A Biowash, é uma empresa brasileira que surgiu com a visão de oferecer produtos de limpeza que promovem a qualidade de vida e o bem-estar social, ao mesmo tempo em que protegem o meio ambiente. A história começa com Malte Weltzien, um alemão apaixonado pela vida e preocupado com a natureza, que chegou ao Brasil em 1981 junto com sua esposa e quatro filhos.
Assim que chegou por aqui, Weltzien já mostrava seu entusiasmo e preocupação com o meio ambiente. Sua horta orgânica, cuidadosamente cultivada no quintal de casa, era um reflexo de sua dedicação em oferecer o melhor alimento para sua família sem agredir a natureza. Em 1981, ele fundou a empresa Cassiopeia, sediada em São Paulo, e começou a produzir um multiuso biodegradável, que na época era vendido no sistema porta a porta.
Em 1990, Malte e sua família decidiram se mudar para Jarinu, uma cidade no interior do estado de São Paulo, em busca de qualidade de vida. Lá, ele construiu uma fábrica e iniciou sua plantação de Aloe vera, seguindo os princípios da agricultura biodinâmica. Seu objetivo era criar produtos de limpeza que gerassem o mínimo de impacto ao meio ambiente, em contraste com os produtos disponíveis no mercado naquela época.
Após anos de pesquisa e desenvolvimento, Malte conseguiu lançar os primeiros produtos da linha Biowash em 1994. Esses produtos eram 100% livres de petroquímicos, uma conquista notável na indústria de limpeza. A Aloe vera cultivada em sua própria plantação tornou-se um ingrediente indispensável, proporcionando hidratação para a pele durante o uso dos produtos. Aos poucos, a Biowash foi ganhando reconhecimento e expandindo seu catálogo de produtos.
Nessa longa jornada, Becky Weltzien, sócia-diretora da empresa, deixa claro que empreender com um produto tão diferenciado não é fácil. “Eu diria que é preciso ter um propósito muito forte. Um motivo pelo qual você faz o que faz. E isso tem que ser o seu alicerce, porque vai ter muita coisa no meio do caminho que vai tentar te derrubar, mas se você tem clareza de que é isso que você quer, de que essa é sua missão como empreendedor e como propósito de vida, você prospera muito mais nessa jornada de altos e baixos”.
Infelizmente, em 2007, Malte Weltzien faleceu, mas seus ideais e comprometimento com o meio ambiente continuam vivos na Biowash. Hoje em dia, a empresa está presente em todo o território nacional, com seus 43 itens disponíveis para compra em redes supermercadistas, lojas de produtos naturais e empórios. A cada ano, mais clientes se tornam fiéis à marca, preocupados com a saúde e o meio ambiente. “Estamos aqui para mostrar que é possível fazer limpeza de forma não agressiva, de forma agradável, com produtos de fontes renováveis, pra conseguir uma alternativa à indústria petroquímica”, conta a sócia-diretora.
A Biowash acredita que a verdadeira limpeza vai além de ter uma casa fisicamente limpa, envolvendo também uma consciência limpa. A empresa se compromete em desenvolver soluções sustentáveis e inteligentes de limpeza, utilizando ingredientes naturais aliados à tecnologia para criar produtos altamente eficientes e com mínimo impacto ambiental e para a saúde.
Não à toa, todo o processo de produção da empresa é pautado por atitudes responsáveis, promovendo bem-estar, ética, qualidade e respeito. “Um dos nossos grandes diferenciais são as certificações. A Biowash é a única linha que tem a certificação do IBD, que é uma das maiores certificadoras da América Latina, tanto para alimentos, cosméticos e produtos de limpeza. Possui diretrizes muito rigorosas, e a gente enxerga isso como um diferencial, porque a linha já nasceu com essa certificação, justamente para passar segurança, de que tudo que a gente fala no rótulo, de que é 100% livre de petroquímica, é verdadeiro. Hoje há tanto greenwashing por aí que a gente sempre teve a preocupação de ser verdadeiro, e o IBD nos ajuda nesse sentido, além do selo da SVB e da Empresa B, que também me deixa bem orgulhosa”, completa a filha de Malte Weltzien.
Vamos falar da BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e NATURALTECH? Presentes desde a primeira edição, Becky conta que acompanharam de perto a evolução do evento, e principalmente o “boom” da NATURALTECH, que cresceu enormemente nos últimos anos, o que ela credita ao crescimento dos movimentos plant-based, vegano, glúten free, entre outros.
Em contagem regressiva, assim como nós, a Biowash vai chegar com duas novidades. Seu conhecido lava-louça, agora com fragrância de lavanda e a pastilha de origem vegetal para máquina de lavar louça, que a marca enxerga como uma tendência de mercado.
A Biowash acredita que uma escolha sustentável é uma escolha inteligente, logo, a marca busca construir um futuro diferente e estar presente na BIO BRAZIL FAIR faz parte disso. “Eu gosto da feira porque a gente tem o contato direto com o consumidor, o que pra gente é muito importante, e eu vejo que o varejo também está chegando aos poucos. Antes eles não apareciam, mas agora você já nota eles passeando, eles estão de olho”, conta Becky Weltzien.
Com seus valores e visão bem definidos, a Biowash está no caminho de se tornar uma referência nacional em produtos de limpeza naturais, e é assim que o legado de Malte Weltzien continua vivo na empresa.
“Eu sou muito grata que tenha essa feira, e que ela se manteve e foi crescendo. Isso nos ajudou e nos ajuda todos os anos a ganhar mais visibilidade, porque é uma feira que está ganhando corpo a cada ano, com cada vez mais consumidores, expositores, lojistas e varejistas. É um lugar onde todo esse público se encontra durante 4 dias, e a gente está lá para mostrar que estamos vivos e mostrar a nossa importância”, finaliza Becky.
Conheça a Biowash e outros expositores no maior encontro de negócios mais esperado do ano. Um lugar para explorar centenas de lançamentos, vivenciar experiências únicas, atualizar-se com as últimas tendências e estabelecer relacionamentos valiosos com lojistas, profissionais do setor e consumidores.
Não perca essa chance incrível de fazer networking e expandir seus horizontes!
🌿 Mais de 700 expositores mostrando o que há de melhor no mercado
🌿 Mais de 1.400 marcas para você conhecer e se inspirar
🌿 Um impressionante espaço de exposição de 42 mil m² para explorar
Faça o seu credenciamento totalmente gratuito agora mesmo em um dos sites:
Confira a lista completa de expositores nos seguintes links:
👉 BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA:
https://biobrazilfair.com.br/expositores
👉 NATURALTECH: