“Somos uma agência de promoção de um único cliente: o setor dos orgânicos”

Grande parceira da Francal, a Organis é presença confirmada na NATURALTECH e BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA 2023

A Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis) é uma entidade sem fins lucrativos que há sete anos se solidificou no mercado pelo seu exímio trabalho em divulgar os conceitos e as práticas orgânicas, criando ações em diferentes frentes, com o objetivo de fortalecer toda a cadeia produtiva dos orgânicos (produtores, prestadores de serviço, processadores, indústria e varejistas), além de promover seus associados para estabelecer relacionamentos com o mercado.

Cobi Cruz, Diretor da Organis, nunca imaginou nesse trabalho tão amplo. Tudo começou de forma despretensiosa quando Ming Liu, hoje também diretor da Organis, o convidou para criar toda a parte de comunicação e branding de um programa de incentivo da exportação de produtos orgânicos, uma parceria da Federação das Indústrias do Paraná com a Apex Brasil chamado Organic Brasil. Ele, que é designer e começou sua carreira como publicitário, mas também é escritor e músico nas horas vagas, quando percebeu, já estava viajando pelo mundo, conhecendo as feiras do setor em diversos cantos do globo e entendendo exatamente como funciona a dinâmica do setor orgânico em nível internacional. “Quando chegamos no décimo ano de atividades, a gente percebeu algo muito simples, que para o Brasil crescer lá fora como orgânico, ele precisava ser promovido aqui. E foi aí que nasceu a Organis, há 7 anos, com essa ideia de fazer algo diferente de outras associações”, explica Cruz. 

E é esse diferencial que faz da Organis hoje ser reconhecida. Como Cruz nos conta, a Associação não distribui, não vende, não comercializa, não faz logística, mas, seu papel é de extrema importância: ela comunica os atributos positivos dos orgânicos. É uma verdadeira amplificadora de conteúdo sobre o assunto, além, é claro, de serem criadores das primeiras pesquisas de mercado os colocando com legitimidade, em posição de referência no setor, com projeções e desenhos dos cenários, em um mercado que ainda tem uma carência muito grande na sistematização das informações. 

Como forte conhecedor do ramo em que atua, o Diretor acredita que a grande tendência é a alimentação plant based e os produtos industrializados orgânicos. “Estamos vendo grandes players entrando nesse mercado e estão vendo uma oportunidade muito grande nesse nicho”. Cruz também dá uma dica importante para os empresários: é preciso ir além. 

Ser orgânico é de extrema importância, mas não basta

“Muitas empresas que são orgânicas hoje, não era ontem, mas ao mesmo tempo também conheço empresas que ainda não são certificadas orgânicas, mas que trabalham de uma maneira muito responsável e sustentável, com uma valorização muito grande com seus colaboradores, e o consumidor sabe fazer uma leitura disso. Estamos formando a geração Z, gente jovem, que tem começado a trabalhar nas empresas e trazendo esses novos conceitos. Essa geração “desmonta” o produto, ela quer saber como foi feito, do que foi feito, quem se beneficiou, como isso impactou, no que esse produto vai se transformar no meio ambiente, e por aí vai. Então, o empresário precisa aprender que o consumidor está aprendendo a ler. Ele quer sim responsabilidade, e saber, por exemplo, como determinada empresa lida com a logística reversa”. 

Para ele, o consumidor orgânico tem um comportamento diferenciado. É aquele que separa seu lixo, que tem um olhar voltado para as questões ambientais, então, as empresas precisam ir além da certificação orgânica e atuar com outros pilares, como respeitar a vida humana, respeitar o meio ambiente e valorizar a responsabilidade social. “O orgânico não é um diferencial, ele é um qualificativo de produto, mas quando a empresa reúne todos esses propósitos, acompanhando essa mudança de mundo, então, ela cria um posicionamento muito positivo, e ocupa seu lugar, e ocupar um lugar é uma coisa dificílima”, explica Cruz. 

Presente na BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA desde que foi criada, a Organis atua como uma grande parceira da feira e relembra, “A gente tinha um espaço de 9 m² e era uma participação muito institucional. Fizemos sempre uma troca muito legal, patrocinando vindas, apoiando a rodada de negócios e aos poucos fomos expandindo nosso trabalho, que acabou se tornando uma grande vitrine para nossos associados, se tornando um grande estande coletivo que também mostra aquilo que a gente sabe fazer de melhor, que é levar comunicação sobre o setor”, explica Cruz. 

Inclusive, a Organis tem um novo tema. Por muito tempo a Associação defendeu o mote “Orgânicos em movimento”, mas agora acredita muito na “Atmosfera Orgânica”, que retrata exatamente o que já foi falado acima, ou seja, comunicar, relacionar, despertar o engajamento mais amplificado, de não apenas consumir um alimento, mas pensar orgânico dentro de uma cosmovisão de mundo sustentável, mais leve e ao mesmo tempo mais abrangente. 

Com um estande bem na entrada na feira, a Organis vai mostrar a pujança do que é, com vários de seus associados, em um setor que está cada vez mais bonito e mais profissional. Além, é claro, de sua participação nas programações de conteúdos e conversas que acontecem durante toda a feira sempre com uma presença muito ativa junto a Francal. 

“A BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA é extremamente relevante, com a sua legitimidade, com sua história, porque mostra para o mundo que orgânico tem uma presença forte, com muitas marcas, com muita gente envolvida e que reúne compradores, lojistas e consumidores. O mundo precisa ter o discernimento de que o orgânico é um produto sofisticado, porque você lida com a natureza de uma forma amigável, e para isso você precisa ter muito conhecimento. É um back to nature com muita sofisticação e com muita tecnologia. Então, mostrar isso pro mundo, mostrar as marcas, trazer pessoas de fora, é muito importante para o setor”, comenta Cobi Cruz que finaliza dizendo que a Organis é muito feliz por essa parceria com Francal Feiras. 

Quer conhecer mais sobre a Organis e seus associados? É muito simples! 

De 14 a 17 de junho no Anhembi, muitas possibilidades e troca de conhecimentos estarão te esperando. Faça agora mesmo seu credenciamento gratuito no site https://biobrazilfair.com.br ou https://naturaltech.com.br/  

Confira abaixo a lista completa dos expositores:

BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA: https://biobrazilfair.com.br/expositores 
NATURALTECH: http://naturaltech.com.br/expositores/

Entre em Contato

+55 (11) 2226-3100

Atendimento ao Expositor:

cs@francal.com.br

Atendimento ao Visitante:

visitante@francal.com.br

Realização:
Consulte nossa Política de Privacidade de Dados
COPYRIGHT | Francal Feiras. Todos os direitos reservados.