Palestrantes
DanielCady400px
Daniel Cady

Nutricionista

Cauê Suplicy

Fundador do Barnana

Murilo Gun

Palestrante e professor
de criatividade

Alessandra Luglio

Diretora de Saúde e Nutrição da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB)

Adolfo Mendonça

CEO Equilibrium Latam e Nutricionista

Andrea Dangelo

Consultora internacional em agricultura biodinâmica

Rogerio
Dias

Presidente do Instituto Brasil Orgânico

Cynthia Antonaccio

CEO Equilibrium Latam e Nutricionista

Lidiane Barbosa

Fundadora da Roomys Sorvetes

Vanderli Marchiori

Nutricionista

Leila Okumura

Co-fundadora da Local.e

Gabriela Scarlati

Terapeuta de Bem-estar e Sócia do Instituto Milton Scarlati

Rachel Soraggi

Vice presidente da Associação Biodinâmica

Sebastião Giori

Produtor orgânico e biodinâmico de café robusta

 

Daniela Nascimento

Produtora orgânica e biodinâmica

Luciano Portela

Produtor orgânico e biodinâmico

Pedro Jovchelevich

Coordenador Geral da Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica

Claudia Vivacqua

Co-fundadora da Associação Comunitária CSA Brasil

Kátia Bagnarelli

Apresentadora do
Talk & Taste

João Volkmann

Produtor orgânico e biodinâmico

Gilmar Garagory

Produtor orgânico
e biodinâmico

Flávio Alves de Medeiros

Gerente da Fazenda Tamanduá

Edgard Giordani

Produtor orgânico
e biodinâmico

Luciana Gomes

Presidente da Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica

Ximena Moreno

Produtora orgânica
e biodinâmica

Dr. Marcos Trajano

Produtor orgânico e biodinâmico

Luzia Massu Yoneda

Agricultores familiares biodinâmicos

Dra. Marle Alvarenga

Nutricionista

Izabela Dolabela

Chef do it.kitchen, embaixadora da Le Cordon Bleu Brasil e Masterchef Profissional

Tatiana Consoli

Nutricionista Coordenadora do Dpto de Medicina e Nutrição da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB)

Larissa Vidal

Nutricionista – Escola Natural Chef

Marilei Piana Giordani

Chef e sommelier de vinhos

Clevane Ribeiro Pereir Valle

Conselheira no Instituto Brasil Orgânico

Valeska de Oliveira

Head de Produtos na Francal Feiras e Conselheira no Instituto Brasil Orgânico

Gilmar Vieira

Integrante da Coordenação da Rede Ecovida de Agroecikigia e Certificação Participativa

Dr. Murilo Pereira

Nutricionista

Sandra Takata

Presidente do Instituto Mulheres do Varejo

Carmen Giori

Produtora orgânica e biodinâmica

Dra. Andreia Naves

Nutricionista

Luisa Makul Zogbi

Assistente
de Chef

Dr. Thiago Barros

Nutricionista

Paula
Costa

Comunicóloga e Cocriadora do Inquietesi

Marco Ferragina

CEO e Co-Founder do Hub do Incentivo

Manoel Müller

Diretor da Muller Camacho Design

Rodrigo Aquino

Diretor Fundador do Instituto Dignamente

Bruno Moreti Testi

Gerente Nacional Canal Alimentar da Catarinense Pharma

Virginia
Mendes Ciprian Lira

Coordenadora de Agroecologia e Produção Orgânica no MAPA

Marcela Worcemann

Nutricionista

Eduardo Santos

Diretor de Marketing da Ziel Cosmetics e Mentor de comunicação para o mercado de luxo

Paulo
Ivan

Médico

Rafael Hortz

Diretor de Marketing da Vitão Alimentos

Emiliano Amaral

CEO do Grupo Puro

Acompanhe toda programação
Acompanhe toda programação
Daniel Cady

Nutricionista

Esta palestra oferece uma análise aprofundada dos desafios enfrentados pela sociedade moderna em relação à saúde e à sustentabilidade, destacando como nossas escolhas diárias de alimentação, exercício, consumo e estilo de vida impactam não apenas nossa própria saúde, mas também de toda a sociedade.

Cauê Suplicy
Fundador do Barnana

Ex-triatleta profissional brasileiro Caue é o visionário por trás de Barnana. Seu objetivo de apresentar aos americanos lanches deliciosos, melhores para os consumidores e para o planeta está sendo alcançado, já que Barnana é agora a marca de chips de banana orgânica nº 1 nos EUA. A marca conquistou rápido crescimento mantendo o valor fundamental de pagar aos pequenos agricultores – muitos dos quais são indígenas da Amazônia – um prêmio de 30% pelo cultivo de bananas orgânicas e bananas usando métodos regenerativos. Sua paixão por transformar bananas em lanches deliciosos ajudou a catalisar o crescente movimento de alimentos reciclados.

Murilo Gun
Palestrante e professor de criatividade

Murilo Gun foi um dos pioneiros da internet e comédia stand-up no Brasil. Fez turnê nacional, lançou show no Netflix e foi apresentador de programas no SBT, Multishow e Comedy Central. Em 2014, morou 3 meses num centro de pesquisas da NASA, no Vale do Silício, estudando futurismo na Singularity University, e na volta fundou a KEEP LEARNING SCHOOL, escola de cursos online de criatividade. Atualmente, faz palestras e organiza eventos e imersões sobre criatividade e autoconhecimento.

Alessandra Luglio
Diretora de Saúde e Nutrição da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB)

Nutricionista formada pela Universidade de São Paulo em 1996. Extensão em Economia Circular na Berkeley University – CA/USA Diretora do departamento de saúde e nutrição da Sociedade Vegetariana Brasileira. Embaixadora e colaboradora da área de nutrição da SeaShepherd Brasil. Fundadora da Ale Luglio Nutrição, empresa que presta consultoria para empresas da área de alimentos e suplementos. Co-coordenadora e professora de cursos de pós-graduação em nutrição vegetariana. Palestrante na área de nutrição consciente, esporte, vegetarianismo e sustentabilidade, economia circular e ESG. Organizadora de eventos proprietários de imersão em saúde, cadeias produtivas, sustentabilidade e ESG. 

Adolfo Mendonça

Facilitador da Uni_Diversidade da Quebrada

Nutricionista no Centro de Recuperação e Educação Nutricional – CREN

Andrea Dangelo
Consultora internacional em agricultura biodinâmica
Andrea D’Angelo, brasileira, agrônoma, consultora internacional em agricultura Biodinâmica e Demeter. Trabalha há muitos anos com cultivo, elaboração e utilização dos preparados biodinâmicos, realiza oficinas, palestras e cursos em diversos projetos no Brasil e outros países. Trabalha com capacitação em desenvolvimento de paisagens resilientes integrando agricultura biodinâmica, preparados biodinâmicos, observação fenomenológica da natureza e o ser humano.

Rogério Dias

Presidente do Instituto Brasil Orgânico

Engenheiro Agrônomo formado em 1979, pela UFRRJ, onde começou seu interesse pelo movimento orgânico tendo, juntamente com outros estudantes, participado da criação do CEA – Centro de Estudos Agronômicos. Em 1982 entra para o Ministério da Agricultura, em Brasília, onde trabalhou até aposentar, em junho de 2017. Na década de 80 foi Presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do DF, por dois mandatos e Vice-Presidente da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil – FAEAB, período em que participou da organização de Encontros Brasileiros de Agricultura Alternativa-EBAA e da luta, no Congresso Nacional, pela criação da Lei dos Agrotóxicos. Ainda, nessa década, iniciou suas atividades como produtor orgânico e participou da criação da primeira feira de produtos orgânicos do DF e da criação da Associação de Agricultura Ecológica-AGE. Foi cedido, em 1989, para o Governo do Distrito Federal, para ajudar a criar a Secretaria de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia e a Lei Ambiental do DF. Ainda no GDF, dirigiu o Instituto de Ciência e Tecnologia e a Fundação Zoobotânica. Participou da elaboração da Instrução Normativa 007/99, e assumiu a gestão de sua implementação. Coordenou os trabalhos de elaboração e implementação da Lei 10.831/2003 e de sua regulamentação e da criação do Programa Pró-Orgânico que incluiu ações de fomento, à produção orgânica, nos Planos Plurianuais do Governo Federal. Participou, da articulação e construção, em 2012, da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica. Em 2018-19 foi Vice-Presidente da Associação Brasileira de Agroecologia- ABA, para a Região Centro-Oeste.

