Abertura oficial da BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e NATURALTECH leva autoridades ao Anhembi
Antes de abrir o pavilhão para os milhares de visitantes esperados para o evento, a direção da Francal recebeu para a solenidade de abertura Aline Cardoso, Secretária de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo, e João Brunelli Júnior, Coordenador-substituto da CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, representando a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Pela organizadora, participaram da cerimônia oficial Fernando Ruas, diretor da Francal, e Valeska Ciré, gerente de produto das feiras.
Vitrine do mercado de orgânicos na América Latina, a BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e NATURALTECH traz oportunidades de negócios, fortalecimento de relações comerciais e troca de experiências entre players do setor. O segmento movimenta aproximadamente R$ 5 bilhões anualmente só no Brasil, onde 31% afirmaram ter consumido algum produto orgânico no último mês, segundo a Organis, associação de produtores de orgânicos e uma das apoiadoras do evento.
Já a NATURALTECH, a maior feira de produtos naturais latinoa-americana, reúne empresas de produtos naturais, probióticos, integrais, fitoterápicos e tratamentos complementares. O Brasil é o quarto no ranking de faturamento neste setor.
Bela Gil e Sérgio Marone prestigiam BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e NATURALTECH
O dia começou aquecido pelos corredores do Pavilhão de Exposições Anhembi no primeiro dia do evento, com a presença de nomes de destaque no mundo da alimentação, produtos orgânicos, naturais e voltados à sustentabilidade.
Logo pela manhã, a culinarista e apresentadora Bela Gil percorreu os corredores da feira e visitou o estande da Morada da Floresta. À tarde foi a vez do ator, empresário e ambientalista Sérgio Marone ir ao espaço da empresa, onde apresentou sua linha TUKANO, colaboração com a marca em itens como composteiras, fraldas ecológicas, coletores menstruais e ecoabsorventes. “Sempre me interessei pelo tema sustentabilidade, e hoje acredito na mudança de hábito em todas as escolhas que fazemos em busca de um futuro melhor. Seja a mudança que você quer ver”, afirmou Marone.
A feira, que vai até o dia 11, deve receber ainda outras personalidades, entre elas Bernardinho, Rodrigo Hilbert, Laila Zaid, Carla Pernambuco e Erick Jacquin.
Interesse brasileiro por produtos naturais impressiona representantes dos Emirados Árabes e do Paquistão
A quantidade de expositores e o interesse brasileiro por produtos naturais e orgânicos impressionou representantes de países que exportam produtos ao Brasil. Um dos exemplos foi o Cônsul dos Emirados Árabes em São Paulo, Ibrahim Alalawi.
“A tâmara é um produto muito saudável, e com apelo no Brasil, país que possui uma grande população de origem árabe, e também tem um povo que se interessa por produtos com apelo de saúde e bem-estar, sem deixar de lado o sabor doce. Agora, depois da Covid-19, estamos cada vez mais preocupados em manter a saúde em dia, com produtos mais saudáveis e com vitaminas. Então, este é o momento e o local”.
Presente no evento, o CEO da Date Crown, companhia que traz tâmaras dos Emirados Árabes ao Brasil, Rafael Gonçalves, comenta que a aposta da marca é usar a criatividade para que as pessoas utilizem mais a tâmara como ingrediente em seus produtos. “O potencial é enorme, com muito espaço para desenvolvimento na área de saúde e esporte”.
Waqas Alam, Conselheiro de Comércio e Investimentos da Embaixada do Paquistão, se disse impressionado com as proporções do evento e com a relevância desse mercado no Brasil. “O Paquistão ainda tem muito o que crescer, e ver o Brasil e sua representatividade no mundo nos inspira”, afirmou.
“Todo mundo deveria ter a chance de escolher o que vai comer”, diz Bela Gil
A alimentação saudável engloba uma série de fatores, não só o alimento. Como, quanto e quando as pessoas se alimentam também deve ser considerado. Mas há ainda mais um ponto relevante nessa discussão: a sustentabilidade do processo. Isso é o que diz a mestre em Ciências Gastronômicas, apresentadora e culinarista Bela Gil, que abriu a programação da BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e NATURALTECH, que acontece de 8 a 11 de junho, no Anhembi, em São Paulo (SP).
A apresentadora de TV fez uma palestra com o tema Agroecologia: Vamos fazer a diferença no prato e no mundo?, onde abordou questões como alimentação, autonomia, agroecologia e vida digna.
“A comida é uma ferramenta de transformação social, política e ambiental. Todo mundo deveria ter a chance de escolher o que vai comer. Assim poderemos saber para onde caminha a humanidade”, afirma Bela. Bela Gil elencou cinco passos para aumentar a acessibilidade a uma alimentação saudável e destacou a importância de cuidar da terra para garantir alimentos de qualidade e diversos.
“Para fazer uma boa escolha, as pessoas precisam ter acesso. E esse acesso passa pela informação, pelo financeiro, pelo espaço físico e geográfico, pela tecnologia e pelo tempo. Com isso, é possível aumentar as opções e estimular a biodiversidade, que é fundamental para a saúde do solo e do meio ambiente”, explica.
