O terceiro dia da 18ª edição das feiras Bio Brazil Fair e Naturaltech, consideradas as maiores no setor de produtos orgânicos e naturais da América Latina, foi marcado por debates importantes como autoconhecimento, cuidados com a saúde feminina e uma tendência de drinks não alcoólicos e com uma incrível harmonização de frutas e sabores. O evento também seguiu com sucesso de público, realização de negócios e visitas de celebridades renomadas. Confira os destaques do dia:
Casal assume namoro durante visita no evento!
Mari Gonzalez e o empresário Pipo Marques, filho de Bell Marques, e sócio da marca 100% Você, aproveitaram o lançamento da marca para oficializar os rumores do namoro. Durante visita da ex-BBB no estande, os dois trocaram olhares e beijos apaixonados, causando alvoroço entre os fãs e visitantes presentes no espaço!
Os casais Rafa Marques e Pati Guerra e Mari Gonzalez e Pipo Marques
Além do casal, a influenciadora Carol Peixinho, namorada do cantor Thiaguinho, e Pati Guerra, esposa de Rafa Marques, também sócio da marca e irmão de Pipo, também estiveram no espaço da marca.
O surfista e campeão olímpico Ítalo Ferreira visitou a feira logo pela manhã, passando pelo estande da marca Mãe Terra, uma de suas patrocinadoras. Adepto de uma alimentação saudável e balanceada, o atleta de alto rendimento contou estar se preparando para a próxima etapa do Mundial de Surfe, que acontecerá em Saquarema, no Rio de Janeiro, a partir de 22 de junho. “Estou focado, motivado e em busca do meu melhor resultado. A alimentação conta muito nessa etapa preparatória”, comentou.
A cantora e ex-BBB Wanessa Camargo visitou a feira em busca de novidades no mundo da alimentação saudável e orgânica. Vegana, a cantora disse estar encantada e muito feliz em ver tantas pessoas em busca de uma melhor alimentação e hábitos saudáveis. “Nosso corpo é nossa máquina, temos de cuidar dele com muito afeto”, comentou. Wanessa estava acompanhada de seu filho, João Francisco, atualmente com 12 anos de idade.
O empresário Felipe Titto esteve no estande da Desinchá, promovendo o lançamento dos produtos da marca.
Felipe Titto
Palcos e Arenas oferecem conteúdos voltados para saúde, bem-estar e alimentação natural
Arena do Conhecimento: o local foi palco nesta sexta-feira, dia 14, para Murilo Gun, youtuber, palestrante e professor de criatividade, ministrar o talk “Vida leve e negócios flow”, onde abordou as diferentes formas de expressarmos nossos sentimentos e como isso impacta nossa vida. “Reclamar muito é uma manifestação externa de um sofrimento interno. Precisamos ter em mente que tudo que sai da nossa boca, contém o que pensamos e o que estamos sentindo”, afirmou o palestrante.
Ele também ressaltou a importância e o poder de cada palavra que proferimos, pois são ferramentas importantes para definirem como o mundo nos enxerga e como nos posicionamos durante o nosso dia a dia. “Imagina se tivesse um colar como um gravador no seu pescoço o tempo todo e à noite, isso virasse um alimento. Isso iria te nutrir? Você acha que seria um alimento saboroso e saudável?”, confrontou. Para finalizar: deixou uma mensagem para o público reforçando que o coração é a nossa verdade e precisamos estar disponíveis e abertos para o novo, para novas experiências, novos trabalhos e novas oportunidades. Só assim seremos surpreendidos pela vida.
No mesmo local, ocorreu a palestra Mercados Responsáveis by Conexsus, composta pelas empresas AMAZ – Aceleradora de Impacto, ASPROC – Gosto da Amazônia, Carrefour, Dengo Chocolates, Grupo L’occitane, Imaflora, Origens Brasil, Rede Terra do Meio, Veja BR e WWF Brasil.