Cynthia Antonaccio
CEO Equilibrium Latam e Nutricionista

Nutricionista com mestrado pela USP e MBA na ESPM, ​Cynthia tem empreendido com a missão de levar nutrição e saúde para inovar o setor de alimentos, bebidas e suplementos. ​ E comunicar estas inovações, de forma responsável, para os nutricionistas e influenciadores. ​É o que faz a frente da Equilibrium Latam há mais de 20 anos. ​ Nos últimos 8 anos tem focado na área de educação e geração de conteúdo de valor, tanto para a indústria, por meio do www.bhbfood.com , quanto para nutricionistas, por meio do Instituto www.NutriçãoComportamental.com e www.academiadanutricao.com ​

Lidiane Barbosa
Fundadora da Roomys Sorvetes

Com 27 anos e 500 reais na conta, comecei a produzir a minha maquiagem natural e vegana. Me apaixonei de uma forma tão grande por ser um produto de alta qualidade que nutre e hidrata a pele, que resolvi estudar, me aprimorar e fazer com que essa maquiagem chegasse no maior número de mulheres possível. Após 2 anos, abri uma fábrica própria e hoje, com uma equipe feita por dezenas de mulheres, as maquiagens estão na casa de mais de 20 mil mulheres e com pretensão em expandir a cada ano que passa.

Vanderli Marchiori
Nutricionista

Posição Atual: Consultório – Consultoria em Desenvolvimento de Produtos e de Analises Tecnicas e Pareceres Técnicos de Alimentos, Suplementos e Fitomedicamentos Atendimento em Consultório privado com foco em uso de plantas medicinais em planos dietéticos personalizados. Fundadora e Vice Presidente da Associação Brasileira de Nutrição e Saúde Mental Fundadora e Ex Presidente da Associação Paulista de Fitoterapia Conselheira e Fundadora da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva. Ex – Conselheira e Parecerista Tecnica do CRN da 3º região, Assessora Técnica da Faculdade de Medicina de São Jose do Rio Preto. Colaboradora Técnica do Conselho Federal e Regional de Nutricionistas e da Associação Paulista de Nutrição, Fitoterapeuta pelo Medicina Natural Alternativa no Manchester Institute of Medicine. Instrutora Oficial de Mindfulness Based Eating Professora Convidada de Hospitais e de várias Universidades Publicas e Privadas no Curso de Graduação e Pós Graduação em Nutrição, Autora do Livro Alho – Garlic- Descubra como o o alho pode favorecer sua saúde, Co autora do livro Grávida em Boa Forma de Angélica Banhara, Colaboradora dos livros: Nutrição Esportiva de Sueli Longo, Nutrição Esportiva de Thais Verdi, Atualidades em Nutrição de Lara Natacci e Nutrição Esportiva de Marcia Daskal Formação em Fitomedicina – Fundação Herbarium e Associação Argentina de Fitomedicina – 2004, Especialista em Nutrição Clinica Funcional – CVPE Cursou a pos Graduação em Psicologia Transpessoal pela Associação Luso Brasileira de Transpessoal – 2010 Especialista em Fitoterapia Integrativa pela FAMATEC – 2015

Leila Okumura
Co-fundadora da Local.e

Formada em Administração pela FEA-USP, com MBA na Vlerick Business School – Bélgica e MBA no Ibmec – São Paulo. Trabalhou mais de 15 anos ajudando grandes empresas no desenvolvimento de estratégias de lançamento de novos produtos no Brasil, Bélgica e Itália. Desde 2018, se dedica a promover o Consumo Local no Brasil, ajudando marcas locais a serem mais competitivas no varejo brasileiro. Leila é co-fundadora da Local.e, uma plataforma digital que acelera o crescimento das marcas locais, facilitando a jornada ao varejo.

Gabriela Scarlati

Terapeuta                          

Gabriela Scarlati é terapeuta de bem estar, empreendedora e sócia do Instituto Milton Scarlati

Rachel Soraggi

Vice presidente da Associação Biodinâmica

Bióloga, foi consultora em Agricultura Biodinâmica por mais de 25 anos para agricultores familiares, assentados da reforma agrária, médios e grandes produtores. Especialista em cafeicultura e fruticultura Biodinâmica.
Sebastião Giori

Produtor orgânico e biodinâmico de café robusta

Produtor rural desde a infância, representa a quarta geração da família Giori no Espírito Santo, sempre dedicado à produção de café. Desde 1997 está à frente, junto com seus irmãos, da Fazenda Giori, especializada no plantio de café robusta. Como produtor, colocou sua vivência no direcionamento do organismo agrícola para a produção orgânica e biodinâmica, coroando uma história de vida que se confunde com a própria história da terra que cultiva. É membro do conselho diretor do Sindicato Rural de Cachoeiro de Itapemirim, membro da BSCA e da ABD.
Daniela Nascimento

Produtora orgânica e biodinâmica

Produtora rural familiar de cacau biodinâmico da Chácara Sucupiras (Bahia)

Luciano Portela

Produtor orgânico e biodinâmico

Produtor rural familiar de cacau biodinâmico da Chácara Sucupiras (Bahia)

Pedro Jovchelevich

Coordenador Geral da Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica

Eng. agrônomo pela ESALQ-USP, Coordenador geral da Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica, com Mestrado em ritmos astronômicos na agricultura biodinâmica, pela FCA-UNESP.
Doutorado em Horticultura- Melhoramento de hortaliças sob cultivo biodinâmico, pela FCA-UNESP.
Docente do curso de especialização lato sensu em Agricultura Biodinâmica Inst. ELO/Fac.Galileu,
Coordenador da rede de sementes biodinâmicas,
Coordenador do Calendário Biodinâmico.

Claudia Vivacqua
Co-fundadora da Associação Comunitária CSA Brasil
Co-agricultora da CSA Demétria, Co-fundadora da Associação Comunitária CSA Brasil na qual apoia novas iniciativas de CSA, atuando como consultora e mediadora de processos na estruturação comunitária.
Kátia Bagnarelli
Apresentadora do Talk & Taste

Kátia Bagnarelli é jornalista, cineasta, empresária, artista plástica e apresentadora do Jornal Onews, diretora de comunicação do INstituto Brasil Orgânico e embaixadora do agro orgânico e biodinâmico no Brasil.

João Volkmann 

Produtor orgânico e biodinâmico
Produtor de arroz biodinâmico.
Gilmar Garagory
Produtor orgânico e biodinâmico

Com formação na área de história, filosofia e psicologia da educação (PUC/SP e UNESP/Marília) e após atuar na área acadêmica por cerca de vinte anos, como professor, gestor e assessor, há nove anos optou por um redirecionamento na vida mudando com a família para o sítio onde desde então reside e pratica a agricultura orgânica e biodinâmica. 

Flávio Alves de Medeiros

Produtor orgânico e biodinâmico

Gerente de produção da Fazenda Tamanduá, Engenheiro Agrônomo.
Edgard Giordani
Produtor orgânico e biodinâmico

Enólogo pelo IFRS-Bento Gonçalves (2015) com especialização em Agricultura Biodinâmica em Botucatu SP (2017). Sua primeira graduação foi em licenciatura plena em música e Bacharelado em Violão Clássico (1983 – 1988) Para o desenvolvimento da vitivinicultura biodinamica, estagiou na Itália em vinícolas biodinâmicas em 2015 no Trento e Friulli Venezia Giulia. Atualmente é Enólogo-proprietario da Vinum Terra – Vinhos Biodinâmicos e Naturais. Paralelamente, desenvolve projetos de apicultura, agricultura biodinâmica para horticultura e fruticultura, agrofloresta, recuperação de nascentes e compostagem.

Luciana Gomes
Presidente da Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica

Engenheira agrônoma (UFG – 1994), com Especialização em Agricultura Biodinâmica (UNIUBE -2004), Design de Assentamentos Sustentáveis e Ecovilas (UNITAU -2022), Mestre em Horticultura (FCA – UNESP – 2016). Atua como consultora em Planejamento e Produção de Hortaliças Agroecológicas, Biodinâmicas e Orgânicas: AAO (1995 – 1998), Horta & Arte (1998 – 2007), Instituto Annona (2009 – 2016) e Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica – ABD (desde 2008) em mais de 100 Propriedades Rurais e suas associações. Gestora de Projetos de Desenvolvimento Social e Rural através da Agroecologia no campo e na cidade (1995 – 2022, pelas ONGs AAO, ABD, AKARUI, empresas Fibria e Suzano Papel e Celulose). Co-agricultora e responsável técnica da Comunidade que Sustenta a Agricultura -CSA Taubaté (2021-2023). Realiza Cursos de Produção de Hortaliças Biodinâmicas e/ou Orgânicas presencial (desde 1995) e On Line (desde 2020). Responsável técnica da Fazenda dos Bambus / Instituto Jatobás

Ximena Moreno
Produtora orgânica e biodinâmica

Ximena Moreno é Mãe de duas crianças. Agricultora Biodinamica, Medica Veterinária e Mestre em Gestão e Planejamento Ambiental. Trabalhou com projetos de inovação tecnológica na área de Gestão de Turismo Sustentável, Manejo Pastoril de áreas úmidas no Salar de Huasco no Chile, Gestão Sustentável de Áreas Protegidas no Vale de Lluta Chile, projetos de Agroecologia com resgate de manejos ancestrais de pastoreio, manejo de pastagem e etnobotânica.
Fez formação em Antroposofia (ABMA), Medicina Antroposófica (ABMA) e Agricultura Biodinâmica (ABD). Co fundadora da Comunidade que Sustenta Agricultura, Educação e Saúde (CSAES) Bindu, há 8 anos trabalha no desenvolvimento do organismo sócio agrícola Bindu.

Dr. Marcos Trajano
Produtor orgânico e biodinâmico

Graduado em Medicina (UFBA) e Instrutor de Yoga (Atman). Fez formação em Medicina Antroposófica (ABMA). É Especialista em Gestão da Clínica (HSL) e em MTC/Acupuntura (ABA).
Trabalhou em gestão de saúde pública entre 2009 e 2017, compondo a Coordenação Nacional de Práticas integrativas e Complementares do Ministério da Saúde 2009-2011, e na Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal 2012 – 2017. Foi presidente da Regional Centro-Oeste da Associação Brasileira de Medicina Antroposófica (ABMACO 2020/2021). Atualmente é Gerente de Práticas Integrativas em Saúde e Referência Técnica Distrital em Plantas Medicinais/Fitoterapia (SES/DF). Exerce a Medicina de Família e Comunidade na rede da APS do SUS/DF e é idealizador do projeto Hortos Agroflorestais Medicinais Biodinâmicos (HAMB), com enfoque na integração da Medicina com o Cultivo Biodinâmico de Plantas Medicinais em Agroflorestas, recuperação produtiva de áreas degradadas e produção de medicinais, PANC, aromáticas e óleos essenciais. Co-fundador da Comunidade que Sustenta Agricultura, Educação e Saúde (CSAES) Bindu e da @chacara.bindu

Marle Alvarenga

Nutricionista

Nutricionista graduada pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP- USP), mestre, doutor e pós-doutor pela FSP-USP. Coordenador do Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares (GENTA), supervisor do grupo de nutrição do Programa de Transtornos Alimentares (AMBULIM-HC-FMUSP).
Certificada em Intuitive Eating pelo INTUITIVE EATING PRO Skills Training Teleseminar (2015), com Evelyn Tribole. Instrutora qualificada em Mindfulness-Based Eating Awareness Training (MBEAT) (2016). Idealizadora do Nutrição Comportamental. Autora dos livros “Transtornos alimentares e Nutrição – da prevenção ao tratamento””, “”Nutrição Comportamental”” – e de mais de 70 artigos científicos. Idealizadora da Nutrição Comportamental.

Izabela Dolabela

Gastrônoma

A chef Izabela Dolabela Simon é formada em gastronomia pela Universidade Estácio de Sá com chancela da Alain Ducasse Formation e Ecole Hôtelière de Lausanne. Pós graduada em gastronomia funcional e natural e em gastronomia vegetariana e vegana pelo Senac e Embaixadora da Le Cordon Bleu Brasil no Diplôme em Plant Based. Em 2016, participou da primeira edição do MasterChef Profissionais. Hoje é chef e sócia do it.kitchen, localizado na Vila Madalena em São Paulo, da Lowko Sorvete, das Compotas Ibá e da Artse Vinhos.

Tatiana Consoli
Nutricionista Coordenadora do Dpto de Medicina e Nutrição da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB)

Nutricionista graduada no curso de Nutrição pela Unicamp; Pós graduada em Nutrição Materno Infantil; Mestre em Ciências da Nutrição e Esporte e Metabolismo; Professora e palestrante; Especialista em alimentação plant-based e vegetarianismo; Coordenadora de desenvolvimento de projetos do departamento de Medicina e Nutrição da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB).

Larissa Vidal

Nutricionista Escola Natural Chef

Larissa Vidal, nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional e NaturalChef desde 2016, desempenha atualmente o papel de Coordenadora Científica na Escola NaturalChef. Lá, suas atividades incluem ministrar aulas teóricas e práticas sobre a transformação dos alimentos em terapia. Seu foco educacional concentra-se na Glicação Avançada, tanto na forma endógena, abordando tipos de açúcares, formas saudáveis de adoçar e compensadores dietéticos, quanto na exógena, explorando a Reação de Maillard e AGEs nos alimentos, e formas de compensar dietéticamente a sua produção e absorção.

Marilei Piana Giordani

Chef e sommelier de vinhos

Marilei Elisabete Piana Giordani nasceu em Xaxim – SC, e é neta de filhos de imigrantes italianos oriundos de Pinto Bandeira e Monte Belo do Sul, dois antigos distritos de Bento Gonçalves–RS. A cultura italiana dos familiares, os saberes e fazeres e a gastronomia, fizeram parte da sua infância na sua terra natal, cujo primeiro moinho de farinha dos nonos Paulo e Vilma Cavaleri era palco das brincadeiras nos finais de semana e dos encontros de família. Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Rio dos Sinos – UNISINOS em 1984, exercendo sua profissão por mais de 30 anos em studio autônomo. Sua busca por aprofundar seu conhecimento em sua área, realizou a Especialização em Urbanismo (1990), mas o divisor de águas profissional foi a Especialização em Patrimônio Cultural Urbano (2007), Mestrado (2013) e Doutorado (2020) no PROPUR na Universidade Federal do Rio Grande Sul (UFRGS). Sua pesquisa tem como foco a preservação da paisagem cultural vitícola do Vale dos Vinhedos (área geográfica) e as implicações decorrentes da preservação no primeiro território brasileiro com Denominação de Origem (D.O) dos seus vinhos. É autora do livro “Paisagem Cultural Vitícola: Entre os Parreirais, a Urbanização e a Proteção – Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves/RS – Brasil”, 2019. O processo da publicação se deu dentro do edital do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS selecionando 6 pesquisas científicas de arquitetos do estado. Suas vivências familiares até a idade adulta alvoraram como chef autodidata da Locanda di Lucca, onde busca ressaltar os sabores e aromas naturais dos produtos orgânicos e biodinâmicos utilizados no cardápio, cujas memórias familiares possuem um papel importante para proporcionar uma experiência gastronômica singular. O amor e companheirismo por Edgar também a trouxeram ao mundo do vinho na formação de sommelier (2013).

Clevane Ribeiro Pereira Valle

Conselheira no Instituto Brasil Orgânico

Produtora de orgânicos e Empresária na fazenda malunga, conselheira do instituto brasil Orgânico
Valeska de Oliveira
Head de Produtos na Francal Feiras e Conselheira no Instituto Brasil Orgânico
Executiva com uma sólida formação acadêmica e com trajetória profissional de mais de 15 anos fortemente relacionada a Gestão de Associações Setoriais, com foco no segmento de Frutas & Vegetais e a Organização de Eventos de Negócios. Apaixonada por pessoas e negócios que promovam a saudabilidade, inclusão e transformação social. Responsável em suas atuações por unir resultados financeiros sólidos com impacto positivo na sociedade. Há quase uma década, faz parte da equipe da Francal Feiras (www.francalfeiras.com.br), onde atuou em diversas posições. Atualmente, Head de Produtos da Vertical de Sustentabilidade. Nesta função, lidera a maior feira da América Latina de Produtos Orgânicos e Sustentáveis, atraindo mais de 52 mil visitantes e representando mais de 700 marcas expositoras. Além disso, é a Country Manager no Brasil da International Fresh Produce Association – IFPA (www.freshproduce.com.br), uma associação global de produtos frescos. Minha missão nesta posição é impulsionar o consumo de Frutas, Flores, Legumes e Verduras, através do fortalecimento e organização da indústria. Mantém uma constante interface com varejistas, produtores e fornecedores de serviços e produtos, trabalhando em conjunto para atingir esse objetivo.
Gilmar Vieira
Integrante da Coordenação da Rede Ecovida de Agroecikigia e Certificação Participativa
Coordenador de circulação de alimentos ecológicos da Associação Regional de Cooperação e Agroecologia ECOPER no Rio Grande do Sul
Murilo Pereira
Nutricionista

Nutricionista pela Universidade Federal de Pelotas; Mestre em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina; Fundador da formação em Modulação Intestinal. Coordenador da Pós-graduação de Nutrição clínica em Gastroenterologia. Autor dos livros “Modulação Intestinal Fundamentos e estratégias práticas”, “Semiologia na prática clínica nutricional” e “Dieta LOW FODMAP fundamentos e aplicações clinicas”

Carmen Giori

Produtora orgânica e biodinâmica de café robusta     

Carmem Giori é produtora orgânica e biodinâmica de café robusta no Espírito Santo. Pertence a familia de produtores italo-brasileiros Giori.

Andreia Naves
Nutricionista

A chef Izabela Dolabela Simon é formada em gastronomia pela Universidade Estácio de Sá com chancela da Alain Ducasse Formation e Ecole Hôtelière de Lausanne. Pós graduada em gastronomia funcional e natural e em gastronomia vegetariana e vegana pelo Senac e Embaixadora da Le Cordon Bleu Brasil no Diplôme em Plant Based. Em 2016, participou da primeira edição do MasterChef Profissionais. Hoje é chef e sócia do it.kitchen, localizado na Vila Madalena em São Paulo, da Lowko Sorvete, das Compotas Ibá e da Artse Vinhos.

Luisa Makul Zogbi

Assistente de Chef

Formada em Cuisine e Pâtisserie (Le Gran Diplôme) pelo Instituto Le Cordon Bleu e com curso de especialização na Culinary Arts Academy na Suiça.

Thiago Barros
Nutricionista

Thiago Barros Mentor de +1300 Nutricionistas de Elite Nutricionista graduado pela UNIFESP – CRN3 54247 Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP Especialista em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico pela Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo (EEFE-USP) Proprietário do Instituto Thiago Barros – Nutrição e Saúde Palestrante Professor Pesquisador convidado – UNIFESP, UNESP e USP.

Paula Costa
Comunicóloga e Cocriadora do Inquietesi

Autora do livro Jornada a Caminho da Regeneração, coautora do livro Economia da Paixão e cocriadora do Inquietesi – laboratório da Economia da Paixão para a transição à Era regida pela Consciência. É comunicóloga formada em Publicidade e Gestão de Varejo pela graduação e MBA da ESPM, com especializações complementares em inteligência de mercado, pesquisa, antropologia, sustentabilidade, criatividade e futurismo e passagem por instituições como Hyper Island e Tel Aviv University. Vivendo fora do Brasil, a partir de uma palavra chave anual como lente da Jornada da Economia da Paixão, transita por diferentes países e eventos de arte, design, tecnologia, inovação, negócios e varejo, explorando também de forma ativa e experiencial culturas e ferramentas não-óbvias na aplicação mercadológica, como astrologia, numerologia e correlatos, realizando a curadoria de comportamentos, movimentos e tendências, que se fazem insumos dos insights e despertar de consciência que provoca em aulas de Pós Graduação e MBA de instituições como a ESPM e o IED, palestras e workshops, acompanhamento de jornada de profissionais de inovação e consultorias de tendências,
inteligência estratégica e inovação para organizações de diferentes setores globalmente, além da participação em grupos globais de inovação, atuação como Top Voice no LinkedIn e apoiadora do Fashion Revolution Brasil.

Marco Ferragina
CEO e Co-Founder do Hub do Incentivo

Marco Ferragina é empresário e gestor esportivo atuante há 15 anos. Ao longo de sua carreira foi um dos fundadores da agência de marketing esportivo SumatraMKT (2007-2017), atuou como Diretor Executivo da plataforma de mídia Almasurf (2017-2019) e desde 2020 é co-fundador e CEO da empresa Hub do Incentivo, startup especializada na prestação de serviços de consultoria e assessoria em gestão de incentivos fiscais para empresas e organizações. Marco Ferragina é formado em Administração de Empresas pela ESPM (2008), pós-graduado em Gestão Empresarial pela FIA/USP (2012) e cursos de especialização em Inovação e Gestão do Terceiro Setor na Northwestern University – Kellogg School of Management (2014) e Gestão Empreendedora na Arizona State University (2021). Em 2021 foi um dos 18 empreendedores brasileiros selecionados para o programa Young Leaders of Americas Initiative – YLAI, organizado pelo Departamento de Estado Americano e Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

Rodrigo Aquino
Diretor Fundador do Instituto Dignamente

Comunicólogo, Palestrante e Mestre de Cerimônia. Possui mais de 20 anos de experiência em Publicidade, é e apresentador do Vodcast SOBRE NÓS e fundador do Instituto Dignamente. Facilitador FIB (Felicidade Interna Bruta), Chief Happiness Officer, Professor de MBA e especialista em Bem-Estar e Felicidade, com participações em simpósios nacionais e internacionais na área da FIB e Psicologia Positiva. Embaixador paulista do projeto DOE SENTIMENTOS POSITIVOS e Climate Reality Leadership Corp 22.

Bruno Moreti Testi
Gerente Nacional Canal Alimentar da Catarinense Pharma

Gerente nacional canal alimentar do Catarinense Pharma. Visitou mais de 5000 lojas de produtos naturais pelo Brasil. Fundador da loja de produtos naturais Bendito Casarão. Fundador da BemChá.

