Uma das consequências da pandemia para a população foi o aumento da ansiedade e dificuldade para relaxar, portanto, separamos 7 alimentos para estimular o sono.
Desde que a pandemia surgiu, o interesse por assuntos de saúde mental se intensificou, inclusive sobre o sono, uma vez que muitos brasileiros passaram a ter dificuldade para dormir.
O sono e a saúde mental têm uma associação bilateral, ou seja, tanto problemas de sono podem interferir na saúde mental, quanto nossa saúde mental pode interferir na qualidade do sono.
E essa afirmação pode ser observada em estudos feitos sobre saúde mental durante a pandemia. Em uma pesquisa feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com a participação de 116 países, eles relataram que aumentaram os gastos com saúde mental de 7 a 26% durante a pandemia, demonstrando que a saúde mental da população foi impactada durante esse período.
Já uma pesquisa feita em novembro de 2020 com mais de 4000 brasileiros pela Área de Inteligência de Mercado do Grupo Abril, mostra a qualidade do sono durante a pandemia. Dos respondentes, 47% afirmam ter dificuldades para relaxar, enquanto 23% não conseguem dormir bem.
Ademais, 70% dos respondentes estão preocupados com a possibilidade de sofrer cortes de salário ou perder direitos trabalhistas, e 57% dizem que a palavra “insegurança” é o que mais define seus sentimentos em relação à Covid-19.
Para que se consiga preservar a saúde mental, 64% dos respondentes acessam a internet para relaxar, 50% preferem ver TV, 48% leem, 31% praticam atividade física e 18% meditam.
Portanto, utilizar ingredientes em alimentos e bebidas que auxiliam no relaxamento pode ser uma estratégia interessante para o mercado alimentício, é o que também indica o relatório de tendências de alimentos e bebidas da Mintel em 2021.
Apesar da crescente atenção do consumidor para o sono com a pandemia, a Mintel relata que menos de 1% dos lançamentos de alimentos e bebidas globais em 2020 tiveram efeitos funcionais para o estresse e sono, o que significa que há um grande mercado que pode ser explorado.
E as categorias de snacks e bebidas ganham vantagem pelo momento de consumo se encaixar perfeitamente no horário de “ceia”.
É claro que produtos que oferecem benefícios para o sono não devem substituir suplementação ou fármacos, mas ainda sim é uma alternativa para aqueles que procuram por relaxamento.
7 substâncias que se relacionam com o sono
Melatonina
O sono é regulado por um hormônio chamado melatonina, que é produzido pela glândula pineal, glândula endócrina situada no nosso sistema nervoso central. A melatonina é secretada principalmente à noite, com a diminuição da luz solar.
Ela é produzida por meio da conversão química do substrato serotonina, o hormônio da felicidade, e essa pode ser uma explicação química da importância da saúde mental para a qualidade do sono, pois para que se consiga dormir bem, é preciso estar com os níveis de serotonina em boas quantidades.
Portanto, alguns alimentos podem favorecer a produção de melatonina, e isso auxilia na qualidade do sono dos consumidores.
Triptofano
O triptofano é um aminoácido presente em alimentos como kiwi, chocolate e lácteos. Esse hormônio é precursor da serotonina, e a serotonina é o substrato para a produção de melatonina.
Maracujá, Camomila, Melissa e Erva Cidreira
Existem também alimentos que possuem fitoquímicos e compostos fenólicos que são calmantes naturais, como é o caso do maracujá, camomila, melissa e erva cidreira.
Óleo de CBD
Além destes, o óleo de CBD, um canabinóide não psicoativo encontrado na Cannabis, é utilizado em produtos para relaxamento, pois foi visto que o CBD pode auxiliar na insônia, assim como em sintomas de depressão e ansiedade.
Para ilustrar o que já está no mercado, trouxemos alguns cases nacionais e internacionais, confira:
Cases de produtos ligados ao sono
B. eats: a marca, na realidade, possui snacks para diferentes momentos do dia. Para o nosso foco, o noturno, a marca comercializam uma combinação de amêndoas, sementes de abóbora e hortelã que, segundo a empresa, ajudam a acalmar e ter uma noite de sono tranquila, além de possuir fibra e óleo de coco em sua composição.
Quer saber mais sobre isso?
Sobre o BHB:
Uma plataforma de conteúdos, tendencias e notícias no setor de alimentos, bebidas e suplementos. Radar de lançamento de produtos, podcasts com profissionais em destaque do setor e webinar de diferentes temas, focados no desenvolvimento de marcas mais saudáveis (Building Healthier Brands)
contato@bhbfood.com