Objeto Inteligente de Vetor
logo-natural

Alimentos

Geração prateada – a indústria de alimentos e os 50+

O mercado de alimentos, bebidas e suplementos voltado para a longevidade ainda é pouco explorado no Brasil. Suplementos nutricionais, categoria em expansão, quando posicionados como SÊNIOR nem sempre caem no “gosto” dos 50+. 

Por que isso acontece? E como podemos explorar os ingredientes da longevidade na dieta e na suplementação de consumidores ávidos por saúde?? 

A princípio, se tem uma obsessão tão antiga quanto a humanidade, com certeza é o desejo da imortalidade. Este fascínio nos levou à busca por elixir e fórmulas mágicas ao longo dos anos, e encontra consolo hoje nos produtos, aparelhos e tratamentos que prometem uma vida mais longa, com qualidade, saúde, e preservação da juventude.  

Quais seriam então, no setor de alimentos e suplementos, os ingredientes que os cientistas nos propõem para entregar o benefício da longevidade? 

Oportunidade para o mercado de alimentos, bebidas e suplementos 

Segundo o IBGE, em 2043, um quarto da população deverá ter mais de 60 anos, enquanto apenas 16,3% serão de jovens de até 14 anos.  

Em outras palavras, está lançada a oportunidade para inovar em produtos com ingredientes que atendam às necessidades biológicas de cada fase da vida. 

Assim como, a comunicação com este público, entendendo dores e desejos, que provavelmente não são enquadrados em 50+. Mas sim a promessa de um benefício desejado: imunidade, proteção, jovialidade, energia, beleza, cognição, massa muscular, gerenciamento do peso, libido, redução do risco para doenças cardiovasculares, etc. 

Confira os ingredientes mais clássicos e difundidos cientificamente e o porquê contribuem para a longevidade: 

  • Probióticos: em sachês ou já adicionados a multivitamínicos fortalece a barreira intestinal. E novos estudos já associam com a cognição.  
  • Proteínas: devido à perda de massa muscular mais expressiva após os 50 anos, e o risco da sarcopenia com o avançar da idade, proteínas ganham papel interessante como suplemento, uma vez que a dieta proteica à base de carnes reduz a disponibilidade de pró-oxidantes como o ferro. 
  • A vitamina C e Vitamina E, clássicos antioxidantes, reduzem os danos oxidativos causados pelos radicais livres que levam à disfunção celular e ao aparecimento de doenças cardíacas e diabetes, por exemplo. Em segundo lugar, a vitamina C também contribui para produção de colágeno na pele.  
  • Vitamina A: suas propriedades protetoras, antioxidantes e antinflamatórias, aumentam a imunidade, benefício em alta neste período pandêmico. 
  • Selênio: o famoso nutriente que tornou a castanha do pará famosa, é imprescindível nesta luta contra os radicais livres.  
  • Zinco: não pode faltar quando o benefício é imunidade.  
  • Vitamina D: Auxilia na absorção de cálcio no corpo, na manutenção da densidade óssea; e pode prevenir a osteoporose 
  • O próprio Cálcio em si que ajuda a manter os ossos fortes e saudáveis 
  • Magnésio: além de ajudar o coração a se manter saudável, fortalece o sistema imunológico e os ossos, e entra no ciclo de produção dos neurotransmissores do bem-estar.  
  • As fibras:  melhoram a digestão e reduzem o risco de doenças cardíacas.  
  • Ferro:  que apesar de em excesso ser oxidativo, em algumas situações críticas é necessário suplementar. Ele produz hemoglobina, que transporta oxigênio no sangue dos pulmões para o resto do corpo e sua ausência pode levar à um sintoma de cansaço.  
  • Potássio: esse mineral contribui para a regulação da pressão arterial e alguns associam sua atuação na redução de chances de ter pedras nos rins.  

Contudo, não é à toa que o aumento da LIBIDO tem sido um atributo difundido pelos especialistas e na comunicação com experts, uma vez que o claim não se faz possível. Nesse sentido, o  Tribulus terrestres e a Maca peruana tem sido aplicado em novos lançamentos. 

  • Colágeno: além da função explorada pela pele junto com a vitamina C, o colágeno tem sido aplicado pela sua ação direcionada à mobilidade. A marca Danone Nutricia tem explorado bastante esta aplicação como ingrediente. E a empresa SANOFI tem os suplementos MOBILITY com foco nas articulações. 
  • Coenzima Q10: apesar de produzida em nosso organismo, pode ter a produção reduzida com a idade. Também chamada de ubiquinona tem função antioxidante na célula e no suporte energético, sua ausência pode ser um dos fatores do cansaço. 

Os ingredientes não param por aí. Há muito a ser explorado. Sabemos que as restrições são enormes, apesar do marco regulatório de 2020 já dar indícios de abertura para o setor, com a nova regulamentação da ANVISA

Assim como, suplementos com whey protein, colágeno, peptídeos de alta digestibilidade migram das prateleiras de “body builders” para farmácias e supermercados. Veja em cases.  

8 Cases de mercado direcionados a longevidade 

Confira alguns cases em que o mercado já está explorando estes ingredientes com um foco mais direcionado ao benefício da anti-idade, do antioxidante, etc.  do que da idade do público em si:  

Golden Maca – Extrato de Maca Peruana em Pó Dourada Gelatinizada 

Fortfit Pro – Suplemento alimentar com um peptídeo bioativo de colágeno, versão em pó e bebida láctea – foco em sarcopenia. 

Vitasay 50+ – Suplemento alimentar vitamínico com Vitamina E, Selênio e Zinco. A Vitamina C. 

Collagen Skin – Peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado para nutrição da pele. 

Mobility– Suplementos de colágeno da Sanofi para articulações 

Menoprevin– Proteico de soja não transgênica, maca peruana e fibra prebiótica para o bem-estar das mulheres. 

Tak 360 La Mobilitá – Suplemento alimentar com 3 ativos: Colágeno tipo II, combinado com Ácido Hialurônico e Magnésio, que auxiliam na manutenção das articulações. 

Diagrama

Descrição gerada automaticamenteCoQ10 + Complexo B – Vitamine-se – Suplemento alimentar antioxidante, desempenha papel importante contra os radicais livres, que em excesso, provocam envelhecimento. 

Sobre o BHB: 

Uma plataforma de conteúdos, tendencias e notícias no setor de alimentos, bebidas e suplementos. Radar de lançamento de produtos, podcasts com profissionais em destaque do setor e webinar de diferentes temas, focados no desenvolvimento de marcas mais saudáveis (Building Healthier Brands)  

www.bhbfood.com 

contato@bhbfood.com 

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.