Marcela Worcemann

Nutricionista

Formada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo; – Pós-graduada em Fitoterapia Integrativa Funcional e Nutrição Esportiva; – Pós-graduanda em Nutrição Vegetariana; – Capacitada pela Sociedade Vegetariana Brasileira para atendimento nutricional vegetariano; – Atendimento clínico, voltado para esporte, vegetarianismo e promoção de saúde – Palestrante em empresas, cursos e eventos; – Consultoria nutricional para empresas do ramo alimentício, com atuação no desenvolvimento de produtos e conteúdos de comunicação e treinamento de equipes; – Atleta vegana amadora

Eduardo Santos

Diretor de Marketing da Ziel Cosmetics e Mentor de comunicação para o mercado de luxo 

Eduardo Santos é mentor e comunicador com especialidade no mercado de luxo. Empresário especialista em conexão de marcas e pessoas com expertise de mais de 20 anos em todo Brasil e no mundo, Edu é um visionário, apaixonado por branding, posicionamento, marketing e gestão comercial com performance com a assinatura de sua consultoria Edu Santos Brands Curator Office. Na parte de marketing de influência e celebridades, é sócio de Deny XXXX na DPBranding, além de investidor em marcas do segmento de saúde, beleza e bem estar. Publicitário gaúcho, Edu Santos possui vasta experiência em planejamento estratégico e é conhecido por “fazer acontecer”, sempre tendo em vista o foco em ações voltadas para um resultado efetivo de conversão e criação de conceito para marcas e pessoas. Seu expertise na criação de projetos e produtos para celebridades e grandes influenciadores conecta marcas e pessoas, numa visão integrada de mercado. Além da gestão de marketing 360°, Edu tem é reconhecido por sua análise futurista de oportunidades comerciais. Já passaram por seu portfólio nomes como Gisele Bundchen, Isabeli Fontana, Xuxa Meneguel, Patrícia Poeta, Mônica Salgado, Silvia Braz entre outras grandes celebridades, influenciadores e marcas.

Paulo Ivan

Médico           

Médico Nuclear de formação. Hoje trabalho com Medicina Integrativa fascinado por microbiota intestinal.
Rafael Hortz
Diretor de Marketing da Vitão Alimentos

Profissional de marketing com mais de 15 anos de experiência no mercado. Professor convidado do UNASP-HT (Campinas – SP) e membro da banca examinadora da UFPR. Com uma sólida experiência em desenvolvimento e implementação de estratégias de marketing, bem como experiência em gerenciamento de projetos e liderança de equipes. Ele tem um histórico comprovado de aumentar com sucesso o conhecimento da marca e impulsionar o crescimento das vendas. Altamente qualificado em pesquisa de mercado, análise de dados e SEO. Rafael é bacharel em Desenho Industrial e mestre em Gestão de Marketing de Varejo pela FGV.

Emiliano Amaral

CEO do Grupo Puro         

Empreendedor, brasileiro, 42 anos, apaixonado por pessoas, negócios e um bom café. Por ser um estudioso do comportamento humano e ter nascido praticamente dentro da uma agência de publicidade dos seus pais, formou-se em marketing e depois especializando-se com um MBA em Gestão Estratégica de Negócio na FGV. Interessado desde novo por gestão, trabalhou em uma consultoria empresarial, onde tornou-se sócio e responsável pela área comercial em poucos meses, triplicando seu faturamento enquanto esteve à frente da área. Com o empreendedorismo no sangue, em 2014 percebeu que o mercado de saudáveis era deficiente, pois não havia ninguém oferecendo uma solução completa. Após muita pesquisa surgiu a ideia de criar o primeiro mercado especializado em alimentação saudável, natural e orgânica do Brasil, o ARMAZÉM CEREALISTA. Desde sua inauguração em julho de 2015, o ARMAZÉM CEREALISTA foi inovador criando uma categoria que não existia e desde então é a principal referência em curadoria saudável no Brasil. Atualmente são 6 lojas, sendo 4 localizadas em bairros nobres da cidade de São Paulo e 2 lojas na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo. Em dezembro de 2022 iniciou-se um novo plano de expansão, através do modelo de franquia, tendo a primeira unidade piloto na cidade de Americana-SP e uma grande lista de interessados em fazer parte da rede. Outras marcas fazem parte do ecossistema do Armazém Cerealista, como o restaurante Puro Organic Co., que leva a mesma filosofia do grupo, criando uma experiência gastronômica com um menu saudável e orgânico. O mercado de alimentação saudável ainda é muito pulverizado e muitas vezes pouco profissionalizado. Por isso, atualmente Emiliano dedica parte do seu tempo ao projeto educacional para empreendedores e interessados em empreender no segmento, o nome do projeto é Universidade Saudável. Pois acredita que o primeiro passo para transformação do mercado de saudáveis no Brasil é através do compartilhamento de conhecimento e união entre varejista, distribuidores e indústria especializada. Através dessa preocupação com o desenvolvimento do mercado saudável no Brasil, Emiliano Amaral juntou forças com mais duas redes de franquias, Divina Terra e Armazém Fit Store, criando o Grupo Puro, que é a maior rede de lojas de produtos naturais com 180 unidades. Emiliano Amaral está à frente como CEO do Grupo Puro e tem como missão fomentar e desenvolver o mercado, dando acesso a novos consumidores, treinando lojistas e auxiliando a indústria no desenvolvimento de estratégias e posicionamento no mercado saudável, através de mentoria junto a outros parceiros.

Luiz Carlos Rebelatto

Analista dos núcleos Agronegócios e Negócios de Alimentação do SEBRAE

Engenheiro agrônomo e gastrólogo, especialista em Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável. É analista de Competitividade do Sebrae.

Marília Mesquita

Diretora de Marketing, Demanda e CSR da Expanscience – Mustela Brasil

Marilla Mesquista é mãe do Francisco e do Teodoro e também é Diretora de Marketing, Geração de Demanda e ESG da Mustela no Brasil. Graduada em Publicidade e Propaganda pela FAAP, e com MBA em Marketing e Inovação, possui quase 20 anos de carreira desenvolvida em empresas de bens de consumo e experiência em desenvolvimento de produtos, construção de marcas e projetos de responsabilidade social e ambiental. É apaixonada por parentalidade, inovação aberta e por qualquer iniciativa que promova mudanças com impacto positivo para as pessoas e para o planeta.

 Susy Yoshimura

Diretora Sênior de Sustentabilidade do Carrefour

Susy Midori Yoshimura é Diretora Sênior de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil, liderando a Agenda de Sustentabilidade com foco na redução dos impactos socioambientais e na implementaçãóo de estratégias que tragam transformação aos sistemas alimentares, enfatizando uma abordagem mais regenerativa para a produção e acessibilidade para a população brasileira. Formada em Administração Pública pela FGV-SP, tem mais de 20 anos de experiência em sustentabilidade. Atuou em posições no Grupo Casino, Grupo Éxito e empresas como Via, Ashoka Brasil e Natura Cosméticos.

Ana Britto

Coordenadora de Comercialização da ASPROC – Gosto da Amazônia

Ana é responsável pela comercialização e logística dos produtos agroextrativistas da ASPROC, com foco no pirarucu selvagem, oriundo de diferentes áreas de manejo do Amazonas. Na busca de estabelecer relações comerciais viáveis para o produtor/extrativista, participa há cerca de 10 anos de chamadas públicas para acessar mercados públicos e há 5 anos no acesso a mercados privados, com a conquista e manutenção de clientes em diferentes regiões do país com a marca Gosto da Amazônia, como Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Andresa Adami de Sá

Head de Rede de Produtores da Dengo Chocolates

Engenheira Agrônoma, formada pela USP, especializada em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Head da Rede de fornecedores da Dengo Chocolates desde 2017 trabalhando no desenvolvimento e estruturação de cadeia produtiva do cacau com impacto social positivo. Atua na Dengo com foco na estratégia de relacionamento direto, justo e de impacto com os produtores de cacau do Sul da Bahia e outros estados do Brasil, além de ser responsável armazenamento de cacau de qualidade. Tem mais de 20 anos de experiência em sistemas produtivos agrícolas de matérias primas para indústria alimentícia, de energia e cosmética. Trabalhou nas regiões sudeste, norte e nordeste do Brasil. Tem como base de conhecimento negócios sustentáveis, sistemas agroflorestais, certificações e negócios de impacto social.

