“As pequenas e médias empresas são hoje as grandes impulsionadoras da inovação no setor saudável e sustentável. Elas operam com agilidade, propósito e proximidade com o consumidor”, destaca Valeska Ciré, head de produtos da feira.
“Mais de 95% dos nossos consumidores não são veganos, mas pessoas que buscam saúde”, afirma Thayana Mattar, gerente nacional.A Avanti Food Systems, fornecedora da proteína vegetal desfiada da Vida Veg, também celebra a consagração das chamadas proteínas culinárias.
“Não se trata de substituir carne, mas de criar novos padrões alimentares”, diz o CEO Fernando Santana.Na Bahia, a Rede Povos da Mata une 2 mil agricultores em 22 territórios e avança com tecnologias como biofertilizantes por drones e projetos de distribuição.
“Estamos quebrando o mito de que só ricos comem orgânico”, diz Mateus Fernandes. Rubens Dario reforça: “A agroecologia tem escala e responde à crise climática”.A Associação de Agricultura Orgânica (SP) destaca o consumidor como motor do setor.
“O consumo cresceu entre 18% e 20% em São Paulo. Programas como o PNAE ajudam o produtor a ter segurança para plantar”, afirma Taís Teixeira.Segundo dados da Organis, Associação de Promoção dos Orgânicos, o mercado de orgânicos movimentou R$ 7 bilhões em 2024, alta de 87%. Entre os lançamentos, a Bolazza, da Pra Levar Foods, apresentou snacks fermentados com ingredientes brasileiros e impacto social para a comunidade de Ubatuba, no litoral de São Paulo.
“Queremos reformular o consumo de lanches com sabor e afeto”, diz Patrícia Busto.Na Local.e, incubadora que já mentorou 160 empresas, “as marcas saem mais preparadas para competir, comunicar e crescer com propósito, encurtando o caminho entre a ideia e o impacto comercial, conectando negócios sustentáveis a consumidores e canais de venda estratégicos”, afirma o cofundador Juan Stingo. Das marcas presentes nas feiras, três ganham destaque: Luci, cerveja sem álcool; Yuca, de pão de queijo natural e sem glúten, que projeta faturamento de R$ 5 milhões em 2025 e já está em 250 PDVs; e Chef Di Sério, que soma R$ 4 milhões de faturamento, crescimento de 20% ao ano e 1.500 pontos de venda com seu polvilho vegano e sem glúten. A Bananinha Paraibuna, maior empregadora de sua cidade, espera fechar 2025 com R$ 48 milhões, 15 mil PDVs e mix de produtos sem açúcar como diferencial. A empresa havia registrado R$ 45 milhões em 2024.
“Nosso diferencial é manter a essência artesanal de uma empresa familiar”, diz Letícia Paiola, terceira geração à frente da marca.A feira também promove três rodadas de negócios: nacional e internacional para alimentos, bebidas e suplementos; e uma rodada Clean Beauty voltada a cosméticos naturais. Com 836 expositores e 60 mil visitantes previstos, a feira consolida São Paulo como capital do consumo consciente.
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Importante: Público em geral, a visitação será apenas nos dias 13 e 14 de junho, com ingresso único válido para os dois dias.
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