Mudança no perfil de consumo tem estimulado a busca por bebidas vegetais, alimentos proteicos e embalagens mais sustentáveis
São Paulo, junho 2023 – A Tetra Pak, líder mundial em soluções de processamento e envase de alimentos,
vê oportunidades crescentes em novas categorias que têm surgido para atender a demanda por produtos
mais saudáveis e sustentáveis. A companhia marca presença na NaturalTech 2023 pela segunda vez
exibindo seu portfólio de embalagens cartonadas para o consumo de produtos como bebidas vegetais,
proteicas, água, entre outros.
Diante da mudança nos hábitos dos consumidores, que vêm buscando um padrão de vida mais saudável e alimentação mais nutritiva, segmentos que trazem esses atributos têm ganhado espaço no mercado.
Categorias novas e emergentes, que incluem linhas de bebidas vegetais, proteicas, água, bebida alcóolica,
entre outros, representam um mercado potencial de mais de 1,5 bilhão de embalagens ao ano, segundo
dados da Tetra Pak, que cruzam fontes de diferentes institutos de pesquisas.
O segmento de bebidas proteicas prontas para beber, por exemplo, foi avaliado em 1.341,76 milhões de
dólares em 2020 e deve registrar uma taxa de crescimento anual de 7,72% entre 2022 e 2027, segundo
dados do Mordor Intelligence. Apenas em 2022, foram 34 milhões de litros equivalentes em embalagens
de bebidas proteicas vendidos em caixinhas da Tetra Pak Brasil. Marcas líderes no segmento, como a YoPro, da Danone, e a Piracanjuba Whey, já utilizam embalagens da companhia.
As startups também estão cada vez mais presentes na indústria de alimentos e bebidas e optam por
soluções de embalagens sustentáveis. Um exemplo é a BevBox, linha de drinques prontos para consumo
produzida pela Babuxca, que fez parte do programa de aceleração da Tetra Pak.
O consumo deáguaem embalagenscartonadas também vem crescendo, puxado pelademandado público
por uma alternativa mais sustentável às garrafas plásticas. Nos últimos 3 anos, ao menos três marcas foram lançadas no Brasil: A9, Água na Caixa e Simply Water.
Embalagens Sustentáveis
Segundo levantamento do Instituto Akatu, esse perfil de consumidor também está atento à
sustentabilidade do produto como um todo. Entre 43% e 55% dos brasileiros declaram que o fato de um
produto ser ecologicamente correto influencia muito a sua decisão de compra. Para alimentos e bebidas
envasados, esse atributo é essencial para 48% dos brasileiros, atrás apenas de produtos de cuidado pessoal e de limpeza.
Como uma empresa comprometida com a sustentabilidade, a Tetra Pak já oferece aos seus clientes
embalagens com até 91% de conteúdo renovável, que utilizam polímero derivado da cana-de-açúcar em
suascamadasexternaedelaminação.Tambémestão disponíveiscanudosetampascom omesmomaterial
de origem vegetal, que é totalmente rastreável.
A embalagem é certificada pela Carbon Trust, FSC, Bonsucro e ASI, que atestam a redução na pegada de
carbono e o manejo responsável das matérias-primas (cana-de-açúcar, papel e alumínio).
Tetra Pak na NaturalTech
Durante os quatro dias de evento, a empresa vai distribuir água em três pontos estratégicos, e
disponibilizará quatro coletores para o descarte das embalagens e sua respectiva reciclagem. A companhia também fornecerá água para o lounge vip para nutricionistas, em parceria com a marca Água na Caixa.
Para incentivar o descarte nestes pontos, a Tetra Pak realizará uma ação em que os visitantes da feira, que
entregarem as embalagens nos coletores, serão direcionados ao estande da marca onde concorrerão a
brindes, como cadernos produzidos com material reciclado por cooperativas de catadores a almofadas da
mascote “Caixito”.
Pelas ações desenvolvidas ao longo do evento, especialmente com os coletores para reciclagem das
embalagens, a Tetra Pak já foi reconhecida como parceira do evento com selo em Gestão Ambiental.
Sobre a Tetra Pak
A Tetra Pak é líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos. Atuando
próximo aos clientes e fornecedores, oferece produtos seguros, inovadores e ambientalmente
corretos, que a cada dia satisfazem as necessidades de centenas de milhões de pessoas em mais
de 160 países ao redor do mundo. Com mais de 25.000 funcionários, a Tetra Pak acredita na
liderança da indústria responsável e em uma abordagem sustentável dos negócios. O slogan
“PROTEGE O QUE É BOM™” reflete a visão de disponibilizar alimentos de forma segura onde
quer que seja.
Informações para Imprensa:
Néctar Comunicação Corporativa – tetrapak@nectarc.com.br