(da esq. à dir.) Susy Yoshimura (Carrefour), Paula Bonazzi (L’occitane), Arnoldo de Campos (Conexsus), Andresa Silva (Dengo Chocolates) e Clara Baitello (Terra do Meio)
Organizada em duas rodadas, ambas focadas no mercado de orgânicos, os convidados discutiram suas experiências, estratégias e perspectivas, expansão de portfólio, reajustes de produção e consumo, aproximação com a indústria para a minimização de riscos ambientais. Para abrilhantar a primeira parte da apresentação estavam presentes: Susy Yoshimura, diretora sênior de sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil; Paula Bonazzi Cremonezzi, head de Sustentabilidade do Grupo L’occitane; Andresa Silva, head de Redes da Dengo Chocolates; Arnoldo de Campos, líder do núcleo de Inteligência de Mercado da Conexsus; e Clara Baitello, gestora Comercial da Rede Terra do Meio.
Voltado para os pequenos produtores, Arnoldo de Campos, líder de inteligência de mercado da Conexsus afirmou que “atualmente o foco da empresa é desenvolver negócios comunitários e melhorar estratégias de venda para pequenos empreendedores, o que chamamos de circuito curto”. Trazendo como destaque o Programa Floresta Faz Bem, uma parceria entre a Conexsus e o Carrefour, Susy Yoshimura, do Grupo Carrefour Brasil, destacou que o programa “conecta produtores de povos originários ao mercado, promovendo o desenvolvimento sustentável e a conservação de ecossistemas”.
Para a segunda rodada do debate, estavam presentes Sebastião dos Santos Pereira, gerente de cadeia produtiva da Veja BR; Ana Carolina Bauer, analista de Conservação da WWF Brasil; Luiz Antônio Brasi Filho, gerente da Rede Origens Brasil (Imaflora); Laís Gomes, gestora de Acesso ao Mercado da AMAZ (Aceleradora de Impacto); e Ana Alice Britto, coordenadora de Comercialização ASPROC (Gosto da Amazônia), que discutiram sobre impactos ambientais, manutenção das florestas, conservação da Amazônia, povos indígenas, relação com as comunidades e os produtores locais, entre outros temas importantes.
No início da tarde, a Arena do Conhecimento também recebeu os palestrantes Naiara Bittencourt, assessora da presidência da Conab e Bruno Pinto, chefe da divisão de sistemas locais de abastecimento alimentar- SEAB/MDA, que abordaram o tema: “A Importância das Compras Públicas de Orgânicos – Entenda o Decreto que regulamenta a nova composição, mais saudável, da cesta básica do brasileiro”.
Bruno Pinto explicou sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), uma iniciativa governamental que visa garantir segurança alimentar ao comprar alimentos de agricultores familiares para distribuição em programas sociais, promovendo também o desenvolvimento econômico local. Já Naiara Bittencourt destacou que em 2023 o PAA auxiliou cerca de 3.700 projetos alimentares, com 77 mil famílias fornecedores. “As prioridades de atendimento que o programa recorre são pessoas em situação de insegurança alimentar, mas conseguiram expandir para atender aos povos indígenas totalizando 19% da participação total no ano de 2023”, contabilizou.
Naiara também informou sobre o decreto 11.936/2024 que estabelece diretrizes importantes para a composição da cesta básica de alimentos no Brasil, priorizando alimentos orgânicos e minimamente processados. Uma medida visa garantir uma alimentação adequada e saudável para a população, e respeitar o hábito alimentar de cada região do país.
Espaço, Saúde e Bem-Estar: o local sediou uma palestra informativa e esclarecedora sobre o equilíbrio feminino, ministrada por Sâmia Maluf, renomada Aromaterapeuta e Fundadora da By SAMIA. A palestra, intitulada “Equilíbrio feminino: Aromaterapia e cuidados naturais para as mulheres”, abordou uma ampla gama de tópicos relevantes para a saúde e o bem-estar das mulheres.
A profissional destacou a importância dos hormônios como mensageiros químicos que desempenham um papel vital no corpo feminino, influenciando uma variedade de funções, desde o controle do batimento cardíaco até o humor e o sono. Discutiu também as múltiplas manifestações físicas e psicológicas associadas aos ciclos menstruais e a menopausa, enfatizando a influência dos hormônios e oferecendo orientações para o alívio dos sintomas utilizando a aromaterapia e outros cuidados naturais.
Entre outras recomendações, ela destacou os benefícios da alimentação balanceada, a prática de atividades complementares como yoga e meditação, além do uso de fitoterapia e aromaterapia para proporcionar alívio dos sintomas menstruais e da menopausa. Durante a palestra, foram compartilhadas diversas dicas práticas, incluindo a diluição adequada de óleos essenciais antes da aplicação na pele, além de receitas de chás e técnicas de automassagem abdominal para promover o bem-estar durante os ciclos menstruais e na menopausa.