Clara Baitello

Gestora comercial da Amoreri

Clara é internacionalista, mestra em geografia, com especialização em direitos sócio-territoriais, e é gestora comercial da Rede Terra do Meio. A Rede possui sede em Altamira, no Pará, é formada por 20 associações ribeirinhas, indígenas e da agricultura familiar e impacta (direta e indiretamente) a vida de mais de 5 mil pessoas que vivem na floresta amazônica. Organizados em 42 estruturas locais comunitárias (cantinas e paióis), a Rede também conta com 6 miniusinas de beneficiamento de produtos florestais não madeireiros como castanha, farinha de babaçu, óleos e manteigas vegetais, borracha natural e uma diversidade de outros produtos da economia da sociobiodiversidade. A marca dos produtos da Rede Terra do Meio é a “Vem do Xingu”.

Irilene Vale

Especialista em Relacionamento com Comunidades da Conexsus

Irilene Vale, paraense, tecnóloga em gestão ambiental pela universidade Estácio de Sá. 18 anos de experiência profissional voltada ao desenvolvimento sustentável de comunidades e povos tradicionais na Amazônia brasileira e em outros biomas, foco principal em gestão organizacional, construção de cadeias produtivas, boas práticas de manejo, certificado de auditoria interna, facilitadora de ferramentas participativas. Hoje atua como especialista em relacionamento com comunidades na área de inteligência de mercados da Conexsus.

Paula Bonazzi

Head de Sustentabilidade do Grupo L’occitane

Paula Bonazzi é Gestora Ambiental, formada pela USP com de 10 anos de experiência liderando projetos na temática ESG. Atualmente é Gerente Executiva de Sustentabilidade na L’Occitane. Nos últimos 4 anos trabalhou no B Lab Global com certificação de Empresas B, sendo responsável pela aplicação dos standards, desenvolvimento de processo e gestão da equipe de analistas, gerenciando uma equipe global. Possui experiência internacional, tendo vivido por dois anos em Zanzibar, Tanzania onde liderou projetos de gestão de resíduos com as comunidades locais e hoteis da região. Em 2014 atuou como coordenadora de comunidade no Sistema B Brasil, sendo responsável pela criação de valor da certificação de Empresas B e engajamento das empresas certificadas com o movimento. Previamente liderou a criação da área de negócios de impacto no Instituto Alana e Quintessa. Ao longo de sua carreira palestrou em eventos de sustentabilidade, como o TEDx, prestou consultoria para organizações, e ministrou cursos e formações em negócios de impacto. Vasta experiência no ecossistema de empreendedorismo social tendo atuado com organizações chave do setor. Apoio para diversas empresas em suas jornadas de sustentabilidade, indivíduos em transição de carreira e engajamento de funcionários. Acredita na transformação do mundo através das organizações e tem como propósito de vida inspirar pessoas para a transformação necessária no mundo.

Sebastião dos Santos Pereira

Gerente de cadeia produtiva da Veja BR

Sebastião cresceu em uma comunidade na Amazônia, vendo seu pai trabalhar como seringueiro. Aos 25 anos, Sebastião iniciou os estudos como Engenheiro Florestal e formou-se em 2015. Desde 2017, faz parte da equipe do VEJA. Ele agora é responsável pela cadeia de fornecimento de borracha da VEJA na Amazônia. Hoje, VEJA trabalha com mais de 2.600 famílias de seringueiros que extraem borracha nativa graças ao trabalho diário de Sebastião e seu time no campo. Junto com sua equipe, eles discutem e encontram formas com os representantes dos agricultores de como alcançar o valor certo tanto para produtores quanto para cooperativas, tudo de acordo com os princípios do comércio justo.

Lais Gomes

Gestora de Acesso ao Mercado da AMAZ – Aceleradora de Impacto

Paulistana, formada em Comunicação Mercadológica e apaixonada por desafios. Atua há 11 no desenvolvimento comercial de pequenas empresas (startups) de produtos alimentícios e bebidas de nicho. Nos ultimos 2 anos também atuou como gestora de produtos do portfólio da AMAZ.

Ana Carolina Bauer

Analista de Conservação da WWF Brasil

Bacharel em Engenharia Ambiental pela UNIVILLE (2011), mestre em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável da ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade (2023), Pós Graduada no MBA em Gestão de Negócios de Impacto Social (2020) e em Engenharia de Segurança do Trabalho na UNISOCIESC (2017). Ampla experiência em gestão de projetos de conservação e sistemas de gestão (ambiental, social, qualidade e segurança do trabalho). Habilidades de atuação na temática da sociobiodiversidade, atuando com cadeias de valor e comunidades tradicionais no bioma Cerrado, com a implementação de projetos que visam fortalecer a produção e o acesso aos mais diversos mercados.

Luiz Antônio Brasi Filho

Gerente da Imaflora e Origens Brasil

Gestor Ambiental formado pela ESALQ- USP e com especialização em Gestão de Negócios Socioambientais pela Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade (ESCAS) (CEATS) em parceria com o CEATS da FEA-USP. Com experiência no desenvolvimento de padrões de certificação e verificação socioambientais nas cadeias agropecuárias no Brasil e Costa Rica, desde 2017 se dedica a agenda de criar soluções multiatores para a sociobiodiversidade ou sociobioeconomia na Amazônia. Atualmente é Gerente da Rede Origens Brasil®no Imaflora, uma rede premiada pela ONU que visa promover novos modelos de negócios na Amazônia, com rastreabilidade, transparência e valorização de populações tradicionais e povos indígenas.

Arnoldo de Campos

Líder de Inteligência de Mercado da Conexsus

Economista e lider de acesso a mercado da Conexsus.

Carolina Pimentel

Nutricionista

Nutricionista. Mestrado e Doutorado pela USP. Especialista em Medicina do Estilo de Vida pelo International Board of Lifestyle Medicine.

Dra. Mariana Duro

Nutricionista

Dra Mariana Duro
Nutricionista Clínica Funcional há 18 anos, com mais de 13mil pacientes atendidos.
Pós graduada em Fitoterapia, Nutrição Esportiva e Modulação do Processo de Envelhecimento.
Idealizadora da Plataforma Magra Depois dos 40+.

Isabella Maluf Vasconcellos

Idealizadora da Hestia Ventures

Entre 2007 e 2011 cursou Engenharia Química na Inglaterra onde se formou com First Class Honours. Trabalhou dois anos na consultoria McKinsey em São Paulo como analista. Trabalhou depois numa startup focada em distribuidores do mercado pet, a 4Vets. Fez MBA em Stanford, que concluiu entre os top 10% da turma e onde conquistou um certificado em Inovação Pública e Social. A partir daí voltou a atuar na McKinsey nos escritórios de Palo Alto e New Jersey, focada em crescimento sustentável para businesses de bens de consumo. Retornou para o Brasil no final de 2020. Saiu da consultoria depois da licença maternidade, quando resolveu utilizar toda sua expertise em bens de consumo para transformar o mercado em que agora atua.

