Estudo realizado pela NewSense/Ubrafe aponta que o volume de negócios gerado por estes eventos é da ordem de R$ 305 bilhões, ou 4,6% do PIB.
A oferta de conteúdo para disseminar novas ideias, conceitos e tendências é apontada como importante fator de economia criativa.
Num mundo em que as relações estão cada vez mais virtuais – e distantes – o marketing Face to Face se mantém como uma poderosa ferramenta para garantir a integridade nos relacionamentos comerciais e na geração de negócios. Esta é a conclusão de uma pesquisa feita pela NewSense (*), sob encomenda da Ubrafe – União Brasileira dos Promotores de Feiras.
Segundo o estudo, os eventos de negócios são os que melhor representam o Face to Face (ou Live Marketing), e esta conjunção de confiança pessoal, sinergia entre expositores e visitantes e networking garante altíssimo retorno do investimento. Para se ter uma ideia, cada R$ 1,00 investido por empresas nestes eventos resultou em vendas equivalentes a R$ 35,00 para as empresas expositoras, no período pesquisado.
Para Abdala Jamil Abdala, presidente da Ubrafe e da Francal Feiras, o estudo comprova o impacto positivo das feiras na economia e na estabilidade social. “O resultado alcançado pelos expositores reflete diretamente na produção das fábricas e no movimento do varejo, garantindo mais emprego e renda”, afirma.
A pesquisa indica que, só no Estado de São Paulo, o volume de negócios gerado por estes eventos é da ordem de R$ 305 bilhões, o que representa 4,6% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional. Os investimentos realizados por empresas promotoras, expositoras e visitantes foi de quase R$ 16,3 bilhões não só nos eventos em si, mas em gastos que movimentam a economia local, como hospedagem, transporte, alimentação, compras e lazer.
Outros números da pesquisa:
Eventos: 742 de grande porte (feiras de negócios e congressos com estandes e mais de 500 participantes) por ano
Visitantes: 8,2 milhões por ano
Expositores: 66,5 mil
Área: 3 milhões de m2 comercializados nos principais pavilhões, centros de eventos e grandes hotéis do Estado de São Paulo
Economia criativa
O estudo encomendado pela Ubrafe destacou que as feiras são um forte ator da economia criativa, uma vez que geram ideias para todos os participantes. Isto porque existe uma convergência cada vez maior nestes eventos entre os negócios e atividades (congressos, seminários, rodadas de negócios) que disseminam novos conceitos e tendências.
Entre os entrevistados, 2 em cada 3 visitantes afirmam que tiveram novas ideias para seus negócios durante a participação em eventos, 8 em cada 10 conheceram novos fornecedores e tecnologias, e 3 em cada 4 deram nota 8, 9 ou 10 para a importância dos eventos em sua vida profissional.
“Esta já é uma realidade do nosso setor. Todos os grandes promotores estão investindo na geração de conteúdo que colabora para a atualização dos participantes, sejam expositores ou visitantes”, lembra Abdala.
(*) A coleta de dados da pesquisa NewSense/Ubrafe ocorreu em setembro e outubro de 2019 junto aos vários públicos e utilizou dados secundários dos calendários da Ubrafe e dos eventos monitorados pelo São Paulo Convention Bureau nos anos de 2017 e 2018, bem como informações do SPTuris e outros agentes no período. Incluiu as principais feiras de negócios do Estado e congressos com mais de 500 participantes e não inclui eventos do agronegócio.
A pesquisa completa pode ser baixada AQUI.
Francal Feiras
Maior promotora de eventos de capital nacional do Brasil, a Francal Feiras é um dos principais players do setor que contribuem para não só para desenvolvimento econômico e social dos 15 diferentes setores em que atua, mas também da infraestrutura e economia dos locais onde realiza seus eventos de negócios.
Suas 11 feiras promovidas em 2019 atraíram 135 mil visitantes, que fizeram negócios e interagiram com os lançamentos de 1.837 empresas expositoras, e ocuparam uma área total de 163,6 mil m2 de pavilhões.
Para 2020, estão confirmados 13 eventos na capital paulista e edições regionais das feiras de brinquedos e de produtos para papelaria.
Informações para imprensa:
Primeira Página | Assessoria de Comunicação e Eventos.
www.ppagina.com
Telefone (11) 5908-8210
Rua Loefgreen, 579 | Vila Mariana | 04040.030 | SP/SP
Jota Silvestre
redacao.jota@ppagina.com
(11) 99353-6639
Jornalista Responsável: Luiz Carlos Franco
Dezembro/2019