Karol Babadeira deu dicas fundamentais para quem precisa investir em marketing de influência

Conhecida como a Influenciadora de Supermercados, Karol Babadeira, também Diretora de Marketing do Grupo Royal Supermercados, era uma das palestrantes mais aguardadas na programação da Arena Conhecimento. E tem motivo para isso!

A especialista contou que começou a trabalhar no negócio da família quando tinha apenas 13 anos e passou por todos os setores do mercado até chegar ao departamento de marketing. Formada em Direito, ela, que sempre trabalhou no chão de loja, disse que a transição para o marketing aconteceu de maneira natural em sua vida.

Para iniciar a sua palestra, ela fez uma provocação ao público: “O que é marketing para você?

De acordo com a especialista, marketing é muito diferente do que muitos pensam. Vai além de ter um bom produto e elaborar panfletos; é preciso ter estratégia. E, se hoje todo mundo está conectado pelas redes sociais, é nesse canal que democratizou tanto o marketing que as pessoas precisam apostar.

O Instagram é a rede social mais utilizada para pesquisa de marcas, mas, dica importante: não basta ter apenas um perfil ou um bom número de seguidores; é preciso também ter engajamento. “É preciso ser agressivo e ágil para competir com os concorrentes”, acrescenta.

Entre suas dicas, Karol falou da importância de ter um calendário de marketing, pois ele será a base de tudo. É nele que estarão inseridas as estratégias de conteúdo, de alcance de cliente e que vai fazer com que os empreendedores deixem de “apagar incêndios” e se antecipem aos demais.

Para a influenciadora, existem três pilares importantíssimos: antecipação, organização e planejamento. O marketing de improviso só dá certo quando se tem um negócio pequeno, mas para quem deseja crescer e sair na frente dos concorrentes é essencial seguir essas diretrizes.

Entre tantos insights, a especialista deu dicas simples e que podem fazer toda a diferença:

Além de cobrir datas comemorativas importantes é preciso também pensar em eventos regionais. Podem ser eventos exclusivos da sua cidade, como festivais de músicas, por exemplo, e ir além das datas comerciais e feriados.

Sair na frente da concorrência, não só exige planejamento e antecipação, como também um olhar diferenciado. Ela conta que começou a fazer campanhas para Halloween quando ninguém apostava. Hoje, a data ganhou público no Brasil e é um verdadeiro sucesso. Além de decorar os estabelecimentos de forma temática, os produtos fabricados pela loja, como as pizzas, sucos e doces prontos para consumo, também são temáticos em suas cores, design e formatos, e claro, tudo deve ser divulgado nas redes sociais!

Karol também comentou que muitas vezes as pessoas contratam influenciadores e reclamam que não conseguiram obter os resultados esperados. Para ela, o problema pode estar na forma como essa pessoa foi contratada. É preciso também considerar que, ao buscar uma influenciadora, é preciso que seja alguém com sinergia com a sua marca ou com seu nicho de atuação.

Hoje vale muito a pena investir em criadores de conteúdo porque, além de terem um custo muito mais acessível, eles vendem um trabalho criado e não a audiência. Assim, você consegue usar o conteúdo elaborado a seu favor sem gastar uma fortuna em investimento.

Business Influencer – Ela também trouxe uma reflexão: se hoje temos influenciadores que cresceram tanto a ponto de deixar de fazer publis para outras marcas e criar as suas próprias, por que não fazer o movimento contrário?

Citando nomes como Bruna Marquezine, Boca Rosa e Luccas Neto, que hoje se tornaram grandes empresários e criaram linhas de produtos próprios, a especialista falou sobre como a inversão das coisas é muito possível. E ela é um exemplo disso!

Um empresário também pode ser o próprio influenciador, falando do seu negócio. Isso traz verdade, proximidade e identificação com seus clientes. Por que não apostar nisso? Com certeza, há muitos empresários por aí com talento para fazer a sua marca virar um verdadeiro sucesso por meio das redes sociais.

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