Embalar alimentos no plástico é uma solução ultrapassada. O plástico, além de poluente, desde a sua extração e produção até o seu descarte, ainda é um contaminante, levando microplástico para as comidas embaladas e, consequentemente, para quem as consome.
Por entender essa problemática é que a empreendedora Luciana Caran lançou a Envolve Bioembalagens, startup fundada em 2018 com o propósito de impactar positivamente a relação de equilíbrio entre o consumo, eliminação do uso de plástico único, redução do desperdício de alimentos e o cuidado com o meio ambiente.
Sua rápida conexão com a ABRAPS (Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável) facilitou o aprendizado sobre temas como Economia Circular, Consumo Consciente, temas que leciona atualmente.
A solução para colocar em prática este conhecimento adquirido foi desenvolver uma embalagem sustentável, reutilizável e eficaz. Através do pano de cera, produto feito com tricoline 100% algodão, tratado com cera de abelha, resinas vegetais e óleo de coco, a Envolve conseguiu chegar a um material antibacteriano, que aumenta a duração dos alimentos e evita o consumo de embalagens advindas de fontes não renováveis e, na maioria das vezes, não recicláveis. O produto é antibacteriano mesmo após 150 lavagens, conforme análises feitas pelo SENAI Cetiqt.
O pano de cera é maleável, aderente, lavável e é a melhor maneira de preservar as propriedades originais dos alimentos graças às propriedades antibacterianas, além de ser usado para cobrir diferentes utensílios, como vasilhas, tigelas e garrafas.
Os panos da Envolve duram ao menos 1 ano. Ao perderem a sua aderência podem ser cortados e usados como acendedor ou substituir os arames plastificados para fechar embalagens. Ainda, para fechar o ciclo do produto, enquadrando a Envolve na Economia Circular, todo o material usado na composição foi escolhido para que os panos possam ser compostados no final de sua vida útil.
Com essa eficiência, até 2023, a marca já evitou que 1.812.902 metros de plástico filme fossem parar na natureza!
A marca, que nasceu para ser um projeto experimental, teve um grande impulso ao ser premiada em primeiro lugar no edital de Combate à Perda e Desperdício de Alimentos do Ministério do Meio Ambiente e participar do programa de aceleração do Founder Institute, a maior aceleradora de startup early stage do mundo, colocando a Envolve em outro patamar. Outras acelerações e prêmios vieram, como o programa Green Sampa da Prefeitura de São Paulo, focado em negócios verdes, e o prêmio Decola Garota da RME e da Amazon.
Em 2023, foi feito inventário da emissão de carbono, adesão ao movimento #MostraSuaPegada, que incentiva os consumidores a cobrar dos fornecedores que mostrem a pegada de carbono de seus produtos com transparência. Também compensamos nossas emissões, somos Carbono Zero.
Como resultado, a Envolve Bioembalagens hoje, além de incentivar o consumo consciente e ofertar dezenas de produtos no varejo (no modelo B2C), através de vendas online ou em distribuidores, como o Mundo Verde e o Instituto Chão, ampliou sua operação, possibilitando atender à demanda B2B, através de brindes corporativos personalizados, projetos especiais e atendimento em Food Service.
Uma empresa comprometida com o desenvolvimento sustentável, vinculada à ABRAPS (Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável) e também à Ellen Macarthur Foundation, a fundação inglesa que difunde a Economia Circular. As embalagens da Envolve Bioembalagens são perfeitas para pessoas e empresas que querem fazer a diferença em seu consumo, reduzindo sua pegada de carbono, adotando novos hábitos e apoiando empresas conscientes.
Contato:
Luciana Caran
luciana@envolve.eco.br
WhatsApp (11) 94562-4464