Case Drogaria Total: Jair Beloube

Conselheiro e Head de Expansão

Começou a trabalhar como menino de recados em uma joalheria aos 11 anos e por atuou na cinematografia antes de ingressar no mercado farmacêutico, em
1975. Já são quase 50 anos dedicados ao setor, comandando o projeto de expansão da rede de farmácias associativistas, que hoje está entre as 14 varejistas do segmento com faturamento acima de R$ 1 bilhão

Sergio Mena Barreto

CEO da Abrafarma

Consultor e escritor especializado em gestão e desenvolvimento humano, ocupa desde 2000 o cargo de CEO da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), entidade que representa as 29 maiores bandeiras do varejo farmacêutico do país. Com quase 40 anos de trajetória, é considerado um dos principais responsáveis pela mudança de patamar das farmácias brasileiras,  que se tornaram hubs de saúde e conveniência e, em pouco mais de duas décadas, saltaram de R$ 3 bilhões para mais de R$ 90 bilhões em faturamento

Profa Dra Margareth Bianchini

Mentora e Terapeuta Integrativa e Complementar

Profa Dra Margareth Bianchini, Phd., pela Flórida Christian University, Mestre em Ciências da Comunicação pela USP, Formada em Marketing pela UNIP. Em 2015, fez uma migração de Carreira para área da saúde, graduando -se em Práticas Integrativas e Complementares e pós graduou-se em Ayurveda.
Desenvolveu o método FitoCoaching, proprietária da loja online Bem Me Quer Ervas e Sabor.
Professora convidada para cursos de pós graduação na FIA-USP, UnilaSalle e Universidade Presbiteriana Mackenzie. Co autora em cinco livros e autora em dois livros:Fitocoaching Business Metodologia de Alta Performance. Reeducação dos Impulsos da Alma.

Isis Valle

Nutricionista e Jornalista

Mestre em Indústrias Criativas, pós-graduada emGestão de Projetos Digitais e Horizonte Tecnológico e bacharel em Multimídiapela Université Paris 8 (França). Também é bacharel em Jornalismo, comintercâmbio em Informação e Comunicação na Université Grenoble Alpes(França), e em Nutrição pela Universidade de Brasília (UnB). É professora naprimeira Pós-Graduação em Consultoria e Assessoria de Alimentos do Brasil, do InstitutoBrasileiro de Consultoria de Alimentos – IBCALI/iPGS Ensino Superior em Saúde eparceira do Laboratório de Cadeias de Valor de Alimentos Sustentáveis(SfoodLab) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). É coordenadora do PrêmioNIS Açaí de Ouro do Nutri Ingredients Summit (NIS) e colunista do BHBFood. Sua principal área de atuação é a inclusão de novas substâncias nas listas positivas da Anvisa e do Ministério Agricultura e Pecuária para uso em alimentos, notadamente novos ingredientes. Em seis anos de atuação em inteligência regulatória, conseguiu aprovaçãode quase vinte substâncias pela Anvisa como ingredientes para uso emsuplementos alimentares, em alimentos convencionais, aditivos alimentares,coadjuvantes de tecnologia (incluindo enzima) e substâncias para uso emmateriais em contato com alimentos.

Jony Sousa 

Diretor da ABRADILAN

Administrador de empresas de formação, atua no setor farmacêutico há mais de 30 anos. É diretor da Emefarma, uma das maiores distribuidoras de medicamentos do Rio de Janeiro. Atual diretor da Abradilan, foi também presidente por dois mandatos, comandando a entidade que movimenta mais de 1,2 bilhão de unidades em 2023 e realiza 50 mil entregas diárias para 80 mil farmácias em todo o território nacional

Alexandre Huberto Harkaly

Fundador e CEO da IBD e Conselheiro do Instituto Brasil Orgânico

Formado em Agronomia, fundou o Centro Deméter que se tornou a Associação de Agricultura Biodinâmica – ABD. Foi do Conselho de Normas da Federação Internacional dos Movimentos de Agricultura Orgânica – IFOAM e Diretor da Deméter Internacional onde é, até hoje, do Conselho de Acreditação. Teve importante atuação em todo o processo de construção do marco legal brasileiro para a produção orgânica, fazendo parte do primeiro GT criado pelo Ministério da Agricultura para regulamentar o setor, que acabou dando origem ao Comitê Nacional de Produtos Orgânicos que gerou a Instrução Normativa nº 007/1999. Criou o IBD Certificações, onde é o Diretor Executivo. O IBD é atualmente a maior certificadora de produtos orgânicos da América Latina.

 Julia Lernoud

Conselheira da IFOAM

Julia Lernoud é conselheira da IFOAM, trabalhou como Gerente de Dados e Informações do Instituto de Pesquisa em Agricultura Orgânica (FiBL) até 2019. Ela também coletou os principais dados de mercado sobre Padrões Voluntários de Sustentabilidade em todo o mundo para a FiBL e produziu o relatório “O Estado dos Mercados Sustentáveis” em parceria com o International Trade Centre (ITC) e o State of Sustainability Initiatives (SSI). Ela cresceu na fazenda orgânica de sua família e trabalhou por seis anos na empresa familiar, El Rincón Orgánico, um varejista, exportador e restaurante orgânico. Ao longo dos anos, Julia fez vários estágios em diferentes organizações orgânicas na América Latina e Europa. Foi eleita para o Conselho Mundial da IFOAM – Organics International em 2017.

Wilmar Oliveira

Diretor Superintendente da Vitamedic

Executivo com 25 anos de trajetória na indústria farmacêutico, com passagem por grandes laboratórios como Cimed e Medley e postos de liderança nas áreas
de vendas, marketing e gestão de operações.
Em 2022 assumiu a superintendência da Vitamedic com a meta de alavancar a atuação da companhia e ter seu portfólio nas mais de 98 mil farmácias do país

Carlos Tomaiolo

Diretor de Marketing da Atlhetica Nutrition

Após anos de experiência atuando na área da saúde e esportes como fisioterapeuta, treinador e speaker, iniciou, em 2010, carreira como executivo da indústria da nutrição esportiva e da suplementação nutricional. Hoje atua em uma das fabricantes que mais cresce no varejo farmacêutico, com presença em mais de 15 mil pontos de venda

Valéria Michel

Diretora de Sustentabilidade Brasil e Cone Sul da Tetra Pak

Valéria Michel assumiu a liderança da área de Meio Ambiente da Tetra Pak em 2016, após 15 anos de atuação na empresa. É formada em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e possui especialização em Gestão Ambiental pela Unicamp. Antes de ingressar na Tetra Pak, trabalhou em empresas como General Motors e Crosfield, uma filial brasileira do grupo ICI. Valéria também é presidente do CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem) desde 2020.

Lucio Vicente

Diretor-geral do Instituto Akatu

Formado em Comunicação Social pela Universidade Anhembi Morumbi, com pós-graduação em Gestão de Marketing (FAAP), especialização em Socionomia (ABPS/FEBRAP) e cursando MBA em Economia e Gestão do Agronegócio pela FGV. Possui experiência na liderança de áreas de marketing, relações com o consumidor, comunicação, relações institucionais, sustentabilidade e ESG, nas empresas Grupo Carrefour, Grupo ABN Amro e Banco Panamericano, além da direção do Instituto Carrefour entre 2019 e 2023. Como liderança setorial foi membro do conselho diretor da Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável de 2022/2023 e colíder da Câmara Técnica Social do CEBDS de 2021 a 2023. Coautor do livro “O Encontro com a Sustentabilidade: Contribuições do Psicodrama”.

Bruna Fallani

Consultora e Fundadora da Shopper 2B

Graduada em Marketing com MBA em Gestão de Negócios e Mercado de Consumo, acumulo mais de duas décadas de experiência dedicada ao setor de pesquisa de mercado, com foco no varejo e indústrias de bens de consumo. É fundadora da metodologia que avalia a experiência de compra do Shopper, baseada na compreensão de suas expectativas.

Atualmente, atua como consultora e líder na Shopper 2B, uma empresa especializada em experiência de compra, gestão de relacionamento com clientes e trade marketing. Além disso, se tornou uma Linkedin Creator e Advisor ativa para startups de tecnologia e área de marketing de empresas de varejo. Também é apresentadora do podcast “”Cada Caso, um Case!””.

Leandro Luize

Editor-chefe do Canal Panorama Farmacêutico

Graduado em Jornalismo pela Faculdade Casper Líbero, acumula 26 anos de experiência, dos quais 22 dedicados à comunicação corporativa e produção de conteúdos setoriais. É o gestor de jornalismo de todos os canais do Panorama Farmacêutico, além de editor-chefe do portal Panorama PetVet, dedicado aos mercados pet e veterinário

Marcella Zambardino

Diretora de Impacto e Cofundadora da Positiv.a

Marcella sempre se preocupou com questões sociais e ambientais. Eem 2016, co-fundou a positiv.a, empresa de produtos de limpeza e autocuidado ecológicos que tem como objetivo cuidar da casa, do corpo e, consequentemente, da natureza. Certificada pelo Selo B desde 2017, a empresa já reinseriu mais de 66 toneladas de plástico virgem e gerou mais de R$2,5M de renda para pequenos produtores. Além de ser reconhecida como uma das 10 startups mais conscientes pelo Movimento Capitalismo Consciente Brasil. Recentemente, a marca realizou a maior rodada de equity crowdfunding do país, no valor de R$ 8,3 milhões.

Com o trabalho desenvolvido na positiv.a, foi convidada para fazer parte da Liga das Mulheres pelo Oceano, TikTok para Elas e Digitalks. Atualmente, também é conselheira consultiva na Akatu, organização não governamental sem fins lucrativos, que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para um novo jeito de viver com consumo consciente e mais bem-estar para todos.

Marcos Matos

CEO e Cofundador da Eureciclo

Marcos Matos é engenheiro de formação e possui MBA pela Babson College, em Boston. Atuou como CFO do grupo Morena Rosa antes de se juntar à eureciclo, em 2018. Como CEO e cofundador da eureciclo, combina sua expertise em negócios com sua paixão pela sustentabilidade para liderar iniciativas inovadoras que gerem impacto socioambiental.

Isabela Chusid

CEO e Fundadora da Linus

Isabela Chusid é formada em Administração pela FGV. Com 23 anos, decidiu empreender por propósito após atuar em algumas multinacionais. Sempre atenta aos impactos negativos da indústria da moda nas relações de trabalho e no ecossistema, criou a Linus em 2018, com o objetivo de facilitar a tomada de decisão de consumo sustentável. Em meio a pandemia, a Linus cresceu 700% e impulsionou Isabela a lista dos jovens talentos mais inovadores do Brasil, na Forbes Under 30. O sucesso da marca no Brasil fez com que, em 2022, a Linus expandisse atuação para a Europa e Isabela participasse do Young Americas Forum, evento da Cúpula das Américas, em um painel sobre internacionalização. Em abril de 2024, Isabela foi anunciada como finalista do Cartier Women’s Initiative Awards, programa global que reconhece empreendedoras de impacto social e ambiental. A marca de lifestyle sustentável é a única brasileira entre as finalistas da categoria América Latina e Caribe.

Juan Domingues

Gerente de Relacionamento e Causas no Sistema B

Nascido e criado na periferia de São Paulo, publicitário, jornalista, ativista socioambiental e fotógrafo nas horas vagas. Descobri no terceiro setor o grande sentido da minha vida.

Atuei em organizações como Greenpeace, Instituto Socioambiental, Teto, Engajamundo e ONU, sempre com o propósito de capacitar jovens a se tornarem parte da solução dentro de suas próprias realidades.

Na Natura, fui um dos intraempreendedores do programa #CorageNatura, impulsionando negócios de impacto positivo. Selecionado para o programa #Inova2030 da ONU, e destaque no Prêmio Valuable Young Leaders, que reconhece jovens transformando organizações de dentro para fora.

Atualmente, lidero a frente de Comunidades e Causas Coletivas no Sistema B Brasil, focando em Justiça Social e Emergência Climática, direcionando o Movimento B para ampliar seu impacto para o mundo!

Antonio Clarete de Campos

Agricultor familiar biodinâmico

Agricultores da Associação APANFÉ, de Maria da Fé (MG). Despertaram para a produção de suas próprias sementes, a partir da VII CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE AGRICULTURA BIODINÃMICA, sediada em Maria da Fé, no ano de 2007, com o tema “Resgate, Produção e Conservação de Sementes Crioulas”. Participam da FESTA DAS SEMENTES ORGÂNICAS E BIODINÂMICAS DO SUL DE MINAS, desde seu inicio, em 2011.

Augusto Cesar Cabral de Menezes

Idealizador e Promotor do Horto Medicinal Biodinâmico Mil Folhas

Médico com histórico de atuação nas aldeias indígenas das regiões de Angra dos Reis e Paraty. Em Botucatu-SP, engajou-se no cultivo e estudo de plantas medicinais. Idealizador e promotor do Horto Medicinal Biodinâmico Mil Folhas, onde desenvolve um trabalho de cultivo de plantas medicinais com usuários do Centro de Saúde Escola Vila Ferroviária/UNESP. Especializado em Cultivo Biodinâmico de Plantas Medicinais em Sistemas Agroflorestais, pela Fiocruz Brasília, assim como recentemente concluiu o Aperfeiçoamento em Fitoterapia Clínica pela USP. Percussionista, entusiasta e pesquisador dos ritmos brasileiros e suas origens.

Fernando Silveira Franco

Coordenador do Núcleo de Agroecologia Apetê-Caapuã

Engenheiro Florestal, Fernando é membro da Ass. Bras. de Agric. Biodinâmica, onde foi presidente por dois mandatos e membro da Ass. Bras. de Agroecologia. Membro co-produtor e co-fundador do CSA Demétria, apoiador de projetos com hortos medicinais biodinâmicos, projetos de CSA, Certificação Participativa e projetos de integração pedagogia e agricultura com estudantes de escolas Waldorf e públicas. Praticante experimentador observador da agrofloresta biodinâmica em pequeno lote rural de moradia na região de Botucatu.

Karol Babadeira

Influenciadora de Supermercados e Diretora de Marketing do Grupo Royal Supermercados

Karolina Kaory Chokyu, mais conhecida como Karol Babadeira, é a primeira influencer de Supermercados do Brasil. Karol tem 31 anos, é casada com Craudio, mãe da Kabrita e do Nuno. É formada em Direito, liderou há mais de 10 anos o Marketing do Grupo que seu avô fundou há 60 anos, que hoje está entre as 10 maiores redes de supermercado do Rio. Que aliás, foi onde se descobriu como influenciadora, trazendo tendências do varejo, novos produtos, receitas e lançamentos. Sua irreverência, humor e autenticidade conquistaram o país.

Carolina Lyra

Sócia e Diretora da FutureBrand

Integrante da FutureBrand São Paulo desde 2017, atua como sócia e diretora e lidera o desenvolvimento de marcas de bens de consumo e de varejo. Trabalha com marcas globais e nacionais de diversos segmentos como Grupo Boticário, Loccitane, Coty, Cargil, Ontex, P&G, Mondelez, Piracanjuba, entre outras.
Carol também passou pela Johnson & Johnson, onde trabalhou com importantes marcas do universo de skincare, entre elas Sundown e Neutrogena, e pela Whirlpool, atuando no desenvolvimento de inovação e branding para as marcas Brastemp e Consul.

Ivan Di Simoni
Cozinheiro, ativista e comunicador

Conheça Ivan Di Simoni, também conhecido como Pecado Vegano. Como cozinheiro, ativista e comunicador, ele explora sabores veganos e compartilha suas deliciosas criações. Seu objetivo é tornar o veganismo acessível, apresentando pratos que conectam emocionalmente e facilitam a transição para uma alimentação sem crueldade. Reconhecido na TV, Ivan até conquistou Ana Maria Braga, sendo o único chef vegano a participar de seu programa. Imperdível no mundo vegano!