A culinarista reforçou que a agroecologia é uma forma de cultivar alimentos pró-vida e destacou a importância de limitar o marketing de certos tipos de alimentos e de prestar atenção aos rótulos e à tabela nutricional.
Vestuário, alimentos e cosméticos: mercado de orgânicos é campo fértil de oportunidades
A busca dos consumidores por saudabilidade e sustentabilidade tem ajudado a potencializar a cadeia de produtos orgânicos, que só em 2021 movimentou no país cerca de R$ 6,5 bilhões, de acordo com a Organis (Associação de Promoção dos Orgânicos). Apesar do número ser aparentemente expressivo, o Brasil representa apenas 1% do mercado global. Longe de ser desanimador, esse cenário representa sim um imenso campo de oportunidades.
No pavilhão do Anhembi, é possível conferir os estandes de produtos orgânicos que vão de laticínios, vestuário, cosméticos e até pescados, como é o caso da Bio Pescados Amazônicos, que oferece mais de 50 tipos de peixes da região Norte, processados e congelados em porções de diversos tamanhos, preservando as características de cada espécie.
O que poucas pessoas sabem é que para um produto ser considerado orgânico não basta não usar aditivos químicos na sua composição. É preciso fazer parte de uma cadeia do bem, que envolve cuidados ambientais e também sociais.
É o caso da NonCarbon, a única empresa a fabricar no mundo laticínios com o selo Carbon Free de validação internacional, e que também possui a certificação de orgânico e Bem-Estar Animal.
Em uma feira feita na medida para atender o mercado brasileiro e da América Latina, não poderia faltar o feijão. A Biorgânica apresenta no pavilhão do Anhembi sua linha de feijão repto 100% orgânico, certificado pelos principais mercados mundiais. Rico em fibras, proteínas e vitaminas, embalado em ATM – Atmosfera Modificada, tecnologia que confere ao produto maior tempo de validade e prateleira (shelf life), e principalmente, garante a conservação do produto sem o uso de conservantes químicos.
No setor de cosméticos orgânicos, a Souvie apresenta ao público o protetor solar mineral à base de tapioca com fator FPS 35, primeiro em sua categoria com a certificação orgânica do Brasil. Já a Herbia trouxe para essa edição da feira o perfume Traus, primeiro perfume natural certificado no Brasil. O lançamento acontece no sábado, 11/06.
NaturalTech é a oportunidade de ser visto por grandes players do mercado, diz Flávio Passos, da Puravida
O empreendedor Flávio Passos, fundador da Puravida, empresa de alimentos saudáveis, expõe sua marca há muitos anos na NaturalTech. A princípio, Passos tinha um pequeno estande onde apresentava seus produtos para os visitantes.
Em 2018, durante uma das edições do evento, o empresário foi visitado pelo presidente de um dos maiores players do mercado de alimentação, a Nestlé, que se interessou pela marca. E foi então que, neste ano, após uma série de processos de qualidade e auditorias, a Puravida foi adquirida pela empresa para compor a Nestlé Health Science.
Essa foi parte da história contada por Flávio durante a palestra Puravida: a jornada do empreendedor, que aconteceu no primeiro dia da BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e NATURALTECH, que acontece entre os dias 8 e 11 de junho, no Anhembi, em São Paulo (SP).
“A feira não é só visibilidade para clientes, mas também para prescritores que vem conhecer mais o produto, além de um espaço onde você tem a oportunidade de conversar com pessoas que estão fazendo a mesma coisa e conhecer novos parceiros e empresas que possam ajudar. Você também está sujeito a ser visto por um grande player, que pode se encantar com a sua proposta e o levar para um outro patamar de serviços, que foi o que aconteceu com a gente”, conta Passos, que considera a venda uma grande vitória do empreendedorismo brasileiro.
O empresário é uma referência para muitas pessoas quando o assunto é empreendedorismo e reconhece a responsabilidade que é ser uma inspiração para tanta gente. “Se você quebrar essa referência, também está tirando o chão de uma pessoa que precisa, às vezes, de uma inspiração para encontrar seu potencial máximo e que poderia ser um grande empreendedor, mas, às vezes, aquele alguém que ela almeja seguir os passos comete grandes erros, deslizes éticos, comprometendo sua jornada. Quero honrar essa confiança”, diz.
Embrapa apresenta guia inédito sobre alimentos orgânicos processados
Representantes da Embrapa apresentaram durante o evento um novo manual para alimentos orgânicos processados. A ideia é esclarecer aos interessados as principais dúvidas com relação às normas brasileiras voltadas para o processamento de alimentos orgânicos.
Os organizadores explicam que a publicação foi fruto do levantamento dos principais documentos e instituições que adotam o marco legal internacional, bem como histórico destas normas no Brasil.
Para acessar o material, basta acesar o link bit.ly/3Qbhw2L
Entre outras informações, o documento explica, por exemplo, que as principais normas voltadas para a agricultura orgânica, no mundo todo, determinam cuidados ao longo de toda a cadeia de valor até chegar ao produto. Isso não se aplica somente a alimentos, mas também cosméticos, roupas ou qualquer outra mercadoria que seja reconhecida como orgânica. “O ciclo de vida do produto orgânico não pode ser afetado pelo uso de insumos ou procedimentos artificiais como fertilizantes minerais, agrotóxicos, drogas veterinárias, técnicas de transgenia, uso de conservantes ou radiações ionizantes nem de micro-ondas no processamento”.
