Bruno Moreti explicou as 5 práticas para aumentar o faturamento de uma loja de produtos naturais

Ter o próprio negócio, antes de tudo, é a realização de um sonho. Seja pela liberdade financeira, pela vontade de empreender ou de conquistar um ideal. Por isso, saber aumentar o faturamento é importante para qualquer empreendedor. É o que traz crescimento, melhorias e sucesso financeiro.

Pensando nisso, Bruno Moreti Testi, Gerente Nacional do Canal Alimentar da Catarinense Pharma, que já visitou mais de 5.000 lojas de produtos naturais, além de ter a sua própria loja, foi o convidado para trazer ao palco da Arena Conhecimento a sua experiência.

Como os gestores das maiores lojas de produtos naturais pensam e agem? Segundo Bruno, eles pensam e agem diferente, e é sobre isso que ele falou e elencou 5 práticas indispensáveis:

1 – TER METAS CLARAS
“Se você não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve” (Lewis Carroll)
Apesar de ser fundamental, muitas pessoas muitas vezes esperam até o final do mês para só então olhar o faturamento.
Grandes gestores possuem metas diárias, semanais e mensais. Além disso, fazem uma métrica de ticket médio x atendimentos por dia. Isso é o que vai definir se você precisa atrair mais clientes para sua loja ou treinar melhor sua equipe para converter essas visitas em vendas.
Além disso, é importante não fazer compras por emoção ou feeling. É preciso ter metas de custo, sejam eles fixos ou variáveis, e só assim você terá previsibilidade de custos.

2 – MIX DE PRODUTOS
“Seu cliente compra uma parcela daquilo que vê” (Ricardo Cruz)
É indispensável ter uma loja grande, no sentido de possuir uma variedade de produtos. Segundo Moreti, quanto maior o mix, maior a conversão em vendas. O gerente disse, inclusive, que muitos dos empreendedores precisam aproveitar as oportunidades aqui da BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e NATURALTECH para fazer parcerias e compras, e aumentar a diversidade de produtos que possuem em suas gôndolas. Um cliente compra sempre uma parcela daquilo que vê, então quanto mais opções você tiver, maior será a oportunidade de compra. Afinal, quem de nós nunca entrou no supermercado querendo comprar apenas um item e saiu com uma sacola cheia?

3 – EQUIPE DE VENDAS
“Se quiser ir rápido, vá sozinho. Se quiser ir longe, vá acompanhado” (Provérbio Africano)
Lidar com pessoas é difícil, mas toda a contratação de colaboradores precisa ter um processo de captação. Só assim você terá mão de obra qualificada. Moreti perguntou ao público presente se as pessoas têm buscado por seus colaboradores e explicou: “Entenda que elas não estão à solta no mercado; você precisa ir atrás delas e vender o seu sonho para elas. Não é o colaborador que tem que provar que é bom para a sua empresa”.

Além disso, é papel do gestor passar a veia de vendas para sua equipe. Somente uma equipe estimulada será capaz de fazer a sua empresa crescer. Equipes com metas individuais e coletivas, e com recebíveis variáveis conforme a sua produtividade, vão transformar uma equipe apática em vendedores dinâmicos. A prosperidade precisa ser sistêmica, onde todos vencem, todos ganham e crescem juntos.

4 – MARCAS DE REFERÊNCIA
“Sua marca é o que as pessoas sentem quando lembram de você” (autor desconhecido)
Ter na sua loja produtos que apenas você conhece não vai te trazer sucesso. É preciso ter as melhores marcas. O co-branding não só aumenta o ticket médio, mas também transfere a credibilidade da marca para o seu negócio.

5 – AGENDA FOCADA EM RESULTADOS
“A sua agenda determinará os seus resultados” (Bruno Moreti)
Por fim, Moreti comentou um outro erro que muitos gestores cometem: focar demais na operação e esquecer a estratégia. Quem fica o tempo todo no chão de loja, cuidando de atendimento, e não faz uma agenda de atividades, desperdiça tempo valioso para aumentar os seus ganhos e ampliar o seu negócio.
De acordo com o palestrante, é preciso confiar na sua equipe treinada para que eles estejam no balcão enquanto você busca novas marcas, contata os melhores fornecedores, faz pesquisa de preços e amplia seu networking. Caso contrário, você se torna escravo do seu negócio e não se organiza para buscar ações efetivas que o façam crescer.

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