Objeto Inteligente de Vetor
logo-natural

Alimentos

O futuro já chegou: bem-vindo à nutrição de precisão!

A nutrição de precisão é uma área que se tornou realidade principalmente devido aos recentes avanços científicos das ciências “ômicas”, que compreendem a genômica, a metabolômica, a lipidômica, a proteômica e a transcriptômica. 

Desde quando foi criada, no início do século XX, a nutrição está em constante evolução. 

Mas nos últimos anos, a necessidade de promover a personalização das estratégias nutricionais e compreender o porquê nem todas as pessoas respondiam da mesma forma às mesmas condutas, coloca em destaque os princípios da nutrição de precisão: o futuro da nutrição que já chegou por aqui! 

  

O que é nutrição de precisão? 

A nutrição de precisão é uma abordagem que foi criada em 2015 e que visa a prevenção e o gerenciamento de doenças a partir de estratégias nutricionais personalizadas, otimizando assim o tratamento nutricional, que se torna “sob medida” para cada paciente.   

Isso porque leva em consideração aspectos únicos de cada indivíduo, como perfis genético e metabólico, exposições ambientais ao longo da vida, hábitos alimentares, o histórico de saúde, o estilo de vida, os seus objetivos, exames bioquímicos, comportamento alimentar, atividade física e a composição da microbiota, permitindo uma análise completa do paciente. 

  

O papel da microbioma e da genômica na nutrição de precisão 

O estudo do microbioma do indivíduo e das ciências “ômicas” fornece a base para a personalização das condutas na nutrição de precisão, associadas a outros parâmetros importantes, sendo que a integração entre eles fornece uma visão ampla da complexidade do paciente. 

O entendimento do microbioma intestinal e a sua influência na saúde e em toda a fisiologia, o metabolismo e o comportamento do paciente, assim como a nutrição pode modificar a sua composição, torna-o o essencial para as estratégias de precisão. 

Atualmente, já é possível realizar exames que permitem avaliar o sequenciamento dos micro-organismos presentes no intestino dos pacientes, tornando a prescrição ainda mais personalizada: tanto da alimentação quanto da suplementação. 

O mapeamento da sequência do DNA propiciou a origem da genômica nutricional, área que compreende a nutrigenômica e a nutrigenética: 

  • Nutrigenômica – ciência que estuda a influência dos componentes alimentares nos genes. 
  • Nutrigenética – explica a influência da variação genética nas respostas individuais de cada pessoa à dieta, aos nutrientes e aos compostos bioativos. 

  

Hoje, a chegada dos testes genéticos nos consultórios permitiu uma análise mais profunda do paciente, contribuindo com a identificação de predisposições e variações genéticas que irão influenciar sua resposta individual a diferentes fatores como medicamentos, suplementos e condutas dietéticas. Além de maior susceptibilidade a determinadas doenças, e até deficiências nutricionais. 

 

Tudo com base na ciência! 

A nutrição de precisão é totalmente baseada na ciência, sendo que diferentes estudos já avaliam o manejo das doenças crônicas sob a ótica dessa área. 

Ainda, um estudo recente publicado por Livingstone e colaboradores (2021), demonstrou que participantes que tiveram a sua intervenção nutricional personalizada com base no seu perfil genético demonstraram uma maior redução no percentual de calorias provenientes do consumo de alimentos ricos em gordura, açúcares adicionados e sal, assim como no de gorduras totais e no consumo de gorduras saturadas e sal.  

  

O que esperar do futuro da nutrição de precisão? 

Apesar de alguns princípios da nutrição de precisão já poderem ser aplicados no dia a dia do consultório, ainda há muito a ser descoberto e viabilizado para ser aplicado nas rotinas clínicas, uma vez que alguns exames e avaliações só são realizados em estudos clínicos ou ainda tem um custo muito alto para a maior parte da população brasileira. 

  

Além disso, a nutrição de precisão pode impactar, ainda, em um futuro bem próximo, no mercado da nutrição brasileiro! 

Seja com o crescimento de empresas de suplementos que desenvolvem produtos personalizados, com base em questionários individualizados preenchidos por cada consumidor, já existentes no Brasil. 

Assim como, a partir da sinergia entre tecnologia e ciência, com a criação de aplicativos e plataformas que, com base em testes genéticos e outras avaliações, e apoio de profissionais da saúde, permitem a personalização de treinos e alimentação. Tudo sendo acessado pelo celular, como já acontece fora do país. 

  

A nutrição de precisão desempenha, e desempenhará, um papel cada vez mais importante não apenas na prevenção e no tratamento de doenças, mas também na promoção da saúde e do bem-estar da população em geral! 

E você sabia que a Nutrição de Precisão está no rol de novas especialidades da nutrição, regulamentadas pela Resolução 689 do Conselho Federal de Nutricionistas

A Resolução 689 foi publicada em maio de 2021, e você encontra um ARTIGO a respeito NESSE LINK da plataforma da Academia da Nutrição. 

Sobre a Academia da Nutrição 

Esse conteúdo foi elaborado para profissionais da saúde pela ACADEMIA DA NUTRIÇÃO, uma iniciativa da Equilibrium, que é o ponto de encontro dos nutricionistas com a ciência, de forma descomplicada! Sigam a Academia da Nutrição também no instagram

Site: www.academiadanutricao.com 

contato@academiadanutricao.com 

Referências 

Corella D, Ordovás JM. Papel de las ómicas en la nutrición de precisión: fortalezas y debilidades [The role of omics in precision nutrition: strengths and weaknesses]. Nutr Hosp. 2018;35(Spec No4):10-18.  

Marcum JA. Nutrigenetics/Nutrigenomics, Personalized Nutrition, and Precision Healthcare. Curr Nutr Rep. 2020;9(4):338-345.  

Heianza Y, Qi L. Gene-Diet Interaction and Precision Nutrition in Obesity. Int J Mol Sci. 2017;18(4):787.  

Mullins VA, Bresette W, Johnstone L, Hallmark B, Chilton FH. Genomics in Personalized Nutrition: Can You “Eat for Your Genes”?. Nutrients. 2020;12(10):3118. 

Zeisel SH. Precision (Personalized) Nutrition: Understanding Metabolic Heterogeneity. Annu Rev Food Sci Technol. 2020;11:71-92.  

Livingstone, K M et al. “Personalised nutrition advice reduces intake of discretionary foods and beverages: findings from the Food4Me randomised controlled trial. Int J Behav Nutr Phys Act. 2021;18(1):70. 

Stover PJ, King JC. More Nutrition Precision, Better Decisions for the Health of Our Nation. J Nutr. 2020;150(12):3058-3060.  

de Toro-Martín J, et al. Precision Nutrition: A Review of Personalized Nutritional Approaches for the Prevention and Management of Metabolic Syndrome. Nutrients. 2017;9(8):913.  

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.