Com sede no litoral norte da Bahia, a Finococo é especializada na fabricação e comercialização de produtos de coco orgânico genuinamente brasileiro. Vamos conhecer um pouco mais sobre ela?
A empresa surgiu da ideia de Cleber Ramos Alves, há 15 anos, quando trabalhava com artesanato de coco. Segundo Pedro Alves, Diretor Administrativo da marca, e filho de Cleber, o artista tinha um ateliê em que trabalhava com os materiais do coqueiro, e em algum momento quis aproveitar o fruto. Então, Cleber começou a empreitada de fabricar o óleo de coco. “Ele é o grande idealizador da Finococo, quem construiu a marca, e esteve a frente ao longo de todos esses anos, e eu assumi em 2021, devido ao seu falecimento por conta de complicações da Covid-19”.
Hoje Pedro tem se dedicado a transformar e ampliar cada vez mais o legado de seu pai. Com 12 anos de história, a empresa tem se dedicado de forma inovadora a aproveitar tudo o que é naturalmente fornecido pelo coqueiro-da-baía (Cocos nucifera L.), aprimorando continuamente o uso da matéria-prima, eliminando desperdícios e reduzindo a zero a geração de resíduos. Suas instalações industriais estão estrategicamente localizadas na região onde mais se cultiva coco no Brasil, permitindo o acesso a coqueirais nativos de qualidade insuperável, cultivados de acordo com os rigorosos padrões da agricultura orgânica.
Mas, a empresa quer ir além, e quem conta é Alves. “Hoje o propósito da empresa é expandir os nossos canais de venda. Nos últimos três anos, focamos muito nosso atendimento ao food service, com isso consolidamos ótimos e bons clientes, e a partir desse ano nossa estratégia é levar a nossa marca para as prateleiras do varejo, na verdade retornar, pois já trabalhamos com o grupo GPA, Walmart, e também vamos apostar no comércio exterior, com exportação de nossos produtos. Queremos pulverizar ainda mais as nossas vendas”.
Um dos destaques da Finococo é o seu óleo de coco extravirgem, que se orgulha de ser o primeiro óleo de coco orgânico produzido no Brasil. Com matéria-prima 100% nacional, o óleo é certificado pelo IBD Certificações, a maior certificadora da América Latina e a única certificadora brasileira de produtos orgânicos com reconhecimento internacional. A marca também possui os selos de certificação IFOAM (mercado internacional), ISO/IEC 17065 (mercado europeu-regulamento CE 834/2007), Demeter (mercado internacional), USDA/NOP (mercado norte-americano) e é aprovada para uso do selo SISORG (mercado brasileiro), o que garante que seus produtos sejam aceitos globalmente.
Agora você pode estar se perguntando: por que os produtos de coco da Finococo, feitos no Brasil com matéria-prima nacional, são melhores do que os similares importados? É simples! Os produtos derivados do coco importados para o Brasil são produzidos em países como Vietnã, Filipinas, Indonésia, Sri Lanka, Índia e China. Nessas regiões, a pureza e qualidade dos produtos em geral não são verificadas por instituições internacionalmente reconhecidas. Além disso, esses produtos importados costumam ficar armazenados em condições precárias, durante longos períodos de transporte. Ao chegarem ao Brasil, muitas vezes não passam por análises laboratoriais credenciadas, o que reduz significativamente sua validade. Por fim, deixam de gerar emprego e renda em nosso país.
Já os produtos Finococo alinham sustentabilidade e o verdadeiro sabor do coco brasileiro. A marca oferece uma linha premium de produtos, produzidos com frutos frescos e selecionados provenientes de coqueirais de terceiros, principalmente de pequenos agricultores criteriosamente selecionados, assim contribuem para a geração de empregos e renda em nosso país, além de garantir a segurança e a pureza dos alimentos que serão consumidos.
“A Finococo tem uma preocupação com a qualidade que vai desde a seleção da matéria-prima até a embalagem. Todos os nossos são integrais. Não utilizamos aditivos químicos ou conservantes, são veganos e livres de glúten, o nosso processo de manufatura é praticamente artesanal, o que confere ao nosso produto um sabor ímpar ao demais que a gente conhece no mercado”, explica Alves.
Presentes em várias edições da BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e a NATURALTECH, o Diretor Administrativo conta a importância da feira para a Finococo. “É uma excelente plataforma de negócios. Nela a gente tem a oportunidade de apertar algumas mãos, conhecer clientes, fornecedores, visualizar tendências, então, essas conexões para nós são fundamentais”.
“O grande papel que a feira e seus participantes de um modo geral exercem no mercado de natural hoje, é o papel de educador. Eu costumo dizer para minha equipe que hoje, para você vender produto orgânico, primeiro é preciso ensinar o que é um produto orgânico, para então entrar nos aspectos do seu produto. É um mercado que ainda está começando a ser falado, debatido, aderido, e sobretudo, ainda se tem uma ideia muito superficial do que é um orgânico. As vezes a primeira ideiaé de se tratar de um produto livre de agrotóxico, e não se tem conhecimento de que esse tipo de produto também se ampara em outros pilares como responsabilidade social, trabalhista, ambiental, e não apenas pela ausência de aditivos químicos, mas pela responsabilidade de uso de outros recursos. Ele é muito mais profundo e abrangente”, relata Alves.
O Diretor conta que a feira sempre serviu como uma oportunidade de fazer um benchmarking, de ver como seus concorrentes estão de movimentando, como o público está pensando e o que eles estão querendo. “Quando eu falo público, não é somente a pessoa física. A gente conversa com muitos representantes internacionais, no ano passado, tive a oportunidade de conhecer gente dos EUA, Uruguai, Chile, Turquia, e foi muito legal para perceber que existe um interesse no mercado brasileiro e enxergar essas oportunidades, tanto que, umas das nossas estratégias de exportação foi em virtude dessa procura que percebemos, a partir da feira”, complementa.
Para finalizar, Pedro Alves conta que está animado para mais uma edição da BIO BRAZIL FAIR. “A Finoco está há 12 anos no mercado, e todo anos vamos bem animados para feira. A gente entende a importância desses encontros, como serve de plataforma para mostrar os nossos produtos, colher os nossos resultados e a percepção dos nossos clientes, fazer novos negócios, captar tendências. Para quem tem dúvidas da importância do evento, certamente vale a pena visitar a feira, conhecer a dinâmica, porque realmente vale muito a pena”.
Visite a Finococo:
Rua I – 3/4.
Descubra um universo de oportunidades para o seu negócio no maior evento do setor de produtos naturais e orgânicos. Estabeleça parcerias estratégicas e fortaleça sua posição no mercado de produtos naturais e orgânicos
Acesse a lista completa e atualizada dos 731 expositores nos sites oficiais:
🌿 BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA:
https://biobrazilfair.com.br/expositores
🌿 NATURALTECH:
http://naturaltech.com.br/expositores
Garanta seu credenciamento gratuito agora mesmo: