Isabela Salibe, gerente de projetos especiais da Abre – Associação Brasileira de Embalagem, que existe há 56 anos e reúne todo o ecossistema de embalagem, fez um importante contexto para falar sobre o tema da sua palestra. “A população mundial cresceu exponencialmente. Há um século, eram 2 bilhões de pessoas, mas nós tivemos um salto para 8 bilhões de habitantes. As áreas urbanas já abrigam mais de 55% da população e a expectativa é que chegue a 68% até 2050. Com isso, aumenta a demanda por produtos, aumenta o consumo e aumenta o descarte”.
Segundo Isabela, para que possamos viver o modo de vida que nós temos em sociedade, é necessário que os produtos cheguem embalados e com suas propriedades protegidas. “Podemos perceber que houve um descompasso entre o crescimento populacional, a concentração em centros urbanos e a capacidade das cidades em gerir os seus resíduos, que não só são embalagens, mas também orgânicos, eletrônicos, de eletrodomésticos. Então nós consumimos várias coisas e, obviamente, as embalagens em grande quantidade”.
Mas, como mudar esse cenário para uma gestão mais consciente e eficaz para o meio ambiente?
A gerente de projetos explicou que há 200 anos, atuamos no modelo de produção linear, que consiste na extração, fabricação, distribuição, consumo, descarte e disposição final. Nesse formato de trabalho, o resíduo não volta para a cadeia produtiva. Hoje, o que se propõe é que haja uma transição para a economia circular, que vai abranger as mesmas etapas, mas com novos itens, como por exemplo, no designer de embalagens pensado para sua ecoeficiência.
Entre tantos insights durante a conversa com o público presente, Isabela também falou da importância sobre o posicionamento dos consumidores em relação à responsabilidade das marcas e como eles são percebidos. “O aquecimento global, a poluição, a disposição inadequada de resíduos dos mares, o desmatamento da Amazônia, tudo isso acaba trazendo catástrofes ambientais. Então, quando nós falamos em consumo, o que as pessoas estão buscando? Elas não querem embalagem, o que elas querem é que as marcas pensem em embalagens que enderecem a sustentabilidade, que tragam essa preocupação dentro do seu propósito para embalar os seus produtos. Então, os consumidores de hoje buscam marcas mais responsáveis”.
📅 Hoje é o último dia de BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMÉRICA LATINA e NATURALTECH, mas ainda dá tempo de descobrir muitas últimas tendências, lançamentos incríveis e soluções inspiradoras.
Acesse agora: https://biobrazilfair.com.br/programacao/ 📅✨
Acesse a lista completa e atualizada dos 731 expositores nos sites oficiais:
🌿 BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA:
https://biobrazilfair.com.br/expositores
🌿 NATURALTECH:
http://naturaltech.com.br/expositores
Garanta agora mesmo seu credenciamento gratuito:
🔗 www.biobrazilfair.com.br/credenciamento
🔗 https://naturaltech.com.br/credenciamento