Press Releases

Biodiversidade e saúde: Ecossistema de Alimentos da Amazônia foi tema na Naturaltech

Açaí, castanha e cacau são os produtos mais conhecidos, mas mapeamento desvenda mais de 100 ingredientes oriundos da região

São Paulo, junho de 2023 – O Ecossistema de Alimentos na Amazônia foi tema da palestra que abriu a agenda deste sábado, 17 de junho, da Bio Brazil Fair e Naturaltech, realizada desde dia 14 de junho no Pavilhão de Exposição do , em São Paulo. O relatório mapeou 164 startups de alimentos e mais de 100 ingredientes. Destes, 40 já estão em estágio de estudo e pesquisa para aplicação e uso comercial. 

A discussão teve foco em como reconhecermos e utilizarmos da melhor forma os insumos e produtos amazônicos, uma região rica e bela que ocupaAnhembi cerca de 59% de todo o território nacional, sempre atentos à preservação. Com mediação de Mário Braga, especialista em cadeias produtivas amazônicas na Synergia Consultoria, o painel teve a presença de convidados que apresentaram suas visões sobre o momento atual e perspectivas para desenvolvimento da bioeconomia amazonense de maneira sustentável e não invasiva. 

Paula Scherer, COO da Ateha e Ekuia, uma das convidadas do painel, trouxe como contribuição a importância da pesquisa e do conhecimento para pararmos de pensar no “mono”, ou seja, na exploração de um único insumo/produto, para conseguirmos trabalhar com a diversidade e a sazonalidade dos produtos da região. “O primeiro desafio começa com a preservação dos povos originários da Amazônia”, diz Paula. 

Na opinião de Pedro Frizo, coordenador de Programas Socioambientais na Conexsu, “deveríamos ter mais produtos”, porque os três mais conhecidos do grande público – açaí castanha e cacau – representam cerca de 90% dos produtos da Amazônia. Para Pedro, “para termos uma boa Bioeconomia na Amazônia é importante olharmos pelos aspectos amazônicos e respeitar a maneira como funciona a região, parando de impor outras culturas para eles”. 

A opinião é compartilhada por José Santiago da Silva, fundador da Associação Agroextrativista Sementes da Floresta (AASFLOR). José falou sobre termos um equilíbrio com os povos amazônicos e respeitar sua região, as terras e espaços. Baseado em sua experiência como produtor local, ele também defende o respeito aos povos originários. “Não se deve tentar impor um novo formato para essas pessoas. Sou a favor da agricultura das famílias originárias e não a venda para grandes fazendeiros, que irão desmatar e destruir. Nós somos os verdadeiros guardiões da Floresta e das sementes”. 

Renata Cohen, Head de Estratégia e Inovação na RG Think Food, defende que a Amazônia é hoje uma das maiores riquezas que temos e lembrou da necessidade de saber como comunicar e “traduzir” tudo isso que conversamos para o mundo que vivemos. “O consumidor, muitas vezes, não estará pronto para ver essa mudança. Saber comunicar com eles, de forma legal e criando uma conexão para integrar os consumidores para esse universo, é essencial”. 

“Temos dois pontos chaves: o ponto do consumidor, que tem uma necessidade de educação e entendimento da origem, e a preocupação que os consumidores desenvolveram com a própria saúde e a vontade de cuidar do próprio corpo”, conclui Renata. 

Todas as novidades, informações sobre conteúdos e credenciamento podem ser encontradas nos sites da BIO BRAZIL FAIR| BIOFACH AMÉRICA LATINA e Naturaltech.  

Sobre a Bio Brazil Fair| BIOFACH América Latina e Naturaltech 

Realizada pela Francal Feiras, a NATURALTECH e a BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMÉRICA LATINA são as principais feiras do setor de produtos orgânicos e naturais, incluindo alimentos, cosméticos e produtos pet. Elas são realizadas simultaneamente e reúnem os principais players do mercado. Nas edições anteriores, os eventos receberam mais de 36 mil visitantes e apresentaram ao menos 1.200 lançamentos ao mercado. 

Sobre a Francal Feiras   

Desde 1969, a Francal Feiras é sinônimo de negócios e pioneirismo. Com mais de cinco décadas de atuação, é uma das maiores e mais tradicionais promotoras de eventos do país, com capital 100% nacional. Os negócios originados pelos 13 eventos de seu portfólio movimentam a economia e contribuem para o desenvolvimento de todas as regiões do Brasil.   

Gestão de relacionamento com a imprensa   

APPROACH COMUNICAÇÃO   

francalfeiras@approach.com.br 
Patrícia Kishimoto | (11) 96915-5864 
Patricia Kamel | (11) 99615-0021 

Últimos Releases
Entre em Contato

+55 (11) 2226-3100

Atendimento a Expositor:

cs@francal.com.br

Atendimento a Visitante:

visitante@francal.com.br

Realização:
Consulte nossa Política de Privacidade de Dados
COPYRIGHT | Francal Feiras. Todos os direitos reservados.