Lounge VIP Nutricionistas: o espaço foi o endereço onde a Dra. Carolina Pimentel destacou a importância do consumo de sucos no Brasil, hábito enraizado na cultura alimentar do país. Segundo Carolina, “o consumo da bebida durante as refeições é uma prática tradicional por aqui, onde podemos encontrar no mercado variedades de sucos integrais, concentrados, reconstituídos ou mistos”.
Os sucos reconstituídos, por exemplo, são feitos 100% a partir da fruta, onde o processo inclui a desidratação da fruta para facilitar o transporte e a reidratação na fábrica. Já os sucos conhecidos como néctares são diluídos em água, contendo entre 10% e 50% de suco da fruta, enquanto os refrescos possuem uma quantidade mínima de 10% de suco de fruta ou 5% de suco de vegetal.
Boas escolhas alimentares influenciam diretamente a saúde e, portanto, devem ser conscientes e informadas. A leitura atenta dos rótulos de sucos de caixinha, por exemplo, ajuda a entender a composição e a segurança do produto. A tecnologia não apenas melhora a praticidade e eficiência na produção de alimentos, mas também promove a segurança e a saudabilidade do produto.
Relatórios indicam que o consumo insuficiente de frutas, legumes e verduras contribui para milhões de mortes prematuras. Portanto, a segurança alimentar, que implica em ter alimentos saudáveis e livres de doenças, com leis aprovadas pela avisa, são fundamentais para o andamento da indústria. “Qualquer escolha que fizermos no nosso dia a dia vai fazer a diferença, então, precisamos escolher qual diferença queremos fazer”, enfatizou Carolina.
Desenvolver habilidades culinárias são aspectos importantes para uma alimentação variada, colorida e saudável, rica em compostos ativos que previnem doenças. Compreender a complexidade dos fatores que determinam o padrão alimentar, que inclui aspectos econômicos, sociais e tecnológicos, é crucial para uma abordagem holística da nutrição. “No fim o que todos nós precisamos é de uma alimentação cheia de variedades, colorida e saudável, pois, são as cores que comunicam todos os compostos ativos que capacitam a prevenção de doenças”, finaliza.
SERVIÇO – Bio Brazil Fair | Biofach América Latina e Naturaltech 2024
Quando: de 12 a 15 de junho de 2024
Horários: Dias 12 e 13, das 10h às 13h, exclusivo para profissionais B2B e B2P. Público em geral nestes dias somente a partir das 13h. Dias 14 e 15, das 10h às 20h, para todos os públicos.
Local: Distrito Anhembi, Avenida Olavo Fontoura, 1209, São Paulo/SP
Para mais informações sobre assuntos para a imprensa, entre em contato: francal@approach.com.br
Sobre a Bio Brazil e Naturaltech
A Bio Brazil e Naturaltech são as maiores feiras de produtos orgânicos, naturais e saudáveis da América Latina. Realizadas anualmente, as feiras oferecem uma plataforma abrangente para empresas e profissionais do setor, promovendo a inovação, sustentabilidade e o bem-estar. Com uma variedade de exposições, palestras e atividades, a Bio Brazil e Naturaltech são eventos imperdíveis para todos os interessados em saúde, nutrição e sustentabilidade.
Sobre a Francal
Desde 1969, a Francal é sinônimo de negócios e pioneirismo. Com mais de cinco décadas de atuação, é uma das maiores e mais tradicionais promotoras de eventos do país, com capital 100% nacional. Os negócios originados pelos 13 eventos de seu portfólio movimentam a economia e contribuem para o desenvolvimento de todas as regiões do Brasil.
GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA
francal@approach.com.br
Aliny Pavan e João Godoy (atendimentos) | Tatiana Izquierdo (gerente)
Nós estamos muito interessado sno que você tem a dizer. Escreva para nós! É fácil, rápido e teremos o maior prazer em responder
Entre em Contato
+55 (11) 2226-3100
Atendimento ao Expositor
cs@francal.com.br
Atendimento ao Visitante
visitante@francal.com.br
Consulte nossa Política de Privacidade de Dados
COPYRIGHT | Francal. Todos os direitos reservados.