho, você terá a oportunidade de explorar esse mundo de possibilidades.

Confira a lista completa de expositores em:
BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA
NATURALTECH

Faça agora seu credenciamento nos sites:
www.biobrazilfair.com.br ou https://naturaltech.com.br/

Categorias
Tags
Entre em Contato

+55 (11) 2226-3100

Atendimento ao Expositor:

cs@francal.com.br

Atendimento ao Visitante:

visitante@francal.com.br

Realização:
Consulte nossa Política de Privacidade de Dados
COPYRIGHT | Francal Feiras. Todos os direitos reservados.