Equilibrium apresenta dicas de empreendedorismo para nutricionistas
“O nutricionista costuma ser muito científico. Ele se dedica muito aos estudos, em se aprofundar na sua área de atuação. Mas também é preciso entender que esta é uma carreira em um mercado que está em ascensão. É muito importante estar preparado, antenado, ter uma visão empreendedora. Isso é fundamental para aproveitar melhor todas as oportunidades”. Esse é o recado de Cynthia Antonaccio, sócia-fundadora da Equilibrium Latam, e uma das palestrantes da BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e NATURALTECH
Em sua visão, este é um assunto que precisa ser mais debatido na área, porque é importante também ter foco em ações que contribuem para o sucesso de uma carreira.
Samantha Macedo, também sócia da Equilibrium apresentou o tema “A Comunicação da nutricionista com o olhar comportamental”. Ela chamou atenção para a forma com que os nutricionistas se comunicam, para além das informações técnicas que são informadas aos pacientes. “Olhe para as redes, cartão de visita, pensem em todas as interfaces que o cliente tem com vocês, se ele é bem recebido”.
Ao longo dos quatro dias de evento, o time de palestrantes da Equilibrium também vai abordar temas como nutrição esportiva, suplementação para gestantes e crianças, nutrição infantil, inovações e tendências na nutrição, nutrição vegetariana, sustentabilidade na nutrição, obesidade e síndrome metabólica, entre outros.
Para checar a programação completa do evento, acesse biobrazilfair.com.br/programacao
INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS
De olho na promoção de ações sustentáveis, a Francal Feiras, promotora da BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e NATURALTECH, tem o selo Viva Verde. Trata-se de um reconhecimento dado aos expositores que se comprometem a gerar, a cada edição, menos lixo. Além disso, o evento conta com a gestão de resíduos, feita em parceria com uma empresa especializada e uma cooperativa, responsáveis pela separação dos resíduos gerados durante os quatro dias de evento.
PROTOCOLO DE SEGURANÇA SANITÁRIA
De acordo com o Decreto Municipal de São Paulo nº 61.307, de 13/05/2022, a apresentação de comprovante vacinal não é mais necessária, mas todos os participantes serão submetidos à aferição de temperatura para acesso ao evento. Pessoas que apresentarem temperatura corporal acima de 37,5 graus deverão comprovar teste negativo para Covid-19. O teste PCR poderá ser feito na hora, pago pelo visitante. A organização disponibilizará álcool em gel e reforçará a higienização das áreas comuns, além de recomendar o uso de máscaras e o distanciamento social.
BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e NATURALTECH
Data: 8 a 11 de junho
Horário: 10h às 20h (dias 8 e 9, das 10h às 13h, exclusivo para lojistas e profissionais do setor)
Local: Pavilhão de Exposições Anhembi (Avenida Olavo Fontoura, 1451, Santana, São Paulo)
Para mais informações, credenciamento gratuito e inscrição nos eventos, clique aqui.
Apoio: Organis, Instituto Brasil Orgânico, Catálogo Nacional de Produtos Orgânicos, Naturais e Sustentáveis, SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira) e Anfarmag (Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais).
Acompanhe as novidades do evento no site e nas redes sociais:
Instagram / Facebook / YouTube / LinkedIn
Sobre a BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e a NATURALTECH
Realizada pela Francal Feiras, a BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMÉRICA LATINA e a NATURALTECH são as principais feiras do setor de produtos orgânicos, naturais e sustentáveis, incluindo alimentos, cosméticos e produtos pet. Elas são realizadas simultaneamente e reúnem os principais players do mercado em mais de 120 horas de conteúdo sobre inovações, tendências e novidades do setor. Nas edições anteriores, os eventos receberam mais de 40 mil pessoas e apresentaram ao menos 1.200 lançamentos ao mercado.
Sobre a Francal Feiras
Promotora de eventos com capital 100% nacional, a Francal Feiras é um dos principais players do mercado de feiras de negócios e contribui não só para o desenvolvimento econômico e social dos diferentes setores em que atua por meio dos 12 eventos de seu portfólio, como também movimenta efetivamente a economia dos locais onde eles são realizados.
Movida pela mesma velocidade que afeta a sociedade de consumo e o ambiente de negócios, a Francal Feiras oferece ao mercado entregas inovadoras por meio de eventos que servem como uma importante plataforma de negócios, experiências, conexão e conhecimento para toda a cadeia produtiva. Com mais de cinco décadas de atuação, é referência no Brasil e reconhecida no exterior.
Informações para Imprensa:
2PRÓ Comunicação
Myrian Vallone – myrian.vallone@2pro.com.br
Teresa Silva – teresa.silva@2pro.com.br
(5511) 3030-9463 | 3030-9404
www.2pro.com.br